Cap 5: A Queda

7 0 0
                                    

_______________________________

No capítulo anterior, falamos sobre o princípio de tudo

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.


No capítulo anterior, falamos sobre o princípio de tudo. Tudo que foi descrito foi a constituição original do ser humano criado por Deus.
Entretanto, houve um acontecimento que mudou os fatos de forma radical: A Queda.

Adão foi feito imagem semelhança de Deus (Gênesis 1:26), portanto, a natureza humana foi feita baseada nos princípios de Deus sem nenhuma maldade, sem nenhuma iniquidade, nenhuma vergonha, pois aquilo que não fazia parte da natureza de Deus, não fazia parte da nossa também.
Adão foi posto por Deus para ser líder não somente sobre os animais mas sobre a nossa descendência. Adão tornou-se o cabeça da raça humana (Romanos 5:12).

No Jardim do Éden, Adão era livre para fazer o que desejar e para comer o que tinha vontade de comer mas, havia uma ordem, uma única ordem e esta é ela:

__________________________

"E o Senhor Deus ordenou ao homem: Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".
Gênesis 2:16-17
__________________

Deus não achou bom que o homem estivesse só e criou, da costela do homem, alguém que o auxilie, que o ajude: a mulher. (Gênesis 2:18).

O casal vivia em constante comunhão com Deus e não conhecia o que, após a Queda, chamamos de pecado.
Deus criou seres racionais, com domínio, intelecto e, principalmente, liberdade de escolha. O casal tinha um relacionamento, uma intimidade com o Criador, portanto, a obediência era um dos frutos deste relacionamento e uma das formas de amar a Deus livremente.

A Queda

Havia uma árvore no jardim, a árvore do conhecimento do bem e do mal.
O casal não tinha conhecimento sobre o mal. O único fato de que, para eles seriam o mal era desobedecer a ordem de Deus. Eles não viviam em maldade, não viviam em pecado, portanto não vivenciavam o mal mas tinham uma mentalidade do que seria o mal.

Satanás usou o animal, ou seja, a serpente para induzir a mulher a comer do fruto. Usou suas argumentações e até mesmo distorceu o mandamento que Deus havia feito ao homem logo de início e mentiu para a mulher.

Como havia dito, o casal não tinha experiências quanto ao mal mas uma mentalidade do que seria o mal e foi esta estratégia que Satanás usou (Gênesis 3:1-6). A partir disso, no coração da mulher foi despertado o desejo de comer do fruto e neste momento, a mulher já estava em pecado. O fato da mulher ter consumido o fruto foi o fato de estar consumado o pecado original. Ela deu o fruto ao homem que também comeu (Gênesis 3:6). É neste momento que o pecado fez parte da nossa natureza humana, por conta da nossa livre escolha.

A partir disso, todos os descendentes foram contaminados pelo pecado.
Houve uma inimizade com Deus a partir deste momento e ele foi a raíz de todos os outros pecados existentes até hoje.
O casal recebeu as consequências de sua atitude que até hoje vivemos ela e foram expulsos do jardim.

Isso mostra o quanto Deus é ruim?
Não, pelo contrário, isso mostra o quanto Deus é justo.

"A injustiça do homem é causa da justiça de Deus"

Consequências da Queda

Após a Queda, nada de bom há em nós, absolutamente nada (Romanos 7:18-25). Tudo que fazemos, isoladamente, é fruto do pecado. Tudo que fazemos mediante o nosso entendimento, é limitado e influenciado pelo pecado. A visão que temos quanto ao mundo, é influenciada pelo pecado e por causa disso, a visão que temos de Deus é distorcida.

__________________________

"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem."

Romanos 20:18
_________________

Não temos nada de bom em nós. Nada que flui diretamente de nós é bom. Nossa natureza é inclinada ao pecado (Gálatas 5:19-21) e é nítido ver isso em nosso cotidiano, por exemplo.

Percebe que raramente ensinamos o que é mal? Normalmente, ensinamos as crianças a falarem a verdade, a serem sinceras, serem obedientes porque já são frutos de nossa própria natureza a desobediência, a mentira e o orgulho, por exemplo.

O pecado nos separou de Deus mas não separou Deus de nós.

Em Gênesis 3:15, Deus já havia dito o que seria feito para a reconciliação da criação com o Criador. Deus não foi pego de surpresa, porém Ele, ainda sim, por amor a nós, não permitiu que o pecado seja uma barreira entre o ser humano e Ele.

________________________

"Eu farei com que você (a serpente) e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela."
Gênesis 3:15
_________________

Deus estava falando de Jesus, o Seu Filho que viria da descendência de Eva (Gênesis 3:20) para pagar o preço do pecado e reconciliar-se com sua Criação. A crucificação de Cristo e sua ressurreição esmagou a cabeça de Satanás, ou seja, o venceu e nos reconectamos com Deus.

Não há nada de bom em nós mas, ainda sim, Deus não desistiu da Sua criação.

Deus já havia planejado e por amor imenso a nós, entregou a Jesus, Seu único Filho. Graças a Jesus, o novo cabeça da raça, assim como houve uma escolha no jardim, assim temos também em decidir seguir a Ele ou continuar com a natureza pecaminosa.

O pecado, em hebraico, significa "errar o alvo". Usurfruímos da liberdade que foi nos proporcionada e seguimos a nós mesmos e a partir deste momento, erramos o alvo, porém, Deus manteve seu alvo, independente, Ele manteve Seu alvo de Amor e este alvo somos nós.

Por este alvo, a Graça foi dada.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Nov 10, 2021 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

ELE ÉWhere stories live. Discover now