“Guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam por decisão de velhos que se conhecem, se odeiam, mas não se matam”
Erich Hartmann - piloto alemão.
'Amanhã não atirem, nós não atiraremos'.
Primeira guerra mundial
Dezembro de 1914
— Preparar…Atirem!
A ordem foi dada em tom alto e claro, seguido pelo som dos estampidos dos rifles. Diante do capacete, não eram vistos os rostos dos homens que se camuflavam em buracos chamados trincheira.
— Já está bom, soldados! Descansem! — dizia o comandante do pelotão inglês.
— Ufa! — fala um dos homens, com um pequeno cigarro na boca, se permitindo por hora relaxar um pouco, se sentando da forma que dava.
— Já estamos em dezembro! O Natal está bastante próximo, sabia? — dizia o soldado Asuma que sempre mantinha um cigarro em seu canto da boca, para um rapaz bastante jovem ao seu lado que se encontrava pensativo e um tanto triste.
— Eu só queria estar em casa! Nunca passei o natal longe da minha família. — o jovem suspira — Mesmo mandando cartas, queria mesmo estar em minha casa confortável.
— Ah, Sasuke! — o homem bate de leve no ombro do rapaz — Todos nós queríamos. Ainda mais que as condições da trincheira estão cada vez piores.
— Chegaram as cartas! — Avisa o homem passando pelos demais na trincheira apertada alemã — E tem parentes!
Passou o homem recém chegado pelos demais ali apertados fazendo a entrega de diversos pequenos embrulhos simples.
— Shikamaru… Minato…. Neji…. Naruto!
— Eba! — Fala o jovem loiro sorrindo ao pegar o simples embrulho, como se fosse o maior tesouro.
—Naruto, francamente! — diz um Shikamaru desanimado, sentado do seu lado — Fica com essas coisas como se fossem tudo nessa vida!
— E é! Na verdade, é tudo que conheço de uma vida feliz! — Naruto responde sério.
Guerra nunca é fácil, bem sabemos. Na primeira guerra mundial, o esquema dos combates ocorriam devido a um sistema de trincheiras. Eram buracos e valas construídas pelos soldados para os mesmos se camuflarem e ao mesmo tempo acertarem os inimigos.
Para os soldados no entanto, não era fácil viver nessas trincheiras. Nem entre os aliados, nem entre os inimigos. O lugar era gelado, úmido e propenso a doenças. Por vezes os soldados passavam dias nessas trincheiras sem que nenhum ataque fosse desferido de qualquer lado.
Estava perigoso conviver nessas trincheiras, e os combates e avanços no mês de novembro na região estavam colocando o local em sério risco de inundação nas trincheiras, devido a destruição geografia do lugar.
No dia 24 de dezembro, nas trincheiras, do campo de Flandres, localizado na Bélgica, estava bastante frio, e tudo que se encontrava por lá estava congelado.
Nesse momento, os soldados alemães resolveram preparar uma pequena celebração para festejar o momento que viria. Para muitos soldados presentes ali, era a primeira vez que estavam passando seus natais longe das suas famílias. Então, sem se preocupar com mais nada eles preparavam um pequeno enfeite de árvores de natal e acenderam velas em meio às trincheiras, numa tentativa de representar as luzes.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Trégua de Natal
RomanceEm dezembro de 1914 na primeira guerra mundial, soldados inimigos, dentre eles, Naruto e Sasuke param as batalhas para confraternizar o natal. Onde inimigos determinam um cessar fogo temporário para trocar presentes, recolher seus mortos e até mesmo...