Introdução

2.6K 96 10
                                    

Quando ouço falar de maturidade logo me lembro do meu bisavô sentado na varanda daquela humilde casa que ficava em um aconchegante sítio em Xerém, Duque de Caxias. Ele tinha alguns animais de estimação, e no fim do dia, quando ele tocava seu violino, os bichos se reuniam ao redor como se para apreciar o ensinamento de alguém que muito sabia - no caso dele era a música.

E a imagem do homem sábio e que muito viveu, é exatamente a que tenho em minha mente quando recordo do vô, com quem gostaria de ter tido mais tempo para aprender e poder pedir socorro naqueles momentos em que a vida complica.

Nós, seres humanos, vivemos constantes transformações e descobertas, ainda mais na juventude. Queremos abraçar o mundo com o corpo inteiro e vivemos surfando entre ondas de incertezas.

Ter discernimento para saber qual caminho escolher não é uma tarefa fácil, ainda mais em uma época onde a ansiedade, depressão e desanimo fazem parte do cotidiano do jovem. Maturidade não é algo que nasce do dia para a noite, mas ela independe da idade.

Partindo do ponto que somos responsáveis por nossas ações e erros, precisamos saber que para cada um deles, uma consequência irá surgir. Segundo a terceira Lei de Newton, para cada ação há sempre uma reação. E é preciso saber lidar com cada uma delas gerada por nossas escolhas e tirar proveito dos mínimos detalhes.

A vida é uma eterna escola, estamos aprendendo a todo instante. Entretanto, é mais fácil quando sabemos a forma que devemos agir. Não há uma regra, a vida só se torna mais leve e menos complicada – como parece ser na maioria das vezes.

Precisei de um tempo e muito quebrar a cara para aprender algumas coisas:

Liberdade

Somos seres livres e inconstantes. Terminamos algum projeto já focando em outro. Eu costumava pensar que devido as condições que a vida me proporcionou, eu precisava viver dentro do meu mundinho. Aprisionada como um pássaro em uma jaula, que só fazia o que era preciso para sobreviver. Quando realmente percebi os lugares que eu poderia alcançar, Deus me deu força e graça para ir atrás do que eu desejava. Aprendi que na vida nada vem de graça, e só assim passamos a dar valor e agradecer as pequenas conquistas.

A arte de ignorar

É preciso sim praticar a arte de ignorar. É necessário para que possamos ser felizes. Nem todo mundo está satisfeito com o nosso sucesso ou crescimento pessoal. E a todo custo irão tentar nos parar, desestimular e diminuir. Mas somos mais que vencedores em Cristo Jesus.

Aprendi a não dar ouvidos ao que os outros dizem e, com ajuda e apoio dos meus pais, procurei realizar os meus sonhos. Cometi alguns erros e tenho alguns arrependimentos, mas eles serviram para que eu aprendesse a seguir em frente.

Ninguém é dono dos sentimentos dos outros

Quando eu era pequena e minha mãe brigava comigo, ela queria que eu parasse de chora, então me mandava engolir o choro. Eu ficava magoada e ela não tinha o direito de querer controlar as minhas emoções, nesse caso, o choro. É lógico que ela não fazia por mal, era uma forma de me educar a não ser pirracenta. Acontece que isso é bem comum, as pessoas diminuírem o que você sente. Decidir qual vai ser o curso feito na graduação, escolher o primeiro estágio, primeiro emprego, se está na hora ou não de namorar, noivar ou casar, se a pessoa é quem Deus escolheu para minha vida, são decisões que precisam ser pensadas. Isso gera conflitos, estresse e dúvidas sem precedentes. Muitas vezes o que se ouve é: "amadurece que a vida é assim".

Maturidade mesmo é quando você toma a decisão necessária e sente bem-estar com ela, independente da opinião alheia. Ninguém tem o direito de determinar o que você deve ou não sentir. Você é o único responsável por isso.

Não há mal que dure para sempre

Ansiedade é algo sério e em alguns casos precisa de tratamento e até acompanhamento. Para quem não sofre desse mal, é muito fácil falar. Mas a luta diária de uma pessoa ansiosa que tenta lidar com tantas emoções e ainda precisa tomar decisões, é algo complicado. Contudo, Deus, em sua infinita misericórdia, é quem cuida de nós. Sempre zelando e aquietando nosso coração e esse turbilhão de emoções.

Deus nos permite viver algumas situações para podermos crescer e busquemos cada vez mais a Sua presença para alcançarmos corações sábios. Em provérbios 4:23 diz que "sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida".

Maturidade não é uma obrigação

Idade não significa nada. Você pode ser um jovem sábio ou ter mais idade e ser um irresponsável. Gosto muito de uma frase do escritor Antoine de Saint-Exupéry: "Todas as pessoas grandes foram um dia crianças... Mas poucas se lembram disso". É importante guardar a criança interior e não levar a vida a sério demais, é permitido respirar. Maturidade não é uma obrigação, é um aprendizado que pode levar anos ou até mesmo uma vida inteira.

Deus nos sustenta para que possamos atingir nossos objetivos. Adquirindo sabedoria para lidar com as situações que nos são impostas pela vida e experiência. Assim crescemos espiritualmente e amadurecemos nas áreas que precisamos.

Amadurecer quer dizer seguir em frente, errar, se arrepender. Porém, é saber que em Deus podemos achar abrigo e consolo para quando as direções apontarem todos os lados e ficarmos sem saber qual caminho tomar.

Maturidade é saber pedir ajuda quando necessário for. É estar disposto a se superar todos os dias em busca de concluir planos e cumprir metas. É entregar tudo nas mãos de Deus e não ter medo do futuro.

Ser maduro é ser livre de si mesmo, sair da zona de conforto e tomar uma atitude.

– Camila Frutuoso    

#MATURIDADE está na mente e não na idadeOnde as histórias ganham vida. Descobre agora