Entrevista | Luísa Borges

38 6 1
                                    

Iai, manas! Tudo pom? Quem já veio do Insta, sabe que está disponível as CURIOSIDADES do livro e da autora e CINCO MOTIVOS para ler SWEET REVENGE. E pra completar o combo, mais e mais de cada 👇

1 - Nome (por favor, se identifique da maneira como se sentir melhor), sua idade e quando começou no Wattpad;

Me chamo Lu Borges e comecei no Wattpad em Agosto de 2019.

2 - Quando entrou no Wattpad qual era a sua intenção? Ler apenas ou você viu um meio de iniciar a sua carreira na escrita?

Comecei lá apenas para leitura mas depois resolvi voltar a escrever. Tinha parado por alguns anos

3 - Nos conte como você se descobriu como autora;

Quando eu tinha treze anos, escrevia fanfics de Harry Potter. Em 2020 comecei a levar a escrita mais á sério, principalmente depois de EDET. Ainda não sei se me considero uma autora por motivos de insegurança kkkk

4 - O que a escrita mudou na sua vida?

Acredito que foi uma válvula de escape muito boa e também uma forma de me ajudar a passar por um momento depressivo em que eu estava.

5 - Você enxerga a escrita como um hobby ou algo que possa vir a ser profissão?

Um hobby, com certeza. Tenho uma vida profissional bem boa com a minha formação.

6 - Como você se sente escrevendo?

Viajando para um lugar só meu. Eu me sinto em uma viagem através dos meus pensamentos e narrando tudo isso em seguida.

7 - Em algum momento você se perdeu tanto na história que não sabia o que era ficção e o que era real?

Não. Eu sei exatamente o que é meu (sentimento, pensamento) e o que pertence ao personagem. Nenhum dos meus personagens tem uma carga tão intensa de mim ou de algo que eu vivi, então, acredito que nunca tenha acontecido isso.

8 - Qual é a parte mais difícil de escrever um livro?

Escrever hahaha Eu gosto muito da parte do planejamento, das escaletas e também da parte de criação. Mas as vezes existem capítulos e cenas que eu não estou tão inspirada para escrever. Também me assusto, as vezes, com a quantidade de coisas que preciso abordar e estudar para falar sobre. Nunca tive um bloqueio criativo, mas acredito que para alguns seja a pior parte.

9 - Você prefere finais tristes ou finais felizes para os seus livros? Indepentemente da resposta, porquê?

Depende o que você encara como final feliz ou triste. Eu gosto de finais realistas e não fantasiosos, onde se aproxima da vida real, então as vezes os finais dos meus livros pode ser triste para alguns mas felizes para os outros.

10 - Como você se planeja antes de escrever?

Eu sempre crio um documento com a ideia principal, ficha de personagens e lugares principais, a escaleta de capítulos e crio uma playlist para o livro. Isso faz parte do meu planejamento, além de criar uma pasta no pinterest para cada personagem.

11 - Quais são as maiores dificuldades ao escrever um livro?

Para mim é a minha rotina, porque eu estudo e tenho dois empregos. Então achar tempo no meio disso se torna um desafio, mas eu tenho metas semanais de palavras ou capítulos escritos e tento ajustar isso no meu planner para arrumar umas 2h por semana para a escrita.

12 - De onde surgiu a vontade de escrever?

Eu comecei a escrever com 13 anos por ser vidrada demais em Harry Potter hahaha Então eu tinha muitas ideias de acontecimentos e fatos dentro daquele universo e comecei a querer colocar aquilo tudo no papel.

13 - Alguma vez ao descrever os sentimentos do seu personagem, misturou com os seus?

Sim, bastante. Principalmente quando tem algum gatilho emocional. É bem bacana prestar atenção no que você está sentindo e colocar isso em palavras.

14 - Já chorou ao escrever alguma cena do seu livro?

Várias! Eu não sou muito emotiva para escrita, mas existem algumas cenas que me marcaram e que volta e meia eu penso nelas.

15 - Arrepende-se de ter criado um personagem?

Nunca. Todos eles são bem traçados e estão ali por um porque.

16 - Como você começou a escrever?

Comecei pelo Word. Nunca tive caderno de escrita ou coisa do gênero, mas as vezes eu escrevia umas frases na última página do meu caderno da escola também, para poder chegar em casa e colocar no documento.

17 - Como foi o processo de escrita do livro escolhido?

Todos os meus livros são como tirar um curativo: rápido. Quando eu vi, ele estava pronto. No entanto, foi bem diferente dos demais e talvez seja por isso que eu tenha escolhido falar dele. Sweet Revenge foi um livro muito intenso de escrever por contados temas abordados e da forma como Hazel e Blaine se amam.

18 - Qual mensagem você quis passar?

Que independente das situações que passamos, todos nós podemos encontrar esperança e forças para sair delas.

19 - Qual a sensação que tu sentiu ao escrevê-lo?

Intensidade.

20 - A história foi para um caminho que tu não planejava?

Não. Antes de começar a escrever eu tenho a história toda pronta na minha cabeça e me recurso a começar a escrita sem ter a escaleta de capítulos preenchida, então, normalmente, nada sai muito fora do planejado.

21 - Qual foi a parte mais difícil?

Com certeza as cenas do relacionamento abusivo dos pais da Hazel com ela, e também a que fala sobre suicídio.

22 - Como é seu projeto de escrita?

Primeiro eu coloco a ideia geral em um documento com os acontecimentos principais e intenção de palavras por capítulo (será uma história longa ou rápida?). Depois, monto uma escaleta simples com inicio, meio e fim. Após essa aparte estar pronta, começo a escrever a organizar uma escaleta com número de capítulos e seus principais acontecimentos, e montar a ficha dos personagens (nome, altura, raça, gênero, cor dos olhos e cabelo, preferências, aparência). Também gosto de fazer uma playlist para poder ouvir e me inspirar no clima da história antes de escrever. Por fim, a escrita propriamente dita.

| ME ENCONTRE NO INSTAGRAM |

É lá onde posto as CURIOSIDADES tanto do LIVRO quanto do ESCRITOR. E também CINCO MOTIVOS para ler o livro escolhido pelo seu escritor favorito.

Obrigada bluisa365 por ter feito parte do Tá Um Caos Brasil. Só tenho que agradecer por cada autora aceitar essa loucura :)

Até a próxima! 👋

Entre Livros & CafésOnde as histórias ganham vida. Descobre agora