O Livro das Sombras / Grimório

7.5K 259 46
                                    

O grimório é uma parte importante e essencial na vida de um bruxo. Certamente, em seu caminho sobre pesquisas Wicca, deve ter lido ou ouvido falar de tal livro, uma espécie de diário em que pode ser escrito rituais, encantamentos, invocações, sonhos, receitas, seu progresso na Wicca e tudo o que quiser escrever relacionado à bruxaria.

Um Livro das Sombras pode ser individual ou mantido e dividido por um coven. Quando um bruxo morre, seu livro pode ser repassado a seus filhos ou netos, pode ser "doado" a um coven ou queimado para guardar os segredos e mistérios.

Atenção a dois fatos:

1 - não acredite em quem disser que perdido em algum lugar existe o verdadeiro Livro das Sombras de origens antigas, e disser que só existe um, ou disser que o seu é o único de palavras corretas e concretas. Isso está errado. O Livro é individual e 2 - as palavras contidas não são escrituras sagradas. São sagradas, mas não são como leis ou como os dez mandamentos. Podem ser modificadas quando necessário.

Este na foto é o meu. Utilizei uma agenda, papel veludo para a Lua Tríplice, cartolina preta e papel contact para dar aquela reforçada. Recortei, colei, fui paciente, mas o mais importante foi que tornei até a coisa toda da confecção um ritual em si.

Obviamente, não há uma caneta "sagrada" para escrever. Qualquer caneta á disposição serve.

Não há um número específico de Livros que uma pessoa pode ter. Inclusive, o meu já esta em suas folhas finais e logo precisarei de outro, e depois de mais outro. Até envelhecer, serão muitos.

Se você tiver um caderno pouco usado, pode utilizá-lo como grimório depois de arrancar as folhas usadas. Se desejar comprar um novo, faça conforme seu desejo. Se não puder nenhum dos dois, paciência. Uma hora virá até você. E vale lembra que não faz mal pedir ajuda (de uma forma correta) aos Deuses.

O grimório também pode ser em seu computador, assim fica fácil separá-lo em pastas e seções, como um fichário. Mas o risco de perder tudo é grande, e ter seus ritos copiados à mão é mais tradicional.

Agora que você tem o Livro em mãos, o que fazer? Consagrar.

Consagrar sempre será a primeira coisa a se fazer com seus instrumentos mágicos (depois de limpá-los fisicamente, se necessário). Não tem problema se você já estiver escrito algo, basta consagrar.

Eis abaixo um ritual de consagração de grimório simples, e lembre-se: as palavras a seguir não são fixas, você pode mudar o ritual e deixá-lo da forma que necessita.

Você vai precisar de:

• 1 incenso de mirra ou sândalo
• 1 vela branca
• sal grosso

Realize o rito numa noite de Lua Cheia ou Nova e depois das 18 horas, para melhores resultados.

Jogue sal grosso em volta do local onde você estiver com o livro, acenda a vela branca e o incenso. Depois, na primeira página em branco, escreva as palavras de consagração. É bom que as tenha em mente antes mesmo de jogar o sal grosso. Um exemplo, as minhas palavras foram as seguintes:

"Eu, (seu nome), consagro este Livro das Sombras à Deusa e ao Deus, pois aqui registrarei toda a magia que será utilizada em sua honra.

Deixo registrado aqui todo o poder, respeito, adoração e dedicação.

Pelo poder da Deusa Mãe e do Deus Pai, por todos os quatro elementos, pelo Espírito, a partir deste momento fica registrado o laço entre nós e o meu compromisso.

Que assim seja e que assim se faça!"

Você pode usar suas próprias palavras. Depois de anotar as palavras, leia em voz alta e erga o Livro para os quatro quadrantes, Norte, Sul, Leste e Oeste. Em cada quadrante diga:

"Peço a Deusa e ao Deus que abençoem este Livro das Sombras e me guiem no caminho sagrado da magia."

Visualize os poderes da natureza atingindo o Livro e abençoando-o, e que as bençãos também caiam sobre você.

Deixe a vela e o incenso queimarem até o fim(soprar a chama é uma afronta ao elemento Fogo), pega as cinzas e enterre.

Consagrado, ok. E agora? O que escrever primeiro?

Qualquer coisa. Suponho que tenha tido um sonho na noite anterior e que de alguma forma ele tenha a ver com a Wicca. Anote seu sonho. Pesquise sobre ele na internet, e anote as coisas úteis sobre o sonho.

Pode anotar uma lista com animais, pedras, cristais, incensos, cores, metais, velas, óleos, ervas e frutas juntamente com seus significados e poder que possuem na magia.

Teorias, dúvidas, medos, vitórias, se imagine daqui a dez anos lendo seus pensamentos atuais e visando quanta coisa mudou.

Feitiços, rituais, cânticos, símbolos, orações escritas ou não por você, sua experiência com meditação e visualização, há um universo de coisas para anotar!

Mas não anote nada por anotar. Anote o que for interessante para consultas futuras, o que você achar necessário estar em mãos quando quiser.

dica: eu costumo anotar no celular, revisar o texto e as palavras, e só depois passá-las para o livro. E também, ás vezes tenho idéias no trem ou na escola, então não tenho outra saída a não ser escrever no celular, mas sempre passando para o livro depois.

Oi gente, podem me chamar de Selena, só Selly ou Sel. Estou escrevendo De Bruxa Para Bruxa com o intuito de ajudar vocês. Mas para ajudá-los, preciso que me ajudem. Então, o que gostariam de ler nos próximos capítulos? Comentem, vale tudo. :)

De Bruxa Para BruxaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora