Resposta ao capitulo 6 do livro "conspiração Adventista" (pág 103 e 104)

172 0 0
                                    

Os pioneiros antitrinitarianos não podem ser rejeitados de maneira descartável, pelos adventistas ou por qualquer outro pesquisador? A herança deixada pelos pioneiros deveria ser abandonada mesmo com o convívio espiritual de Ellen White e da forma que a mesma classificou como segue abaixo?

"Quando o homem vier mover um alfinete do nosso fundamento o qual Deus estabeleceu pelo seu Santo Espírito, deixem os homens de idade que foram os pioneiros no nosso trabalho falar abertamente, e os que estiverem mortos falem também, reimprimindo os seus artigos das nossas revistas. Juntemos os raios da divina luz que Deus tem dado, e como Ele guiou seu povo, passo a passo no caminho da verdade. Esta verdade permanecerá pelo teste do tempo e da experiência." 24 de Maio de 1905 - Manuscript Release Vol. 1 pág. 55.

"Os pontos principais da nossa fé, tal como temos hoje, foram firmemente estabelecidos. Ponto por ponto foi claramente definido e toda a irmandade veio em harmonia. A inteira congregação de crentes está estabelecida na verdade. Há aqueles que vieram com estranhas doutrinas, mas nós não tememos encontrá-los. Nossa experiência foi maravilhosa e estabelecida pela revelação do Espírito Santo". Ellen White - MS. 1903

Resposta:

O autor do livro comete o mesmo erro dos dissidentes inclusive bebendo da mesma fonte sua base para pesquisar esse tema está em dois sites contra adventistas que são;

Estes dois sites são especialistas em deturpar os escritos de Ellen White fazendo realmente parecer que ela escreveu contra a crença de n°2 da Iasd.

Os pioneiros adventistas combatiam uma trindade com os dogmas católicos e o panteísmo do Dr. Kellogg e a espiritualização Divina de outros pioneiros, vale ressaltar que Ellen White quando citou acima ." 24 de Maio de 1905 - Manuscript Release Vol. 1 pág. 55 ela já havia escrito o livro O Desejado de Todas as Nações em 1898.

ʺAo pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira Pessoa da Divindade (O Desejado de Todas as Nações, 671:3.)

Também na mesma época que Ellen White escreveu o citado texto acima ela afirma claramente sua crença na trindade:

ʺCumpre‑nos cooperar com os três poderes mais altos no Céu ‑ o Pai, o Filho e o Espírito Santo ‑ e esses poderes atuarão por nosso intermédio, fazendo‑nos coobreiros de Deus. Special Testimonies, Série B, nº 7, pág. 51, 1905;

ʺHá três pessoas vivas pertencentes à Divindade celeste; em nome destes três grandes poderes – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – os que recebem a Cristo pela fé viva são batizados...ʺ (Special Testimonies, série B, nº7, p. 62‑63, 1905).

Bem antes mesmo de 1905 Ellen White abertamente fala da trindade nas seguintes linhas:

ʺOs que são batizados no tríplice nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, à entrada mesmo de sua vida cristã declaram publicamente que aceitaram o conviteʺ (SDABC, vol. 6, p. 1075; Maravilhosa Graça, MM 1974, p. 141:3).

ʺPor nosso voto batismal proclamamos e solenemente confessamos o Senhor Jeová como nosso Governante. Virtualmente fazemos um solene juramento, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, de que daí em diante nossa vida será imersa na vida dessas três grandes Personalidades, de modo que a vida que devemos viver na carne seja vivida em fiel obediência à sagrada lei de Deus (SDABC, vol. 6, p. 1075; Maravilhosa Graça, MM 1974, p. 148:3)

O autor do livro em outras páginas mais adiante afirma que os adventistas usam o texto citado para provar que Ellen White não estava falando da trindade na página 105 ele argumenta que os teólogos adventistas insistem em qualificar tal conceito de Ellen White a respeito dos pioneiros em relação ao sábado e a mortalidade da alma e a data de 1844.

Em momento algum Ellen White está pedindo para reimprimir artigos antitrinitariano mais o que foi estabelecido por Deus, vejamos como ele classifica esse fundamento:

"Aqueles que procuram remover os velhos marcos, não estão retendo firmemente; eles não estão se lembrando de como receberam e ouviram. Os que tentam introduzir teorias que removeriam os pilares de nossa fé quanto ao santuário ou quanto à personalidade de Deus ou de Cristo, estão agindo como cegos. Estão procurando introduzir incertezas e deixar o povo de Deus à mercê das ondas, sem uma âncora." (Manuscript Release 760, págs. 9 e 10 Meditações Matinais 1999, pág. 235).

ʺAo denunciar que Kellogg, com sua doutrina trinitariana ʹespiritualistaʹ, estava ʹse apartando da féʹ que os adventistas haviam ʹconsiderado sagrada nos últimos cinqüenta anosʹ, ela claramente refuta a pressuposição de que todas as doutrinas da trindade são a mesma coisa, e que as objeções dos pioneiros a tais doutrinas demandam a rejeição de todas elas. Ellen White percebeu pelo menos duas variedades de trinitarianismo — uma que retrata um Deus pessoal e tangível, e a outra que O espiritualiza como impessoal, filosófico e, em últimos termos, irrealʺ (W. Whidden, A Trindade, CASA, cap. 14).

Ellen White rejeitou sim a doutrina da trindade, mais não a bíblica e sim a apresentada pela a igreja católica. Vamos ver alguns aspectos e diferenças entre as doutrinas apresentadas:

A doutrina católica sustenta posições filosóficas com as
pressuposições de Aristóteles e Platão utilizadas para interpretar as Escrituras, extra‑bíblicas, em alguns pontos, não são compartilhados pela Igreja Adventista.

A doutrina católica sugere a "eterna geração do filho"

(Hogan e LeVoir, págs. 12‑14).

Estão seguindo parte do dogma da Babilônia, não admitido pela
Bíblia que ensina a eterna pré‑existência do Filho de Deus (João 1:1; Isa. 9:6), gerado apenas na Encarnação (Luc. 1:35; Heb. 1:5‑6), embora apontado como Filho (Isa. 9:6; Heb. 1:2) e Cordeiro morto antes da fundação do mundo (1Ped. 1:20; Apo. 13:8). Se é verdade que o ʺFilho unigênitoʺ (João 3:16) foi gerado literalmente pelo Pai na eternidade, então Cristo morreu como Cordeiro literalmente desde a fundação do mundo (Apo. 13:8); mas seria outro absurdo.

Conclusão:

Ellen White em momento algum pede a reimpressão de artigos dos pioneiros sobre a trindade, e as doutrinas do nosso fundamento estabelecidas por Deus é o surgimento da igreja em 1844,purificação do santuário celestial (Dan 8:14), perpetuidade da lei de Deus, observância do sábado, Imortalidade condicional ,justificação pela fé.

O Espírito de Profecia tem fundamento da verdade do que qualquer pioneiro, a mesma repreendeu o Dr. Kellogg com suas ideias como também seu esposo Tiago fez em 1846 quando rejeitou "o velho credo trinitariano não escriturístico" pelo fato de espiritualizar o Pai e o filho negando-os como duas pessoas distintas literais e tangíveis ,isso vai de encontro com a apresentação de um Deus pelos credos invisível sem corpo ou partes.

Autor: Sérgio Eduardo.

2015/5/20

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: May 19, 2017 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Ellen White e a Trindade.Where stories live. Discover now