AULA 4

926 21 3
                                    

As plataformas digitais disponíveis na Internet

Já identificamos que a mudança comportamental das pessoas, a velocidade da comunicação e entrada da tecnologia em nosso cotidiano, tem influenciado diretamente o modo que encaramos algumas coisas. Por exemplo, antes, para saber uma informação sobre determinado produto, não havia outra saída a não ser ir até a loja e ter que ouvir o vendedor explicar sobre benefícios de produto x ou produto y. Algo que acaba sendo raro nos dias de hoje, onde, sem sair de casa, eu já levanto todas as informações de determinado produto pela internet, e ao ir até a loja reconhecer o produto pesquisado, muitas vezes sei mais que o próprio vendedor.

Até alguns anos, a comunicação verbal via telefone ou escrita via sms era predominante. As plataformas digitais também influenciaram diretamente o nosso modo de se relacionar, compartilhar informações, compartilhar acontecimentos e opiniões. Ou seja, hoje está mais simples postar em um grupo no facebook ou WhatsApp, que gostaria de saber mais informações sobre determinado produto e ter a contribuição dos amigos e conhecidos de forma rápida e fácil.

Empresas e organizações passaram a explorar esse meio digital como uma grande fonte de informação sobre comportamento do consumidor, análise de demandas e necessidades e como já aprendemos, uma excelente vitrine para divulgação dos seus produtos e serviços e foi assim que devido ao aumento expressivo das ações de marketing digital, muitas plataformas acabaram surgindo para atender essa demanda. Um exemplo é a empresa Resultados Digitais, que criou um software exclusivo para gerenciamento de marketing digital. Com esse software é possível fazer a gestão de várias ferramentas e plataformas digitais disponibilizadas no mercado.

Nesse cenário, temos também aquelas plataformas que acabaram sendo adaptadas para esse fim, como o caso das redes sociais. As redes sociais passaram a exercer um papel de grande influência para o cotidiano das pessoas e devido a grande concentração de públicos em comunidades e grupos, discutindo os mais variados temas, transformou esses espaços em excelente oportunidade de negócios.

Aproveitando essas oportunidades, muitas redes sociais se adaptaram para oferecer soluções diversas a seus usuários. Como o caso do facebook, que hoje oferece a função exclusiva, chamada facebook para empresas, facebook adds, que analisa dados estatísticos de suas páginas, impulsiona publicações, gerenciamento de postagens e claro, anúncios patrocinados, vistos por milhares de pessoas. Recentemente, o facebook também adicionou ao seu portfólio de facilidades, a opção de venda de produtos pela própria plataforma. Esse movimento de oportunidades, transformou as famosas redes sociais, que agora já são chamadas de mídias sociais.

Hoje são inúmeras as plataformas digitais disponíveis no mercado, confira na relação abaixo, algumas que estão em destaque e são as mais utilizadas nas ações de marketing digital:

- As tradicionais | Websites: Páginas web para apresentar seus produtos e serviços de modo mais institucional, apresentar produtos e serviços, histórico da empresa, contato e interação com clientes. Ou, também temos websites na modalidade e-commerce, criados exclusivamente para serem o principal canal de vendas. Blogs: Também são páginas da web, geralmente ligadas a um website, cujo objetivo é o compartilhamento de informações e conteúdo. E-mail e E-mail Marketing: Um excelente canal de comunicação, para compartilhar, informar e facilitar a troca de informações entre pessoas ou grupos.

- As redes sociais | Facebook: A principal rede social do mundo, com mais de 1,6 bilhões de usuários, hoje possui uma série de vantagens para o marketing digital, tais como, Facebook para empresas, páginas, Facebook Ads e anúncios patrocinados. Instagram: Outra plataforma que surgiu com o objetivo de ser uma rede social de compartilhamento de fotos, agora oferece a opção e oferta de anúncios patrocinados. Snapchat e Twitter, também são exemplos de redes sociais que exploram fatos que acontecem no momento, a grande jogada dessas plataformas é a possibilidade de poder compartilhar em tempo real o que estou fazendo, ou fatos que estão acontecendo.

- Outras conhecidas | Buscador do Google: Disparado o buscador mais utilizado no mundo, oferece diversas vantagens aos usuários e para o marketing digital não é diferente, tem o Google Adwords, Google + e o Google empresas, além de ser um grande incentivador da divulgação de empresas e instituições pelo formato de busca orgânica. Youtube: Famoso pela facilidade de oferecer diversos conteúdos em formato de vídeo, é considerado o Google das pesquisas por vídeo e, Linkedin: Totalmente focado no lado profissional, é um canal de compartilhamento entre o mundo empresarial, profissionais e organizações, e é uma excelente vitrine para os dois lados.

Conhecendo um pouco mais sobre as ferramentas de marketing digital disponíveis, fica mais fácil partir para o próximo passo e identificar qual é a rede social mais indicada para o seu tipo de empresa e objetivo que pretende atingir no marketing digital.

MARKETING DIGITAL Where stories live. Discover now