Conteúdo Geral

4 0 0
                                    


Piedade Vital

Título original: Vital Piety

Por: Archibald Alexander (1772—1851)

Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Jan/2017

2

A374

Alexander, Archibald – 1772 -1851 Piedade Vital / Archibald Alexander

Tradução , adaptação e edição por Silvio Dutra – Rio de

Janeiro, 2017.

24p.; 14,8 x 21cm

Título original: Vital piety

1. Teologia. 2. Vida Cristã 2. Graça 3. Fé. 4. Alves,

Silvio Dutra I. Título

CDD 230

3

(Extraído da introdução de Alexander ao livro anônimo, "Conselho a um jovem cristão sobre a importância de apontar a um padrão elevado de piedade", publicado pela American Tract Society em 1843).

A verdadeira religião não apenas ilumina o entendimento, mas retifica as afeições do coração. Todos os sentimentos genuínos de piedade são os efeitos da verdade divina. A variedade e a intensidade desses sentimentos dependem dos diferentes tipos de verdade e dos vários aspectos nos quais a mesma verdade é vista; e também, na distinção e clareza com que é apresentada à mente. Num estado de perfeição moral, a verdade produzirá uniformemente todas aquelas emoções e afeições que correspondem à sua natureza, sem a ajuda de qualquer influência adicionada.

Que esses efeitos não são experimentados por todos os que têm a oportunidade de conhecer a verdade, é uma forte evidência de depravação humana. Num estado de depravação moral, a mente é incapaz tanto de perceber e sentir a beleza e excelência da verdade divina. Os mortos

4

não veem nem sentem, e o homem é por natureza "morto em delitos e pecados". Daí, a necessidade da agência do Espírito Santo para iluminar e regenerar a mente. A natureza da agência divina, em todos os casos, é inescrutável pelos mortais. "O vento sopra onde quer, e você ouve o som dele, mas não pode dizer de onde ele vem, ou para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito". Sabemos, no entanto, que a obra do Espírito, na regeneração do coração, é adaptada à natureza racional do homem.

A coisa a ser realizada não é a criação de alguma nova faculdade; é uma renovação moral; e todas as mudanças morais devem ser efetuadas pela compreensão e escolha. Colocar a alma, portanto, naquele estado em que ela vai entender corretamente a verdade, e escolher cordialmente o bem supremo, é o fim da regeneração. A verdade, portanto, deve ser o meio pelo qual a conversão real a Deus ocorre. "Nascendo de novo, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, que vive e permanece para sempre". "De sua própria vontade nos gerou com a palavra da verdade". "Santifica-os pela tua verdade; a tua palavra é a verdade". Embora a piedade no coração seja o

5

efeito de uma operação divina, contudo todos os seus exercícios ocorrem de acordo com as leis comuns da nossa natureza racional.

O entendimento é iluminado, o julgamento está convencido, os motivos operam sobre a vontade, e a consciência aprova ou desaprova. Que a alma, nos exercícios da piedade, está sob as influências renovadoras do Espírito Santo, não é conhecido por nenhuma consciência que tenha dessas operações divinas, mas pelos efeitos produzidos em uma mudança de visões e sentimentos; e essa mudança é atribuída a Deus, porque nenhum outro é capaz de produzi-la; e sua palavra nos assegura que ele é seu autor.

Has llegado al final de las partes publicadas.

⏰ Última actualización: Jul 20, 2017 ⏰

¡Añade esta historia a tu biblioteca para recibir notificaciones sobre nuevas partes!

Piedade VitalDonde viven las historias. Descúbrelo ahora