O 5º Porquê - Estudando apenas de uma forma

62 4 0
                                    

"Discipline is the bridge between goals and accomplishment." – Jim Rohn

Todo mundo que quer aprender inglês, principalmente quem está começando, sofre com o fato de ter que passar horas estudando sem nenhum progresso. O grande drama, na realidade, é saber lidar com as formas de estudar, principalmente com o fato de não saber por onde começar.

A quantidade de conteúdo é tamanha que não é difícil entrar em pânico e não saber nem por onde começar o trabalho, por esse motivo abordaremos 4 pontos-chaves que você precisa trabalhar quando for estudar inglês. Caso você esteja nessa situação, acalme-se! Hoje, vamos te ajudar.

Para começar, é como aquele velho ditado já dizia: "Nunca ponha todos os seus ovos dentro de uma única cesta", então jamais fique preso apenas a uma maneira de estudar inglês. Na aprendizagem de inglês e qualquer idioma, é importante que você invista em 4 pilares.

Pode-se dizer que para a fluência completa, as 4 habilidades precisam ser trabalhadas. Neste contexto, fica claro que irei falar previamente sobre cada uma delas. O mais preocupante, contudo, é constatar que a maioria dos alunos esquece o nível de importância de trabalhar todas elas. A competência comunicativa desenvolvida por Canale e Swain (1980), no Canadá, propôs um modelo que integrasse as quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever. Não é exagero afirmar que todas elas precisam ser desafiadas constantemente em todo esse processo.

Se você está utilizando como fonte de estudo apenas textos em inglês, por exemplo, poderia também estar trabalhando o seu ouvir como forma de acompanhar seu aprendizado. Esta é uma excelente tática para se aproximar cada vez mais da fluência.

Estudar abordando as quatro habilidades te ajudará não apenas a evoluir no estudo da língua, mas também tirará seu cérebro da monotonia. Conforme explicado acima, a interdisciplinaridade é fundamental, ou seja, é preciso que sejam encontrados meios que façam as habilidades trabalharem juntas.

Reading (leitura) – Essa habilidade pode ser desenvolvida com bastante busca de palavras no dicionário. Uma forma bem simples de começar é realizar a leitura de textos com que já possua bastante familiaridade. Eu, por exemplo, tenho bastante familiaridade com a Bíblia, comecei pelo livro de Salmos, pois este, em especial, possui bastante repetições de palavras, o que auxilia no aprendizado de novas palavras.

Listening (ouvir) – Essa habilidade compreende tudo o que envolve compreensão auditiva, como filmes, séries, músicas, podcasts, rádios e por aí vai. Então, você pode baixar o aplicativo cujo nome é MusixMatch, esse aplicativo gratuito vai te ajudar a encontrar as letras de músicas em inglês com traduções comparativas, tente cantar praticando a pronúncia. Depois pegue um papel e caneta, ouça a música novamente e, apenas ouvindo, tente escrever o máximo de palavras que puder no papel. Eu garanto que logo o seu listening estará bem mais aguçado.

Writing (escrever) – Depois de conhecer muito bem as estruturas das frases em inglês por meio da leitura, agora você vai praticar a sua escrita. Selecione alguma frase dos textos que você leu e mude algumas palavras por outras, por exemplo:

I see a cat.

Mude a palavra "cat" por algum outro substantivo.

I see a dog.

Pegue frases mais avançadas à medida que for se sentindo mais confiante para realizar as substituições adequadas.

Speaking (falar) – Depois de você já ter experiência com o exercício que consiste em você cantar em inglês com o nível de pronúncia o mais fiel possível conforme explicado acima, iremos trabalhar sua fala. A prática do reading e writing vai permitir que speaking seja muito mais simples.

Um outro exercício que me ajudou bastante foi o ato de assistir filmes e séries em inglês, repetindo as frases dos meus personagens favoritos (muitas vezes memorizava) o mais fiel possível, não se surpreenda se começar a ter sonhos em inglês com essas frases, só significará que está cada vez mais próximo de alcançar o seu propósito.

Fica evidente, diante desse quadro, que as 4 habilidades precisam ser estudadas se você quiser se tornar um bom falante da língua inglesa. Foi possível entender como fazer e também colocar em prática com nossas dicas, já que é possível adaptar ao nosso cotidiano.

É interessante ressaltar que se tornar um bom falante da língua inglesa não é algo que acontecerá da noite para o dia, é necessário que você entenda que isso irá vim em parcelas até que, enfim, obtenha o desejado. Bom, agora não há mais desculpas, você já sabe o que deve trabalhar e como começar, não precisa mais ficar perdido na hora dos seus estudos de idioma.

Os 13 Porquês de Você Não Aprender InglêsOnde as histórias ganham vida. Descobre agora