REPRESENTATIVIDADE NOS LIVROS + CONSCIÊNCIA

216 16 5
                                    

Olá, meus queridos. Bem vindos de volta!

Hoje eu quero conversar sobre representatividade. Se eu perguntar pra você: "Quantos personagens pretos existem no seu livro/fanfic?" ou "Há alguma pessoa preta como protagonista/antagonista no seu livro? O que você me responderia? Não se sinta mal se a resposta for não. Infelizmente, essa é a nossa realidade; cenário onde todos nós crescemos. Nossa subconsciente é direcionado pelas coisas que a gente vê, mas não percebe, de fato, que há algo errado. Por exemplo: se você ligasse a TV no ano de 2009 veria uma verdadeira "brancolândia". Parecia que estávamos na Europa! Onde estavam as pessoas pardas/mestiças e pretas? Na beira fogão ou como empregados, certamente. No mundo dos livros é a mesma coisa: esses dias uma amiga minha, a querida BaunilhaAntesdelivro, ficou extremamente feliz porque viu, pela primeira vez, uma protagonista preta em um livro de romance de época. Mas sabem o que mais me deixa indignado? É que isso não era pra ser uma surpresa. Era pra nós olharmos aquilo e pensar "Ah, uma mulher/homem preta(o) protagonista... e daí?" e pronto, assim como já é com pessoas brancas. O preconceito, em todos os seus âmbitos, só vai acabar quando todos mandarem um "E daí?" quando verem alguém não branco em posição de destaque.

Há também a questão das pessoas da comunidade LGBTQIAP+. De fato, há muitos livros sobre essa pauta aqui no aplicativo e isso é bom, muito bom, mas a maioria (arrisco uns 90% do total) envolve putaria. Reduzem toda a comunidade a pedaços de carne prontos para o sexo. Isso é muito errado, gente! Eu não estou dizendo que não é pra ter intimidades e cenas quentes, mas no Wattpad SÓ TEM ISSO e de um jeito vulgar (beirando o podre). Não dá pra defender. Sim, isso acontece com casais hétero também, mas todos sabem que, aqui no site, é majoritariamente comum no meio LGBTQIAP+, sobretudo os gays em fanfics. Está na hora de mudar isso, não? Cadê o romance de verdade? Cadê as histórias fortes? Se mexe, wattpader!

Pra vocês terem noção, hoje em dia até as relações afetivas já não têm mais sentido! A pessoa fica com uma outra hoje e no dia seguinte ela já trocou de ficante três vezes (né, Viih Tube?). Gente, é claro que as pessoas devem aproveitar a vida e namorar bastante mesmo, mas ninguém me convence que esse "descarte ilegal de ficantes" em tempo recorde é normal, principalmente em casos onde a pessoa diz que ama. Não é! E isso existe aos montes nos livros também. Como eu disse, os autores retratam os personagens à luz da realidade, do que a gente vê. Ou seja, do mesmo jeito que fulaninho faz na vida real, a moça do livro faz também. Esse tipo de enredo seria ótimo se não fosse predominante entre nós, escritores jovens. Eu digo isso porque esse estilo de história, assim como qualquer outro, é muito bom, mas quando é usado inconscientemente e de um jeito exagerado pelos autores, fica feio.

Uma última coisa para encerar: fico triste em saber que há pouquíssimos livros que se passam aqui no Brasil, pelo menos no Wattpad. É sempre Estados Unidos, países da Europa e Ásia..., mas nunca Brasil. Se você quer se abster de questões como essa, faz como eu: inventa sua própria cidade e pronto! Mas se você quer escolher um lugar, por que não aquele que você já conhece? Você não precisa ser extremamente fiel aos modos e costumes do Brasil, mas, se possível, escolha pelo menos ambientar a sua história aqui. Isso é representatividade!

REDES SOCIAIS

INSTAGRAM: @/lianreis_
TWITTER: @/LianReis_
WATTPAD: AutorLianReis

Dicas Para Escritores | Volume 2Donde viven las historias. Descúbrelo ahora