Capítulo I

213 18 4
                                    

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.




( VIRGINIA GUTIERREZ & HEITOR RIOS BERNAL)

DOS VECES EL DESTINO

Capítulo I

– 1873 –

MÉXICO

Já se passavam das dezessete e trinta na Cidade do México, Virginia uma moçoila no início de seus dezoito anos estava a recolher todos os manequins da calçada e os levava para dentro da loja em que trabalhava, se tratava de uma loja de roupas femininas, onde muitas vezes, Virginia posava de modelo para servir como manequim vivo para as damas da alta sociedade que não ficavam satisfeitas em ver apenas as roupas nos manequins.

– Virginia, venha cá. – A dona da loja chamou por ela de dentro da loja – Aqui está. Obrigada pelos seus serviços.

– Muito obrigada senhora Fedora. – Se aproximou e pegou o pequeno envelope – Já era hora. É meu primeiro salário. Muito grata.

– Fizeste por merecer, Virginia, estou muito satisfeita com seus serviços. – Fedora lhe ofertou um sorriso, coisa que era difícil de acontecer – Pode recolher as roupas da vitrine e ir a sua casa, voltaremos a nos ver amanhã.

Ao terminar seus afazeres, Virginia saiu da loja após uma breve despedida de Fedora, caminhou pela calçada e falou com alguns conhecidos e foi em direção a sua moradia. Parou em uma padaria e comprou alguns pães doces para levar para sua casa, ao entrar na padaria, ela parou na pequena fila e ficou a separar o dinheiro para efetuar o pagamento de suas compras.

– Ficastes a saber da grande nova? – Uma das moças da fila falou direcionada a outra – Eu já estou tão entusiasmada, mal me aguento de tamanha emoção.

E do que se trata essa boa nova que te tem tão entusiasmada? – A outra moçoila se pronunciou.

Virginia sem poder deixar de ouvir, prontificou-se a prestar atenção no que elas falavam, tamanha era sua curiosidade.

– Do grande baile. Como ainda me pergunta do que se trata? Todos já estão a saber da grande novidade. – Falou empolgada – Já estou a escolher minhas vestes para esse evento.

— Grande baile? – Virginia se pronunciou empolgada – Do que se trata?

— Perdão? Estas a bisbilhotar nossa prosa? – Indignou-se a jovem que logo tratou de virar a cara para ignorar Virginia – Que audácia.

— Inadmissível. – A jovem virou o rosto, tamanha era sua indignação – Já não se tem respeito com as classes superiores.

Virginia tratou de se calar e abaixou a cabeça ao se sentir diminuída por elas, as vezes esquecia que existia classes e que algumas pessoas como aquelas moçoilas, ao chegar sua hora de ser atendida, Virginia comprou seus pães doces e efetuou o pagamento e saiu da padaria em direção a sua casa, ao chegar pode ver a sua mãe cozinhando enquanto seu irmão mais velho preparava a mesa do jantar.

Dos Veces El DistinoWhere stories live. Discover now