3. Qual a diferença entre Umbanda x Quimbanda x Candomblé x Espiritismo x Macumb

11K 337 34
                                    

São tantas as confusões em torno destes termos, que é necessário diferenciar logo no começo. Vamos lá.

Umbanda: tradição religiosa que une elementos da religiosidade européia, afro e indígena brasileira (vide pergunta 1).

Quimbanda: É a esquerda da Umbanda, a linha de trabalho ocupada por Exus, Pomba Giras, Malandros e etc. Umbanda e Quimbanda são faces de uma única moeda. Em terreiros ditos de magia negra é como dizerem se tratar de terreiros apenas de Quimbanda para justificar certas práticas que realizam, quando na verdade, falar em terreiro apenas de Quimbanda é como falar de baião de dois que só tem feijão, se é baião de dois, deve haver feijão e arroz misturados. Para diferenciar a esquerda da umbanda de terreiros de magia negra, muitos usam o termo KIUMBANDA (referência a kiumba=espíritos trevosos) para se referir a estes. Consideramos isto pouco apropriado porque, apesar da diferenciação ser uma tentativa de esclarecer, a enorme semelhança fonéticas entre os termos pode levar a mais confusão ainda. Popularmente, muitos consideram a Umbanda magia branca e a Quimbanda a magia negra, diante de quadro tão confuso, é melhor não firmar com certeza o que cada termo significa e sim verificar com os próprios olhos se quem diz ser adepto da Quimbanda o diz apenas por trabalhar com a esquerda da Umbanda ou por realizar trabalhos para o mal. As palavras importam bem menos que as ações.

Candomblé: Termo utilizado para se referir ao apanhado de tradições genuinamente africanas presentes no Brasil. Possui várias tradições chamadas Nações e são fundados em costumes milenares transmitidos de forma oral. A principal diferença para a Umbanda está no fato de que o Candomblé se propõe a resgatar as tradições africanas, o culto aos Orixás, possui hierarquias rígidas, algumas com linhagens bem antigas de sacerdotes, enquanto a Umbanda é mais voltada para o serviço, o auxílio espiritual através da mediunidade, e mesclar em sua doutrina juntamente aos conhecimentos africanos, a sabedoria branca e indígena.

Espíritismo: Tradição Filosófica, Religiosa e Científica surgia na França através dos estudos e codificações de Leon Hippolite Denizard Rivail, eternalizado pelo pseudônimo Allan Kardec. O espiritismo possui ampla penetração no inconsciente coletivo nacional, devido às ancestrais inclinações do brasileiro para a mística e o oculto. O espiritismo não é uma religião comum, uma vez que substitui dogmas rígidos pela investigação científica, se propondo a ser uma posição filosófica a ser adotada por todos que se propõem a racionalizar antes de internalizar uma crença. Embora a fé racional seja uma característica marcante de muitas religiões espiritualista, como a própria Umbanda, o espiritismo se destaca por ter na mesma a sua bandeira mais cara, embora na prática seja pouco comum o espírita dito completo, que valoriza os três aspectos igualmente. Sendo bem comum o espírita religioso, seguido pelo científico e por último, o mais raro, o espírita filosófico.

A mediunidade, a caridade e a reencarnação são os principais pontos de contato entre o espiritismo e a Umbanda.

Macumba: Macumba é um instrumento musical e macumbeiro seriam aqueles que sabem tocar macumba. O termo se popularizou para se referir a toda doutrina e culto que faz uso de oferendas.

Umbanda Para Não UmbandistaWhere stories live. Discover now