9 - Dias de inverno

15 5 0
                                    

Caminhando sobre a fina camada de neve das ruas de Toronto, Rayan está a caminho da casa de sua mãe. Está completamente agasalhado por conta do frio do inverno. Uma toca felpuda de cor cinza, cobre sua cabeça, uma boa parte de seu cabelo loiro escapa por ela como uma franja. A neve que cai lentamente, gruda sobre ele. Com as mãos nos bolsos do agasalho, ele se aproxima do portão da casa de Ashley. Chegando na porta da residência, ele toma um suspiro de coragem e resolve tocar a campainha.

Ashley - Filho! - Diz ela surpresa.
Rayan - Oi Mamãe! - Ele diz e imediatamente Ashley cai sobre ele de braços abertos, o abraçando tão carinhosamente como nunca antes. Ela chora enquanto ele corresponde em silêncio. Seus olhos começam a encher de lágrimas e logo elas caem por seu rosto.
Sua mãe o orienta até a sala de estar, onde eles se sentam num sofá, de frente um para o outro. Ashley segura as mãos do seu filho enquanto o olha fixamente nos olhos.

Rayan - Mamãe, me perdoa? - Diz ele com os olhos cheios de lágrimas.
Ashley - Você não tem nada que eu tenha que perdoar meu filho.
Ashley - Filho, eu que tenho que te pedir perdão! Só agora, depois de você ter dito o que estava sentindo foi que eu percebi o quanto que eu falhei com você - Ela chora.
Rayan - Mãe [...]
Ashley - Eu errei te mandando pra longe, errei me afastando. Só gora eu entendo que eu tinha te perdido como filho.
Rayan - Mãe, eu senti muito sua falta. - Ele tenta segurar seu choro.
Ashley - Sentiu?
Rayan - Desde antes quando você me deixava aqui em casa com as babás e ia trabalhar, eu não entendia como você podia preferia o trabalho do que ficar e cuidar do seu próprio filho.
Ashley - Eu nunca percebi que você se preocupava.
Rayan - Era porque eu aprendi a não demonstrar, mas machucava de mais. E quando você começava a falar de trabalho, de futuro, negócios de família, mamãe, eu era uma criança, e você tava criando um filho, não preparando um soldado.
Ashley - Eu sinto muito. Eu era muito apegada as tradições da minha família, era assim que funcionava, comigo, com meus irmãos e primos. Eu pensei que estava fazendo algo normal. Eu nunca pensei que não fosse o que você queria, não sabia que você queria recusar essa vida. Eu não conhecia meu próprio filho.
Rayan - Não era o que eu queria, não era o que eu gostava, acho que a única coisa boa disso tudo, foi quando você me ligou pra falar pra eu tentar entrar em uma agência de modelos.
Ashley - Eu mandava, nem te oferecia alternativas, você obedecia, mesmo completamente afastada da sua vida, você obedecia. Perdão filho, por nunca ter enxergado o quanto que eu te causava mal.
Rayan - Eu sabia que ter um futuro pródigo, e honrar sua família era muito importante. Eu me importava muito em querer te agradar. Apesar de tudo, eu te amava muito mãe, sempre que a gente se falava por celular eu percebia que você sentia muito minha falta, e isso significava muito pra mim, me mostrava que você também se importava comigo.
Ashley - Claro que eu me importava filho, eu estava cega pelo trabalho, mas você é o bem mais valioso que seu pai me deixou. Eu falhei muito com você, mas agora que eu sei, eu tô muito arrependida filho.
Rayan - Eu pensei que depois da nossa discussão você não fosse querer mais saber de mim.
Ashley - De onde tirou isso? Eu nunca te falei isso, mas você é o bem mais precioso da minha vida, eu sei que eu nunca demonstrei isso, mas é que só agora eu percebi isso. Me perdoa por ter sido ausente, me perdoa por ter te abandonado, por não ter pensado em você, não pensar em suas preferências, por não ter escutado suas opiniões. Me desculpa por tudo, filho?
Rayan - Mamãe, é claro que eu te perdoo, eu te amo muito. - Diz ele sorrindo.
Ashley - Também te amo. - Diz ela o abraçando novamente e o beijando no rosto.
Rayan - Desculpa por ter te trazido tanta tristeza com tudo isso, mas eu tentei evitar, eu juro que tentei [...]
Ashley - Foi necessário, senão não estaríamos juntos aqui agora. - Rayan assente.
Rayan - Mãe! - Ele se afasta do abraço e carinho de sua mãe, com um olhar preocupado e infeliz.
Ashley - Que foi filho?
Rayan - Você sabe sobre o Dylan e eu?
Ashley - É, eu sei sobre vocês. - Sua expressão fica um pouco mais séria. - Mas, o que você tem a me dizer sobre ele? Pode ser sincero.
Rayan - Eu não gostava do Dylan. Na verdade eu odiava ele. - Ashley solta um curto riso. - Mas então, vocês decidiram me obrigar a viajar com ele, e depois disso as coisas mudaram entre a gente. O plano de vocês deram certo e começamos uma amizade bem aos poucos. Eu conheci um pouco do lado dele que ele escondia e foi então que eu comecei a me interessar mais por ele, não com segundos interesses. Lá em Thunder Bay, pareceu que nossa confiança um no outro foi aumentando muito rápido, eu já tinha contado pra ele sobre meu problema com você, e isso abriu uma porta para que a gente conversasse muito sobre minha vida, nisso, eu havia encontrado nele, um melhor amigo. Ele me aconselhava muito, acalmava meus pensamentos. Eu cheguei até a pensar que talvez eu estivesse reconhecendo ele como uma referência paterna. Mas, isso não podia ser.
Ashley - Por que?
Rayan - Eu comecei perceber que quando a gente tava junto, eram momentos muito especiais, momento felizes, era uma troca de sentimentos que ainda não tinham nome. Aos poucos eu fui percebendo que eu necessitava ficar perto dele, conversar com ele, ou simplesmente estar no mesmo ambiente que ele.
Ashley - Nesse tempo, ele já sentia o mesmo?
Rayan - Sim mãe, era tudo muito recíproco. Demorou até que eu percebesse que era amor, mas, não podia nem sequer pensar que poderia ter algo entre ele e eu.
Ashley - Por minha causa?
Rayan - Sim, mas não era por uma culpa, e sim por eu não ter o direito de me confessar pra ele. Eu tentei impedir, tentei me afastar, mas não adiantou. Depois que ele me contou sobre a vida dele então, depois que eu tive a confirmação de que poderia sim haver algo entre nós, que os sentimentos ficaram ainda mais forte. Depois que descobri o que ele tinha feito com você, senti muita raiva dele, mesmo assim meu amor continuou. Eu me apaixonei pelo jeito dele, ele era um homem reservado, de personalidade forte, mas eu descobri que ele tinha um lado sensível, problemas, emoções e sentimentos que eu nunca poderia imaginar de primeira vista. E foi assim que aconteceu, um dia nos confessamos um para o outro, mas não podia haver nada entre a gente. Foi no mesmo tempo em que eu pensei seriamente em sair da vida de vocês, meus problemas com você ainda me incomodavam, eu tentei, mas eu decidi que não podia mais fazer de tudo pela sua felicidade. E ele decidiu que confessaria tudo sobre a vida dele e sobre o casamento de vocês pra você, e foi o que ele fez.
Ashley - Sim, ele fez. Vocês tinham planos pra depois que pudessem ficar juntos?
Rayan - Não exatamente. Na minha mente, você não ia querer mais saber de mim, muito menos dele. Então, depois de pensar muito em tudo, eu disse a ele que estaria esperando por ele, assim que ele resolvesse os problemas dele com você. Desculpa!
Ashley - Você não precisa pedir desculpas. - Ela suspira. - Você fez bem em querer ficar com seu amor, eu faria o mesmo.
Rayan - Ele tentou falar com você sobre isso, mas [...]
Ashley - Fomos interrompidos. - Ela completa se lembrando. - Escuta, eu já assinei o divórcio, Dylan e eu não estamos mais juntos, e eu não quero que você deixe seu relacionamento com ele só por mim. Afinal, eu mal fui sua mãe de verdade até então, que direito eu teria de deixar você fazer isso?
Rayan - Sério mesmo mamãe?
Ashley - Sim! Meu casamento com ele já vinha bastante frio, eu temia que um dia tudo acabasse entre ele e eu, então eu já tava preparada.
Rayan - Você não tá falando isso só pra me incentivar não, né?
Ashley - Não. Mas eu preciso admitir que doeu muito saber de vocês dois, mas eu sei que eu vou superar, meu foco agora é você. - Rayan sorri mesmo preocupado.
Rayan - Vai demorar pra você aceitar ele de novo não é?
Ashley - Escuta, meus problemas com o Dylan agora, são apenas pelo fato dele ter me enganado pra se casar comigo só pra tirar minha empresa. Por isso eu ainda tô sentindo muito ódio dele, do nada tudo de bom que eu ainda via nele desapareceu. Então, sim, vai demorar um pouco pra eu aceitar essa situação. Mas, tudo vai se ajeitando com o tempo.
Rayan - Que bom que você pensa assim. Eu realmente achei que você não fosse [...]
Ashley - Shhh! - Ela o interrompe. Tá tudo bem filho, é isso o que importa. - Rayan sorri e Ashley o abraça.
Mais tarde, Ashley está pela primeira vez cozinhando com seu filho. Uma ótima atividade em família. Rayan está todo confuso tentando entender o livro de receitas.
Ashley - Precisamos de mais molho de tomate. - Diz ela sorridente, concentrada na panela que mexe no fogo.
Rayan - Aqui está! - Diz ele estendendo o recipiente com o ingrediente.
Ashley - Eu ainda não entendi o por quê do Kaio sentir tanta raiva de você. Só o fato de você ser arrogante não é motivo o suficiente pra ele ter feito o que fez.
Rayan - Mas também tem o fato dele ter se sentido injustiçado por eu ter tido passe livre pra entrar na agência.
Ashley - Hum, isso sim.
Rayan - Ele até tem razão nesse quesito, realmente foi uma injustiça. Mas, agora eu tô bem longe dele, feliz, e é isso o que importa.
Ashley - Sim, mas ele vai ter o que merece. Afinal o que ele fez podia ter prejudicado nossa empresa. - Ela se vira para seu filho. - Falando nisso, você vai voltar pra empresa?
Rayan - Você quer mesmo que eu volte? - Pergunta ele confuso.
Ashley - Claro que sim, filho, para de ficar comparando tudo com o que aconteceu.
Rayan - Tudo bem, mas é que eu não acho muito coerente [...]
Ashley - Bobagem meu filho, eu quero que você fique perto de mim, pra recomeçarmos juntos. Por favor!
Rayan - Tudo bem então, mas não vou voltar a modelar, tá?
Ashley - Sério? - Ela fica surpresa. - Tá, faça o que achar melhor, filho, eu vou te apoiar em tudo. Ah, o almoço tá pronto.

I Choose You ( O elo que nos conecta )Onde histórias criam vida. Descubra agora