O que é Umbanda?

758 24 2
                                    

O que é a Umbanda e quais são seus fundamentos?

A Umbanda é uma religião espiritualista e monoteísta (que é a crença na existência de apenas um Deus), além disso é cultuado também os Orixás (que são manifestações de Deus espalhadas pela natureza, no mar, nos rios e cachoeiras, nas matas, na terra, nos ventos, etc) e as Entidades ou guias protetores (espíritos desencarnados, evoluidos e ancestrais).

É muito importante saber essa diferença: A nossa religião é bem diferente do Espiritismo, apesar de ter alguns elementos dessa religião. No entanto, somos espiritualistas, pois acreditamos e cultuamos os espíritos desencarnados e evoluidos como: Caboclos, Pretos Velhos, Erês, etc.

A Umbanda é uma religião brasileira resultante da mistura de elementos de diversas outras religiões como religiões de matrizes africanas, Iorubá, indígenas, candomblé, espiritismo e catolicismo. Por esse seu aspecto mestiço e sincrético, a Umbanda é considerada uma religião genuinamente nacional, brasileira.

A palavra "Umbanda" pertence ao idioma quimbundo, de Angola, e quer dizer "arte de curar". É um derivado de "u'mbana", que nada mais é do que "curandeiro".

O foco da Umbanda é a evolução espiritual, desenvolvimento pessoal e mediúnico, prática da caridade, amor ao próximo, amor próprio, tudo que eleva nosso espírito e nossa fé e nos aproxima de Deus.

Na Umbanda não existe uma bíblia, ou um Papa ou apenas 1 doutrina a ser seguido. Sendo assim, existe várias vertentes dentro da Umbanda, ou seja, várias formas de cultuar essa religião. Mas independente dessa diversidade, existe uma base com três principais fundamentos a ser seguido, que é o amor ao próximo, a caridade e o respeito.

A Umbanda é uma religião extremamente magística! Em qualquer gira vocês verão o uso mágico de ervas, velas, pedras, bebidas, comidas, charutos, cigarros, fumaça, por exemplo. A Magia religiosa nos serve para agirmos de fora para dentro mudando uma realidade em benefício do todo e das pessoas.

Na Umbanda não tem amarrações amorosas, trabalhos oferecidos por dinheiro, feitiços para fazer o mal a alguém, sacrifício de animais (obs: tem vertentes e casas que praticam o corte) e nada que vá contra a Lei do Divino.

A Umbanda tem como um dos seus fundamentos mais preciosos, a não conversão. Ninguém precisa se batizar para ser umbandista ou fazer juramentos. Não temos a preocupação de convencer ninguém a entrar na nossa religião. Normalmente quem entra na Umbanda vem pela dor (necessidade de trabalhar mediunicamente) ou pelo amor.

A Umbanda é uma religião totalmente inclusiva, ela não julga, não aponta, não diminui ninguém. Ou seja, aqui você pode ser quem você quiser, gostar de quem você quiser.

Aqui TUDO É SAGRADO! Os espíritos não são nossos subordinados e não estão ali para atender a pedidos e muito menos para fazer algo contra alguém à mando de um outro e sim nos proteger, nos guiar e nos ajudar a evoluir espiritualmente. São Mestres e já transcenderam qualquer angústia humana que vivemos aqui. Ou seja, se você procura fazer o mal, o teu lugar NÃO é na Umbanda.

~ Por Dany Souza 

Umbanda de A a Z 📿Where stories live. Discover now