Capítulo 45

550 40 20
                                    

Amelie estava em Paris para uma reunião com a FIA. A piloto estava afastada da Fórmula 1 desde maio da categoria, pouco antes do GP da Espanha. Enquanto ela estava em uma sala de reuniões na França com Meryl, Frances e sua advogada, Greta, Lando estava junto da McLaren no Canadá, mais precisamente no Aeroporto Internacional Pierre Eliot Trudeau embarcando em um voo de volta a Europa, após o GP Canadense.

Amelie encarava o atual presidente da FIA que estava do outro lado de uma larga mesa, à frente de janelas compridas e antigas da arquitetura do prédio. Mohammed bin Sulayem encarava um documento que era lido pelo advogado da Federação. A garota não conseguia acreditar que estava ali de novo, aquela situação não era nada confortável: homens, velhos e dominadores estavam com seu futuro na Fórmula 1 nas mãos novamente, mas dessa vez, era diferente - e Amelie sabia que era. Dessa vez, ela não estava sozinha, ela não tinha alguns mil seguidores. Dessa vez, Amelie era a única piloto mulher no grid de Fórmula 1, a única mulher a subir em um pódio de Fórmula 1, acumulava milhões de seguidores - números maiores do que seu companheiro de equipe e atual campeão mundial - que cresceram ainda mais depois de seu nome ficar durante semanas nos trendings mundiais, os jornais, páginas de Instagram, celebridades e programas de TV só falavam sobre a injustiça pela qual Amelie passou e a hashtag cresceu cada vez mais.

O crescimento da hashtag gerou um movimento secundário, as pessoas perceberam que só usar a hashtag, não afetaria a Fórmula 1 e a FIA não ligaria. Foi então, que como previsto pela BBC Sports, os fãs e espectadores da categoria passaram a boicotar as emissoras ao redor do mundo que transmitiam a categoria. Para Amelie, o melhor foi ver a audiência baixa no GP de Mônaco que estava sempre cheio de pessoas, estava quase vazio, como se a pandemia do COVID tivesse voltado a atacar com força. Em Baku o mesmo aconteceu e depois no Canadá, o que fez com que Mohammed convocasse uma reunião de emergência com a equipe pessoal de Amelie e a piloto em Paris.

Esse boicote à Fórmula 1, em poucas corridas, gerou um déficit de milhões para a categoria que não passava por aquilo desde 2020. Sem as arquibancadas cheias e as TV's das pessoas desligadas, a FIA se viu encurralada e incomodada com o que estava acontecendo. Era hora de tomar uma decisão.

-Agradecemos pela releitura do contrato - Meryl falou após o advogado engravatado terminar de falar - Mas isso não adianta de nada, Amelie nunca soube da cláusula que a proibia de namorar, o que é estúpido e...

A voz de Meryl se elevou e Greta tocou na perna dela para que se acalmasse, brigar seria pior, eles estavam ali para uma conversa.

-O que minha cliente está dizendo é que, mesmo além de Amelie não ter consciência da cláusula 37, a existência dela não é, de forma alguma, ética para qualquer Federação. Não convém e nem nunca terá relação com os senhores o que a minha cliente, Amelie Quill, faz ou deixa de fazer com a vida amorosa dela.

A garota estava encarando Greta e sentia alívio a cada palavra que saia da boca da advogada. Ter uma frente feminina, cara a cara com todos aqueles homens velhos e engravatados era assustador, mas ao mesmo tempo magnífico.

-Quando Amelie processou a Federação em 2018, sua intenção era inteiramente pura e positiva quanto ao esporte e o crescimento da audiência, principalmente feminina... - Greta tirou de sua pasta folhas de papel com gráficos e entregou aos homens do outro lado da mesa - Vocês podem verificar, esses gráficos mostram diferentes pesquisas feitas com o público feminino e geral sobre a presença feminina no grid e também...

Greta abriu seu laptop e virou a tela de frente para Mohammed.

-Aqui estão os números das emissoras de TV que cresceram com os anos, claro que a temporada de 2021 foi extraordinária com a batalha, mas a ausência de Amelie nas últimas corridas fez com que seus números baixassem, mesmo com boas corridas, as pessoas querem Amelie de volta.

𝐷𝑟𝑒𝑎𝑚 𝑡𝑜 𝑆𝑢𝑟𝑣𝑖𝑣𝑒 4 - Não desista do Sonho | Lando NorrisWhere stories live. Discover now