Prólogo

508 31 2
                                    

Acho que você se lembra dela e de como a história de Pandora e sua caixa está presente nas narrativas mitológicas dos antigos gregos. Mas mesmo assim, vamos relembrar.

A história conta que Prometeu e Epimeteu criaram os animais e os homens. Deram a cada animal um poder, como voar, caçar, coragem, garras e dentes afiados. O homem, criado por Prometeu a partir da argila, ficou sem nada por ser o último feito. Assim, ele deu um pouco de cada animal para o homem, mas faltava alguma coisa especial.

Prometeu ensinou diversas coisas ao homem. O ensinou a domesticar os animais, fazer mineirais, fazer remédios, construir barcos, escrever, cantar e interpretar sonhos. Porém, ele enfureceu Zeus ao roubar o fogo dos deuses e o dar aos homens.

Pela sua ação, Prometeu foi acorrentado a uma montanha. Sua condenação foi passar a eternidade preso a uma rocha, onde uma ave iria comer seu fígado. Toda a noite o fígado de Prometeu se regenaria e a ave voltaria no dia seguinte para lhe comer o fígado mais uma vez. E assim por diante.

Já para castigar os homens, Zeus mandou que Hefesto, o Deus das Artes, fizesse uma mulher parecida com as deusas. Então, Hefesto lhe apresentou uma linda estátua. A deusa Atena lhe deu o sopro da vida, Afrodite lhe concedeu a beleza, Apolo lhe deu uma voz suave e Hermes lhe doou a persuasão. Daquela forma, nasceu Pandora, aquela que tem todos os dons.

Pandora foi enviada para Epimeteu, que já sido alertado pelo irmão para que não aceitasse nada dos deuses. Mas ele, por "ver sempre depois", agiu de forma precipitada e ficou encantado com a linda Pandora. E então, ela lhe chegou trazendo uma caixa fechada, um presente de casamento para Epimeteu. 

O mesmo lhe pediu para não abrir a caixa, mas tomada pela curiosamente, não resistiu. Ao abrir a caixa na frente de se marido, Pandora liberou todos os males que até hoje afligem a humanidade, como os desentendimentos, as guerras e as doenças. Ao tentar fechar a caixa, ela só conseguiu prender a esperança.

Desde então, a história de Pandora está associada com fazer o mal que não pode ser desfeito.

Mas por que a esperança estaria presente junto aos males?

Em algumas interpretações, a esperança está guardada e isso seria bom. Porém, compreendendo todo o mito e sua história, pode-se interpretar de forma pessimista, pois a esperança está guardada dentro da caixa. Sem alguma liberdade.

Mas por que a esperança estaria presente junto aos males?

SUPREMACIA - NOVA DINASTIA [ HIATUS ] Onde histórias criam vida. Descubra agora