De A a Z;

1.7K 31 2
                                    

A


Abacateiro - Muito usado nas doenças do fígado, dos rins da bexiga e reumatismo. É excitante da vesícula biliar, balsâmica, carminativa, estomáquica, vulnerária, emenagoga, anti-sifílica, grande diurético, útil também para cólicas histéricas e febres intermitentes, constituindo a base de medicamentos que combatem a uremia, a bronquite e inclusive tuberculose.


Abóbora D'Anta - Ver Tayuyá.


Abutua - Ver Uva do Mato.


Absinto - Ver Losna.


Açoita Cavalo - Reumatismo, corrimentos, tumores. Depurativo.


Agoniada - Inflamações e congestão do útero e ovários, indisposições e cólicas nas épocas menstruais, auxiliando a concepção e regularizando as menstruações. É antiasmática, anti-sifilítica, emenagoga, purgativa, As folhas são galactagogas quando colocadas sobre os seios das parturientes e a de restaurarem as forças dos órgãos genitais debilitados, quando cozidas e postas sobre os mesmos.


Agrião - Comprovada utilidade na atonia intestinal, raquitismo, escrofulose e afecções escorbúticas, broncopulmonares e da pele, desobstruente do fígado em cataplasma. Propriedades antídotas dos efeitos tóxicos da nicotina.


Alcachofra - Moléstias do fígado e dos rins, anti-tóxico, combate o excesso de colesterol e da uréia; arteriosclerose, urticária.Faz baixar a pressão arterial.


Alcaçus - Tosses, bronquites, rouquidões. Tônico Pulmonar. Grande remédio das úlceras gástricas. Doença de Addison.


Alecrim - Serve como estimulante, vulnerário e também condimento. É aromático, antisséptico, colagogo, estomáquico, estimulante, emenagogo, antispasmódico e narcótico. Suas flores são úteis no tratamento da asma, da coqueluche, da fraqueza, gripe, etc.


Alfafa - Combate o escorbuto e raquitismo. Usado na falta de apetite, má digestão, úlceras, afecções nervosas e cistites. Excelente energético e reconstituinte do organismo.


Alfavaca - Carminativo, diurético, sudorífera, estimulante, antiespasmódico, empregado nas doenças do aparelho respiratório. Bom para a tosse.


Alfazema - Diurético, estimulante, antiespasmódico carminativo. Externamente, como antisséptico e cicatrizante.


Algodoeiro - Anti-hemorrágico; regras excessivas, metrorragias, emenagogo, facilita os trabalhos de parto.


Alho - Usado contra a cólera, vermes, escorbuto, hidropisia, pedras na bexiga, febre.


Alismacéa - Ver Chapéu de Couro.


Alface - Eficaz contra insônia, pessoas excessivamente nervosas, palpitações do coração, nevralgias intestinais, reumatismo,hipocondria, espermatorréia e priapismo.


Amor do Campo - Afecções das vias urinárias, blenorragias, doenças renais.


Amoréia - Adstringente, usado em gargarejos e bochechos, nas anginas, gengivites e aftas. Antidiarréico.


Angélica - Tem efeitos depurativos, diuréticos, estomacal, combatendo cólicas e gases, tônico, emenagogo, carminativo, excitante e antispasmódico.


Angico - Nas diarréias, anginas, como expectorante. Externamente em gargarejos e também em lavagens vaginais nos corrimentos.


Aniz Estrelado - Cólicas estomacais e intestinais, flatulências, facilita e ativa a respiração. Asma, tosses.


Aperta Ruão - Anti-gonorréico, colagogo, combate as doenças do fígado e dos rins, atua também sobre a bexiga. Externamente em lavagens na queda do útero (prolapso) e nas hemorróidas.

Guia de ErvasWhere stories live. Discover now