Datação e localização geografica

15 0 0
                                    

A sociedade egípcia desenvolveu-se as margens do Rio Nilo graças ao trabalho dos camponeses, sob o domínio dos faraós. Na época neolítica, após a revolução agrícola, as terras irrigadas naturalmente pelo Nilo atraíram povos de diversas etnias, vindos do Sul, do Oeste e do Leste da África. Esse processo de sedentarizarão ( quando um povo deixa de ser nômade -não tem habitação física- para se fixar) ocorreu por volta de seis a cinco mil A.C.

Localização

O Egito é uma estreita faixa de terra fértil que se estende ao longo das margens do Nilo, ao Nordeste da África, entre o Mar Mediterrâneo, o Mar Vermelho e o Deserto da Líbia.

Rio Nilo

A única explicação para se desenvolver uma civilização debaixo daquele sol escaldante é a existência do Nilo. Com uma extensão de 6.853 km, o rio nasce na África Central e vai atravessando o deserto até desembocar no Mar Mediterrâneo. Todos os anos ele enche e transborda. Suas aguas alagam vastas áreas e nessas partes inundadas fica depositada uma espessa camada de húmus. Essa matéria orgânica se decompõem transformando-se em adubo para as terras permitindo a obtenção de boas colheitas. Nas suas margens crescia o papiro, este servia para fazer uma espécie de papel, além de cordas e outros.

EGITOWhere stories live. Discover now