Entrevista: Fernanda Schmitt

778 82 42
                                    

Sou a Fê, tenho praticamente 16 anos (alô, 4 de fevereiro) e comecei no Wattpad com 13, em 2017, a partir de um projeto no Twitter que fazia icons e headers pra esse app e, tipo, eu acabava de ter um sonho com o Shawn Mendes e eu PRECISAVA escrever aquilo. Felizmente nenhuma alma foi levada de seu corpo, porque não cheguei a postar. Ao invés disso, eu criei outra história, a primeira versão de Amor em Nova York, meu primeiro livro (que é totalmente diferente, galera, graças aos deuses).


1 - O que gostaria de ter ouvido quando começou e ninguém falou?

Eu queria muito que alguém tivesse dito pra eu ter calma, porque eu tava super ansiosa pra mostrar Amor em Nova York pro mundo, esperando que eu virasse uma Carina Rissi, sendo que é SUPER difícil.

2 - Qual trabalho você mais se orgulha de ter feito e por quê?

EROS, com certeza. Eu amadureci bastante, li mais e adquiri mais conhecimento, o que faz toda a diferença na hora de escrever um livro.

3 - Como você planeja seus livros antes de escrevê-lo? Organiza todo o projeto em sua mente com antecedência ou deixa ser surpreendido à medida que escreve?

Um pouco dos dois. Eu tenho todo o enredo em mente e planejo ele e os capítulos, mas às vezes saio dos trilhos e dou uma mudada. Além disso, vou tendo mais ideias durante o processo de escrita, as quais eu sempre anoto em algum lugar.

4 - Você segue uma rotina quando está escrevendo um livro? Qual?

Sim, e funciona demais. As pessoas me perguntam como eu consigo ter foco, e a verdade é que é simples: estabelecendo uma rotina. A minha, por exemplo, é escrever todos os dias pelo menos 1.000 palavras. Claro que tem dias que não consigo, mas o importante é estabelecer metas.

5 - Qual o mais difícil de escrever: a primeira ou a última frase?

Em questão de prender o leitor, a primeira, porque essa é a que vai deixar o leitor curioso pro resto do livro. Mas, pra mim, é a última, porque ela tem que fazer sentido com todo o resto do livro, prender todas as pontas soltas.

6 - Qual foi o maior desafio que você enfrentou no processo de escrita?

Acho que a revisão (claro), prender todas as pontas soltas e estabelecer uma boa jornada do herói, um termo da escrita que se refere aos conflitos da história.

7 - O que você faz quando se sente travada?

Leio muito e escuto muita música, isso pode te fazer ter novas ideias e querer ir correndo escrever.

8 - O que motiva você como escritora? E o que foi determinante para você se tornar escritora?

O que mais me motiva são meus leitores. Saber que tem gente que lê e curte minhas histórias é de outro mundo, sério. Eu amo demais. O que foi determinante a me tornar escritora foi a leitura, porque sempre que lia, queria criar um universo meu.

9 - Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativa?

Manter a rotina e ler muito, muito e muito. Já disse ler? Sério, gente, é super importante! Te faz adquirir novas técnicas e conhecimentos.

10 - Como foi a sensação de ver seu livro reconhecido?

Inacreditável. Nunca pensei que ultrapassaria mil leituras, sério. Nunca pensei que teria tanta gente me acompanhando. Eu amo isso cada vez mais a cada dia que passa.

11 - O momento mais inusitado em que surgiu a inspiração. E de onde vêm suas ideias?

Um momento foi na praia, em Santa Catarina. Eu queria muito escrever, mas tava sem meu notebook. Minhas ideias vêm a partir de universos (nos livros, nos filmes, nas músicas) e a partir de situações cotidianas, tanto pessoais quanto gerais (no nosso país, por exemplo).

12 - Se você fosse a autora do seu livro preferido, o que você mudaria ou complementaria nele?

No meu livro favorito, Corte de Espinhos e Rosas, eu libertaria todos os monstros da Prisão pra acabar com o rei de Hybern. Eu jurava que isso ia acontecer!

13 - Se você visse um dos seus personagens na sua frente agora, o que você diria a ele?

Eu diria que tudo se corrige com o tempo, tudo fica bem algum dia. O tempo sara todas as feridas.

14 - Quanto tempo você precisa escrever até achar que concebeu algo?

Em torno de três meses.

15 - Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados?

Um pouco todos os dias.

16 - Qual foi a trajetória para a sua obra ganhar visibilidade?

Muita divulgação, em todas as redes sociais possíveis. O povo tá na internet, e é pra lá que tu tem que ir!

17 - O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos?

Maturidade. Diversas coisas estavam erradas, como a rivalidade feminina, presente no meu primeiro livro, o que eu já acho muito errado e desnecessário em qualquer livro.

18 - Você aguarda um momento de inspiração para escrever?

Não mesmo! Quem acha que só deve escrever quando tá inspirado, tá errado. Se fosse assim, terminaria um livro em anos. Tu deve escrever todos os dias e estabelecer uma rotina, com seu livro planejado, pra não ter erro.

19 - Como é feita as pesquisas para determinado tema do livro e como você as escolhe? Você pesquisa antes ou ao decorrer da história?

Depende. Se eu quero escrever sobre mitologia, por exemplo, eu já começo sabendo ela. Agora, se de repente eu quero falar sobre uma das matérias do curso de Filosofia no capítulo, eu pesquiso na hora.

20 - Quantos livros você tem publicados no Wattpad/Amazon? (Se não tiver publicado na Amazon, terá algum em breve?) Algum projeto pela frente ou novidades sobre algum livro?

Vários! Tenho 4 na Amazon e 1 no Wattpad. E também outro vindo em breve pro Wattpad, em fevereiro. É uma antiga ideia que só vou desenvolver agora em março, e acho que vão gostar bastante.

| ENCONTRE-NOS NO INSTAGRAM |

Em nosso perfil @taumcaosbrasil logo logo sairá um desafio, então fiquem ligados. Não se esqueçam de deixar aqui nos comentários o que achou da entrevista.

Amamos entrevistar a fersmtt, ela é um amor de pessoa. Sucesso querida.

Entre Livros & CafésOnde as histórias ganham vida. Descobre agora