Entrevista: Bianca Reis

688 96 46
                                    

   Meu nome é Bianca Reis, eu tenho 26 anos e tô no Wattpad desde abril de 2015! P

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Meu nome é Bianca Reis, eu tenho 26 anos e tô no Wattpad desde abril de 2015! P.s: escutem Chase Atlantic!

1 - O que gostaria de ter ouvido quando começou e ninguém falou?

Hm... O Nicholas Sparks disse num dos livros dele que escrever nunca é um esforço solitário. E não é mesmo. Eu sempre fui muito individualista, sempre gostei de fazer sozinha as minhas coisas (os trabalhos da escola que o digam!), mas depois que comecei a escrever pro Wattpad, percebi que o tio Nick estava certo. Eu sempre contei com o auxílio de amigas próximas, seja pra revisar algum capítulo ou ler antes dos leitores e dar pitaco sobre como a coisa tá desenrolando. Elas me ajudavam até mesmo a bolar algumas cenas, diálogos. Era maneiríssimo. Bom, ainda é. Então quando eu comecei a escrever, gostaria que o Nicholas Sparks tivesse brotado na minha frente e falasse: "Bom, Bianca, antes de começar a rolar os dedinhos no teclado, quero que saiba que só nos seus sonhos você vai escrever sozinha".

2 - Qual trabalho você mais se orgulha de ter feito e por quê?

Eu me orgulho muito de "Onde Mora o Coração". Eu comecei a desenvolver esse enredo em 2016, pra um concurso de publicação da Galera Record. Eu tinha um prazo a cumprir e acabou que eu tive uma crise muito merda de ansiedade e não consegui terminar. Faltava cinco capítulos pra eu encerrar a história, e ainda estava dentro do prazo, mas eu simplesmente travei, comecei a encontrar um monte de defeitos na história, tinha certeza de que tava tudo uma merda. Mesmo que minhas amigas na época falassem que não.
Foi em 2019 que eu resolvi retomar a história. Eu reli, mudei o que achei necessário, e voilá! Hoje meu bebê tá com quase 1 milhão de leituras no Wattpad. E eu me orgulho demais por ter conseguido finalizar o projeto e enfim mostrado aos meus leitores. Sem contar os leitores novos que foram chegando por causa da história.

3 - Como você planeja seus livros antes de escrevê-lo? organiza todo o projeto em sua mente com antecedência ou deixa ser surpreendido à medida que escreve?

Na real, eu não tenho muito planejamento. Eu bolo a base da história na cabeça e depois os personagens fazem a gentileza de me conduzir pelo enredo. Acho que só nas últimas ideias que eu andei fazendo um roteiro, talvez por saber que não vai rolar de escrever agora. Daí eu fiz o roteiro pra não esquecer o projeto futuro.

4 - Você segue uma rotina quando está escrevendo um livro?

Nunca fui de seguir rotina, cara. Sendo sincera, eu me distraio com uma facilidade imensa. Às vezes eu tô escrevendo, daí paro pra caçar músicas no Spotify ou continuar a leitura de algum livro. Às vezes eu paro pra ver televisão. Adoraria escrever continuamente. O dia que isso rolar, vai ser um feito e tanto. MAS agora que eu tô trabalhando, meu tempo pra escrita tá bem reduzido, o que significa que eu aproveito todos os minutos disponíveis quando não chego morta com farofa em casa.

5 - Qual o mais difícil de escrever: a primeira ou a última frase?

Eu tenho sérios problemas em começar a escrever. Nunca entro num acordo sobre o início da história, até mesmo dos capítulos. Embora também seja um parto finalizar os livros, tipo, finalizar pra sempre. Normalmente eu travo faltando uns 4 capítulos pra acabar tudo. Acho que isso é mal de taurino, né? Ser tão apegado às coisas.

Entre Livros & CafésOnde as histórias ganham vida. Descobre agora