Entrevista: Morgana Callow

140 16 1
                                    

Meu nome é Morgana. Não é o meu nome de verdade mas eu bem que adoraria se fosse. Tenho dezesseis-quase-dezessete anos e criei minha primeira conta no wattpad no final de 2015 mas só comecei a escrever e expor o que eu escrevia no final de 2017.

1 - O que gostaria de ter ouvido quando começou e ninguém falou?

Gostaria que tivessem me dito para ser mais organizada. Sério, às vezes eu me perco no meio da escrita e sempre tenho que reler os capítulos mais de uma vez para ver se não deixei nenhuma ponta solta. Antigamente eu fazia anotações em post-its mas eu nunca deixava eles na ordem certa e tudo se tornava uma bagunça.

2 - Qual trabalho você mais se orgulha de ter feito e por quê?

Acho que WICKED é o primeiro livro escrito só por mim que eu realmente levo a sério e espero conseguir terminá-lo. Eu também tenho outro livro que é escrito em parceria com outra autora e eu boto muita fé nele.

3 - Como você planeja seus livros antes de escrevê-lo? organiza todo o projeto em sua mente com antecedência ou deixa ser surpreendido à medida que escreve?

Como eu falei antes eu era péssima com organização, mas como isso começou a me prejudicar eu precisei dar um jeito na situação. Atualmente eu tenho um caderno onde anoto todas as minhas ideias, nomes de personagens e o que eu espero do meu livro. Eu também uso bastante o bloco de notas do celular porque é bem mais prático para mim que escrevo meus livros pelo celular.

4 - Você segue uma rotina quando está escrevendo um livro? Qual?

Ainda não criei uma rotina de escrita. Acho que isso se deve ao fato de que eu não paro para escrever, eu espero a inspiração vir. Às vezes isso atrapalha um pouco o desempenho do livro e eu atraso bastante os capítulos. Mas geralmente quando estou inspirada eu consigo escrever em média uns 3 ou 5 capítulos em um dia só. Depois é só revisá-los e postar.

5 - Qual o mais difícil de escrever: a primeira ou a última frase?

Acho que as duas. A primeira frase é sempre o início de um ciclo de onde virão personagens que irão nos cativar ao longo do tempo, histórias que vão nos emocionar e nós fazer refletir sobre nossas ações. A última frase é o fim desse ciclo e sinceramente eu sou péssima com despedidas.

6 - Qual foi o maior desafio que você enfrentou no processo de escrita?

Acho que o bloqueio e as críticas não construtivas são os maiores desafios para o escritor. O bloqueio causa uma frustração enorme que nos faz querer desistir de tudo. Já as críticas são algo que muitas vezes nos desagradam mas que às vezes temos que simplesmente aceitar pois elas sempre irão existir. Se nem Jesus agradou todo mundo quem sou eu para agradar? Mas quando a crítica e algo que me tira do sério eu defendo meu livro e meus personagens como uma mamãe ursa defende os seus filhos e sim isso foi uma referência à Valente (eu amo esse filme).

7 - O que você faz quando se sente travado?

Quando eu travo eu sempre procuro dar uma pausa e relaxar. Sou péssima fazendo as coisas sob pressão. Então eu escuto várias músicas, leio livros e assisto filmes e séries. E admito, às vezes eu uso situações pelas quais já passei para escrever.

8 - O que motiva você como escritor? E o que foi determinante para você se torna escritor?

Eu amo escrever e isso é o que me motiva. Escrever é a primeira coisa na vida que eu faço por gostar e não por se algo que os outros querem que eu faça. Isso foi essencial para que eu me tornasse escritora: a minha paixão pela escrita por mais medíocre que ela ainda seja.

9 - Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativo?

Nada além do que eu falei anteriormente.

10 - Como foi a sensação de ver seu livro reconhecido?

Foi uma surpresa um tanto agradável. Quando as pessoas começaram a votar, comentar nos capítulos e a me mandar mensagens perguntando quando sairiam mais capítulos e até mesmo elogiando a minha escrita eu me senti no céu. Até agora os leitores do meu livro tem sido um tanto receptivos e ainda não tive nenhum problema com eles e espero que continue assim.

11 - Um momento mais inusitado que surgiu a inspiração. E de onde vêm suas idéias?

Minhas melhores ideias sempre surgem na hora do banho ou quando estou impossibilitada de anotar o que eu pensei. Isso é muito frustrante para mim pois nem sempre eu lembro das minhas ideias com clareza.

12 - Se você fosse a autora do seu livro preferido, o que você mudaria ou complementaria nele?

(Contém spoilers). Meu livro favorito é A Escolha da Kiera Cass e se fosse para mudar algo eu com certeza manteria a Celeste e a rainha Amberly vivas. Rei Clarkson o que é que eu tenho haver.

13 - Se você visse um dos seus personagem na sua frente agora, o que você diria a ele?

Não sei, provavelmente eu surtaria e passaria meia hora abraçando ele/a e chorando. Eu sou muito emocionada.

14 - Quanto tempo você precisa escrever até achar que concebeu algo?

Geralmente eu passo uma hora escrevendo um capítulo. Se eu acabo antes disso eu sempre fico procurando uma falha nele.

15 - Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados?

Eu escrevo quando a inspiração vem. Às vezes eu estou super inspirada e às vezes eu passo mais de 3 meses sem conseguir escrever nada.

16 - Qual foi a trajetória para a sua obra ganhar visibilidade?

Eu fazia parte de vários grupos de livros do Wattpad no Whatsapp e ainda faço parte de alguns, então eu sempre divulgava meus filhos lá e várias outras escritoras fazem o mesmo. Sempre buscavamos apoiar umas as outras e eu acho que isso foi essencial para eu chegar onde cheguei hoje. Eu também já era conhecida no Wattpad pelos comentários que eu fazia nos livros. Já entrei em uns 3 grupos onde os autores mandavam prints dos meus comentários e eu ia lá e dizia "essa sou eu" e todo mundo sempre falava que eu era bem engraçada e que meus comentários eram divertidos.

17 - O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos?

Acho que a medida em que eu escrevo eu vou melhorando algo. Não acho que eu seja uma escritora excelente mas eu tento e dou o meu melhor. Espero algum dia chegar lá.

18 - Você aguarda um momento de inspiração para escrever?

Como eu já disse antes, não. Ela simplesmente surge.

19 - Como é feita as pesquisas para determinado tema do livro e como você as escolhe? Você pesquisa antes ou ao decorrer da história?

Às vezes eu pesquiso antes e às vezes eu pesquiso em cima da hora até mesmo quando eu já comecei a escrever. Em WICKED, um dos meus personagens chama a personagem principal de drottning, que significa rainha em russo. Eu pesquisei isso de última hora pois queria que minha personagem tivesse um apelido carinhoso legal e nenhum dos que eu sabia me agradava. Então eu fui no Google Tradutor e joguei "rainha em russo" e assim surgiu o apelido e o local de origem da família materna do personagem que a apelidou.

20 - Quantos livros você tem publicado no wattpad/amazon? ( Se não tiver publicado na Amazon, terá algum em breve?) Algum projeto pela frente ou novidades sobre algum livro?

No Wattpad atualmente eu só estou com um livro publicado: WICKED (leiam ele, eu juro que é legal). Ainda não tenho nenhuma obra na Amazon e sinceramente nem sei se pretendo, é algo que eu ainda preciso analisar. Mas para o Wattpad eu tenho mil ideias na cabeça e eu espero conseguir colocá-las em prática.

Obrigada wnxiety
por ter feito parte do nosso projeto!

Entre Livros & CafésOnde as histórias ganham vida. Descobre agora