Entrevista: Stella Helianthu

125 19 11
                                    

Stella Helianthu (que significa Estrela de Girassol em latim), 20 anos. Iniciei no Wattpad em dezembro de 2018 por que uma amiga achou que Renascer deveria ser publicado. A mesma criou o perfil e me incentivou bastante.

1 - O que gostaria de ter ouvido quando começou e ninguém falou?

Vá com calma, tudo no seu tempo.

Eu estava tão empolgada que queria publicar todos os dias, se possível, mas tinha uma grande parcela de capítulos que deveriam ser revisados antes de postar e com isso, deu início a minha ansiedade com a escrita.

2 - Qual trabalho você mais se orgulha de ter feito e por quê?

Acho que tudo se resume mesmo a Renascer, por que foi a primeira concluída e publicada. Gostei bastante do feedback que eu recebia e ainda recebo, o que foi um grande incentivo para continuar escrevendo.

3 - Como você planeja seus livros antes de escrevê-lo? Organiza todo o projeto em sua mente com antecedência ou deixa ser surpreendido à medida que escreve?

Na verdade, eu apenas planejo as ideias, do que vai e tem que acontecer e vou escrevendo o que vier na hora conforme as ideias que eu já tinha planejado e depois de concluído, faço uma revisão geral no enredo.

4 - Você segue uma rotina quando está escrevendo um livro? Qual?

Não consigo ter uma rotina por que não gosto muito das coisas previsíveis.

5 - Qual o mais difícil de escrever: a primeira ou a última frase?

A última. Sempre consigo escrever a primeira e a última fico horas para que saia algo legal.

6 - Qual foi o maior desafio que você enfrentou no processo de escrita?

Estou passando no momento, e é o bloqueio. Sinto vontade de escrever, mas nenhuma frase ou capítulo é bom o suficiente depois que eu mesma o leio.

7 - O que você faz quando se sente travado?

Fico escrevendo e escrevendo, até ver se sai algo que eu mesma queira ler. Se eu conseguir, passo para a próxima.

8 - O que motiva você como escritor? E o que foi determinante para você se torna escritor?

Os comentários e feedbacks são muito motivadores para qualquer escritor. Acho que não sei dizer o que foi determinante. Eu simplesmente comecei a escrever, uma amiga incentivou e do nada eu estava publicando e quis continuar com aquilo.

9 - Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativo?

Sempre vejo filmes, leio muito livros, por que são dessas coisas que vem a inspiração. Observar o que acontece ao redor também... já coloquei até uma conversa que eu tive com uma amiga em uma das minhas estórias.

10 - Como foi a sensação de ver seu livro reconhecido?

Foi simplesmente incrível, chorei todas as vezes que via algo sobre ele. É muito gratificante que há pessoas que gostaram do meu trabalho, de uma obra que eu mesma escrevi do zero.

11 - Um momento mais inusitado que surgiu a inspiração. E de onde vêm suas idéias?

Minhas ideias normalmente surgem no período da manhã, acho que é por que a mente está limpa e descansada, sem todo o estresse que surge no decorrer da tarde ou noite, por isso sempre anoto as ideias ou falas no celular ou em algum papel.

12 - Se você fosse a autora do seu livro preferido, o que você mudaria ou complementaria nele?

Não consigo escolher um livro que tenho em minha estante como favorito, amo todos.

13 - Se você visse um dos seus personagens na sua frente agora, o que você diria a ele?

Que tudo iria ficar bem e se ajeitar, que é apenas uma fase ruim.

14 - Quanto tempo você precisa escrever até achar que concebeu algo?

Depende muito do conteúdo que se trata. As vezes preciso fazer pesquisas nem que sejam superficiais para não falar coisa errada ou sem nenhuma ligação.

15 - Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados?

Depende muito da minha rotina. Há dias em que chego tarde e cansada para escrever e há outros que a única coisa que eu quero fazer é escrever. Minha rotina é um pouco inconstante então eu não consigo sempre seguir o que eu planejo no dia anterior.

16 - Qual foi a trajetória para a sua obra ganhar visibilidade?

Divulguei bastante no próprio Wattpad. Instagram foi uma plataforma que ajudou, mas não tanto como o próprio Wattpad.

17 - O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos?

Meu vocabulário aumentou bastante. Parei de repetir sempre, um erro que eu cometia e não percebia. Sempre tento melhorar a cada dia.

18 - Você aguarda um momento de inspiração para escrever?

Eu vejo uma foto ou algum tema em qualquer lugar e já imagino todo o enredo. A parte mais complicada é colocar esse enredo por escrito com detalhes e diálogos.

19 - Como é feita as pesquisas para determinado tema do livro e como você as escolhe? Você pesquisa antes ou ao decorrer da história?

Quando o tema é principal, eu pesquiso antes. É sempre importante saber do que está escrevendo por que pode ser uma informação nova para determinado leitor, já que eu aprendi muita coisa no Wattpad.

20 - Quantos livros você tem publicado no wattpad/amazon? ( Se não tiver publicado na Amazon, terá algum em breve?) Algum projeto pela frente ou novidades sobre algum livro?

Tenho 1 publicado na Amazon e 4 no Wattpad.

Como novidade, em breve publicarei um conto spin-off de Renascer, que conta sobre a Camille, uma personagem do primeiro livro, e também, escrevendo outro que espero em breve também disponibilizar na plataforma.

Não se esqueçam de deixar aqui nos comentários o que achou da entrevista. Siga-nos no Instagram taumcaosbrasil, lá os motivos e as curiosidade para ler o livro e também curiosidades da autora estão disponíveis em nosso perfil.

Obrigada stellawriter por ter participado desse projeto. ✿

Entre Livros & CafésOnde as histórias ganham vida. Descobre agora