Capítulo 02 - Lisa Melo 🌺

60 3 0
                                    


Hoje acordei mais tarde porque fiquei trabalhando até de madrugada para organizar e conferir o pedido que entrego, infalivelmente, todo dia 30 de cada mês. Sou artesã de semijoias. Fiz um curso simples on-line e fui me aprimorando com o tempo. Praticando, pesquisando, participando de concursos e cursos e hoje, quatro anos depois, tenho um contrato com uma rede de lojas que trabalham com a venda de joias e semijoias.

São cinco lojas no Brasil espalhados por cinco estados. Minas Gerais, que é onde moro, precisamente em Belo Horizonte, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. As lojas são tão exclusivas que nenhuma peça se repete nas outras. E diante dessa exigência dos donos, eu tenho que fazer sessenta modelos diferentes de colares e brincos a cada ano.

Entrego cinco por mês, que são distribuídas juntamente com os outros modelos feitos por designers de joias e artesãos como eu. Tenho um contrato com essa empresa por 10 anos, e quando fui escolhida entre os mais de cem participantes da seleção, não acreditei. Foi o dia mais feliz de minha vida. A vaga foi disputadíssima. Em três meses, foram eliminados 90 participantes, ficando somente 10, onde seriam escolhidos três finalistas que teriam de apresentar algo bem exótico, único e diferente. No momento em que fui selecionada para a final, eu já tinha ideia do que ia fazer.

Optei por trabalhar com o que mais gosto e admiro desde criança. Pedras. Sinto um bem enorme em manuseá-las, sentir sua textura e a beleza que cada uma tem, que é única e singular. Prefiro sempre as pedras naturais. Para o colar e brincos que iria fazer para a seleção, escolhi arame de latão folheado a ouro branco e pedras naturais vulcânicas, nas cores branca e preta.

Passei a noite criando as peças que teriam que encantar os jurados para me garantir o contrato de dez anos. Dei tudo de mim, tanto por causa do salário como também porque eu poderia realizar meus sonhos se ganhasse. Eu finalmente poderia juntar dinheiro e comprar meu apartamento, ou talvez uma cobertura, meu maior desejo.

Me lembro como se fosse hoje a minha luta até chegar onde estou, com meus sonhos realizados, pelo menos parte deles.

Meus pais sempre pagaram aluguel. Após a morte deles, quando eu tinha apenas 18 anos, eu continuei morando na mesma casinha e assumi todas as despesas. À época eu fazia faxinas para conseguir sobreviver. Foi até que um certo dia eu vi na internet um anúncio sobre um curso de artesã. Decidi arriscar tudo e deu certo, hoje estou feliz em uma profissão que me faz bem e garante meu sustento. Depois de muita luta estou onde eu queria estar.

Já amanhecendo, olhei para a peça que terminei e fico orgulhosa de mim mesma. Ficou perfeita e esperava encantar os jurados. Mesclei o colar com pedras brancas e pretas e fiz um amontoado aleatório das mesmas pedras e coloquei na ponta do colar, fiz os brincos bem simples, deixando toda a exuberância por conta do colar e da singularidade das pedras vulcânicas.

Embalei o conjunto em uma caixa de veludo vermelha e fui tomar banho. Já eram seis horas da manhã, não conseguiria mais dormir, pois estava muito nervosa e ansiosa.

O dia passou lento e os finalistas teriam que estar na loja onde ocorreriam as avaliações, tudo seria televisionado. O evento começaria às 20h, mas antes das 18h eu já estava no local onde seria o coquetel. Quando vi a quantidade de pessoas lá o meu nervosismo aumentou, pois não imaginaria um número tão grande assim de telespectadores. A maioria parecia ter muito dinheiro. Quando o resultado do concurso saiu eu não acreditei. Eu ganhei. Chorei toneladas e todos os dias eu agradeço aos céus pela oportunidade.

Assinei o contrato e hoje estou aqui. Todos os meses entrego, com prazer, cinco criações distintas e únicas.

Em menos de três anos consegui comprar meu apartamento. Uma cobertura pequena, mas linda e aconchegante, localizada perto do Shopping Diamond Mall e quase dentro da loja que sou contratada. Fiquei encantada quando vi o imóvel.

Aos poucos eu decorei o meu apartamento em tons de rosa e verde. Na parte de cima da cobertura fiz o meu ateliê e é onde produzo minhas semijoias. Lá eu deixo araras enormes com vários conjuntos de pedras já prontos. Aprendi a criar e deixar vários modelos prontos, caso ocorra algum imprevisto. Sendo assim já tenho vários meses de trabalho adiantados. No centro do ateliê fica uma mesa de vidro gigante onde trabalho. E nas paredes, prateleiras imensas com todo tipo de pedras naturais que encontro.

Gosto de comprar fios de cascalhos e fios de pedras naturais. Tem centenas aqui. Tenho também rolos de arames de latão folheados a ouro branco, amarelo e rosê. Gavetas cheias de alfinetes, argolas de vários tamanhos, fechos, terminais, base para brincos, tudo folheado a ouro, nos três tons. Nas gavetas do canto estão meus alicates de vários tamanhos e cola para joias.

No canto da cobertura tem um pequeno jardim natural, onde fica um sofá verde-claro grande e duas poltronas rosa-bebê. Um mini freezer onde deixo sucos, potes de comida natural já preparadas por uma colega minha que faz porções naturais para vender.

Ao lado uma minicozinha que mandei construir, pois passo a maior parte do meu tempo aqui.

No andar de baixo fiz a sala, os quartos e uma biblioteca. Adoro ficar na biblioteca lendo depois do trabalho. Minha casa é decorada exatamente como gosto. Gosto de delicadeza em cada canto e adoro flores naturais que troco a casa semana. Eles estão espalhados por todos os lados.

Essa sou eu.

Lisa Melo, uma mulher guerreira com aparência frágil, mas forte como uma leoa. Baixa, 1,58m, cabelos longos e castanhos, mas o que chama atenção em mim são meus olhos multicoloridos. Um verde e outro azul. Já fui muito discriminada na escola por conta disso, mas hoje me acho diferente e bonita exatamente por conta desse detalhe.

***

Já entreguei as encomendas do mês e agora estou subindo a Av. Olegário Maciel que tenho apenas que atravessar para entrar no edifício onde moro.

O sinal fecha e paro, esperando, enquanto cheiro meus imensos buquês de flores frescas que comprei em uma loja no caminho. Compro flores nessa loja toda semana. Quando não venho buscá-las, eles separam as que tenho costume de comprar e mandam entregar. Sonho um dia poder morar em um lugar bem arborizado e florido.

Minha vida mudou totalmente depois que ganhei esse concurso.

Meus pais se orgulhariam de mim, penso com os olhos cheios de lágrimas enquanto sinto o aroma das flores.

O Sinal abre e atravesso rapidamente, ainda não almocei e a fome já me incomoda. Além do mais, estou com uma ideia maravilhosa para um conjunto para a coleção. Tenho esses repentes de criatividade e tenho que desenhar rápido para não perder nenhum detalhe. Chego em casa, preparo meu almoço e enquanto degusto minha comida, eu desenho minhas próximas peças.

 Chego em casa, preparo meu almoço e enquanto degusto minha comida, eu desenho minhas próximas peças

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.
Obsessão e Mentiras do CEO: Raul Magno *(🤍 DEGUSTAÇÃO)*Onde as histórias ganham vida. Descobre agora