Capítulo 8

1.6K 130 17
                                    

  

       Psiquê continua a procura de Eros. Ele se encontra no quarto de sua mãe, deitado em sua cama gemendo de dor. Uma gaivota de plumagem branca, levanta vôo e rodeia por cima do mar, mergulha até o fundo do oceano e encontra Afrodite, que se banha e se diverte nadando.

— Deusa Afrodite, seu filho Eros, se queimou e está gravemente ferido, ele está sentindo muitas dores. – diz a ave, que pousa ao lado dela. – e por toda parte se ouve falar mal de sua família.

— O que está acontecendo? – diz Afrodite, nota-se um tom de preocupação em sua voz.

— Seu filho se entregou à liberdade na montanha, enquanto a senhora, a mãe, se diverte no fundo do mar. Eros, deteriorou todos os costumes, e se entregou à uma paixão louca por um ser. – foi assim que aquela ave tagarela falou ao ouvido de Afrodite, dizendo coisas ruins sobre seu filho, até enche-la de raiva.

— Quer dizer que meu filho agora tem uma amante? – Gritou ela. – Nesse caso, você que me serve fielmente, vai me dizer agora o nome dessa coisa que seduziu um menino inocente e ainda puro. Ela pertence à família das Ninfas¹, ao número das horas², ao coro das Musas³ ou é uma das Graças¹¹, que me prestam serviço?

— Não posso afirmar minha senhora, mas sei que ele está perdidamente apaixonado por uma jovem, que se chama... Se não me falhe a memória, Psiquê. – A ave responde de imediato.

— Psiquê?! – Exclama a deusa enfurecida. — Minha rival, a que pretendeu ofuscar minha beleza e roubar o meu nome?! É verdade que ele a ama? Então ele me usou, pois fui eu que o aproximei dela!

       Afrodite sai apressadamente do mar, e se dirige aos aposentos de ouro onde está o filho machucado. Já atravessa a porta aos berros:

— Parabéns para você! Isso que você fez, é digno de nossa família e de tua reputação, não é?! Desobedeceu as ordens de tua mãe – que também é tua soberana! – e em vez de acabar com a minha inimiga, fazendo ela ser atormentada por um amor louco ao último dos homens, você mesmo se une à ela, pretendendo a tornar minha nora. Seu descarado, devasso, acha que só você pode ter filhos e que já passei da idade de ser mãe? Pois fique sabendo que eu darei à luz a um filho muito melhor que você; e não é só isso: para te humilhar ainda mais, vou adotar um de meus servos e lhe darei as suas asas, tua aljava, teu arco e as setas, tudo isso é meu pois foi eu que te concedi, porque nada disso pertenceu ao teu pai. Você também é mal educado desde pequeno, é agressivo, quantas vezes já bateu em pessoas idosas ao invés de respeita-las? Eu mesmo, tua mãe, desconsidera a cada dia que passa, você me despreza como uma mulher abandonada. Você não tem respeito pelo teu padrasto Ares, esse grande e valente guerreiro. Aliás, como que tu vai respeita-lo se é você mesmo que arruma as amantes para ele, só para me irritar? Mas vou fazer com que você se arrependa dessa brincadeira, e que sua relação com ela tenha um gosto amargo. O que vou fazer agora, todos riem de mim, que jeito darei nisso? Não vou ter razão para falar com essa mulher, essa pobre e desprezível. A vingança será plena, seja de onde vier. É a ela que devo recorrer para te castigar, tomando de você a aljava, as flechas, e o arco. E ainda mais, só vou me vingar por completo quando cortar esse seu cabelo de ouro que tanto acariciei, e quando eu cortar essas asas.

       Dizendo isso, Afrodite sai do quarto, vermelha de raiva e ódio. Nesse momento, Demeter¹², e Hera¹³, percebendo sua raiva, a pergunta qual o motivo disso tudo.

— As senhoras chegaram bem na hora! Conto com a ajuda de vocês para satisfazer as vontades do meu coração, que está furioso. Não poupem nenhum esforço para encontrar Psiquê, que se foi para não sei onde. Vocês com certeza escutaram falar dos escândalos que minha família caiu, e das proezas que fez Eros, aquele que não pretendo mais chamar de filho.

       Elas sabendo do ocorrido, tenta acalmar Afrodite:

— Afrodite, o que seu filho fez para você o proibir dos prazeres, e fazê-lo perder a moça à quem ele ama? É crime sorrir para uma linda garota? Esqueceu que ele já é um homem? Esqueceu sua idade? Será que por ele ser tão brincalhão que você ainda o vê como uma criança? Por ser mãe, e mulher sensata, se acha com o direito de ficar o vigiando por causa de suas brincadeiras, chama-lo de devasso, e condenando nele as qualidades que herdou de você? Algum deus ou algum mortal aceitará de você, que vive provocando desejo nas pessoas, que você pretenda proibir o amor em sua própria casa, como se fosse um pecado?

        Desse modo, as duas deusas defenderam Eros e o elogiaram, para ganhar sua simpatia e assim, se livrar de suas flechas. Mas Afrodite, vendo que elas não estavam levando à sério sua revolta, dá de ombros e vira as costas e se encaminha rapidamente para o mar.

 Mas Afrodite, vendo que elas não estavam levando à sério sua revolta, dá de ombros e vira as costas e se encaminha rapidamente para o mar

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Dicionário

1- Ninfas¹: Sereias, ninfas marinhas que enganam os marinheiros com seus encantos enfeitiçantes, levando-os à morte.

2- Horas²: Parte da comitiva de Afrodite, são personificação das estações.

3- Musas³: Deusas, filhas de Zeus, que inspiram nove diferentes campos da cultura: poesia, história, astronomia, comédia, tragédia, hinos religiosos, poesia amorosa, poesia lírica e dança.

4- Graças¹¹: Três deusas que propiciam graça, beleza, festejos, dança e canto.

5- Demeter¹²: deusa da agricultura.

6- Hera¹³: divindade grega do casamento, da fecundidade e do parto, protetora do estado, esposa de Zeus.

Eros e PsiquêWhere stories live. Discover now