Entrevista: Bruna Garret

603 73 11
                                    

Me chamo Bruna Garret, tenho 20 aninhos, e entrei no wattpad na metade de 2018.

1 - O que gostaria de ter ouvido quando começou e ninguém falou?

Gostaria que tivessem me alertado sobre a importância de conter minha ansiedade, pelo bem da minha sanidade mental e dos meus livros. Antes, eu prometia um capítulo por semana sem ao menos ter uma quantia considerável de capítulos prontos. Isso fazia com que eu corresse com o livro e ele acabasse ficando muito diferente do que eu queria, o que, no final, me deixava completamente infeliz e insatisfeita.
Hoje, no entanto, sou muito mais responsável em relação a acumular capítulos e me comprometer com um livro, deixando-o do jeitinho que eu quero. Além desse método me deixar muito mais feliz com o resultado, ele proporciona um livro de uma qualidade infinitas vezes melhor para os leitores.

2 - Qual trabalho você mais se orgulha de ter feito e por quê?

Atualmente, Broken Us. É um livro que venho tentando manter a qualidade incrível do início ao fim e que atualmente está fazendo meu coração explodir de orgulho. Venho tentando aprofundar mais cada um dos meus personagens, trazendo com eles tramas familiares e acontecimentos passados que, hoje, fazem deles quem são.

3 - Como você planeja seus livros antes de escrevê-lo? organiza todo o projeto em sua mente com antecedência ou deixa ser surpreendido à medida que escreve?

Eu tenho uma base do início, meio e fim. Durante os primeiros capítulos, deixo a história fluir como ela quiser, sem me prender a planejamento e etc. Então, depois do capítulo 5/6, começo um planejamento de capítulo por capítulo, mas que pode facilmente ser alterado à medida que a história vai sendo construída. Se eu tiver uma ideia mais divertida do que aquela que está planejada para o capítulo x, não vejo motivos para não mudar, sabe?
Então, por mais que tenha um planejamento de capítulo por capítulo com os pontos principais, não me prendo tanto a ele. O planejamento serve mais para que eu não me perca no meio da história.

4 - Você segue uma rotina quando está escrevendo um livro? Qual?

Eu tenho um plano de escrita para cada semana e combino comigo mesma o número de capítulos que devo entregar até domingo de acordo com o meu psicológico durante a semana. Afinal, existem semanas que você está mais produtiva, e semanas que você só quer se afundar na cama e ver séries/filmes quando encontra um tempo livre. Mas, normalmente, combino comigo mesma de escrever dois capítulos por semana.
Não estabeleço uma meta de palavras por dia porque isso pode acabar sendo frustrante, no entanto, tento escrever ao menos um pouquinho por dia, nem que seja um único parágrafo.

5 - Qual o mais difícil de escrever: a primeira ou a última frase?

Começar um livro nunca foi um problema para mim. A minha maior dificuldade é querer finalizar a história com chave de ouro. Quero deixar os leitores baqueados. Quero que eles fechem o livro e pensem "o que eu acabei de ler?" e encontrar a frase ideal para provocar essa sensação é a coisa mais difícil para mim.

6 - Qual foi o maior desafio que você enfrentou no processo de escrita?

Provavelmente a fase de "desencanto" com o livro. No começo, a gente sempre fica muito animado com o desenvolvimento dos personagens e com o potencial que a história pode ter, e eu acredito que o maior desafio seja continuar encontrando a motivação que você precisa quando chega na metade. Porque aquele é o momento, ao menos para mim, que você já começa a enjoar um pouco dos personagens e desmotivar pelo fato de ainda estar longe do fim. É aquele momento que você pensa: "e se eu deixasse de escrever essa história e começasse outra com aquele plot que eu pensei um dia desses?". No meu caso, existem dias que ocorrem surtos assim, mas então eu penso no comprometimento que tenho com os meus leitores e penso na Bruna de alguns meses atrás que estava gritando de ansiedade pra ver o livro pronto, e então continuo. Porque, na maioria das vezes, esse desencanto com o livro é algo completamente passageiro.

Entre Livros & CafésOnde as histórias ganham vida. Descobre agora