Sobre o Sermão do Monte - Parte III John Wesley

9 0 0
                                    


'Bem-aventurados os puros de coração: Porque eles verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados de filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição, por causa da justiça, porque deles é reino dos céus, Bem-aventurados sóis vós, quando vos injuriarem, e perseguirem; e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Regozijem-se e alegrai-vos, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Porque assim perseguiram os Profetas que vieram antes de vós'. (Mateus 5:8-12)

I

1. Quão excelentes coisas são faladas do amor de nosso próximo! Ele é 'o cumprimento da lei', 'a finalidade do mandamento'. Sem isto, tudo o que temos; tudo que fazemos; tudo que sofremos, não tem valor algum aos olhos de Deus. A não ser o amor ao nosso próximo, que brota do amor de Deus: Do contrário, ele mesmo de nada vale. Cabe a nós, portanto, examinarmos bem sobre que alicerce nosso amor ao próximo se sustenta; se ele é realmente construído em cima do amor de Deus; se nós 'o amamos, porque Ele primeiro nos amou'; se nós somos puros de coração: porque este é a fundação a qual nunca deverá ser movida. 'Abençoados, os puros de coração; porque eles verão a Deus!'.

2. 'Os puros de coração' são aqueles cujos corações Deus tem 'purificado, assim como Ele é puro'; que são purificados, através da fé, no sangue de Jesus, de toda afeição profana; que, sendo, 'limpos de toda imundícia da carne e espírito; santidade perfeita no temor' amoroso 'de Deus'. Eles são, pelo poder de sua graça, purificados do orgulho, através da mais profunda pobreza de espírito. Da ira, e de toda paixão indelicada ou turbulenta, através da humildade e gentileza. De todo desejo, a não ser o de agradar e alegrar a Deus, para conhecer e amá-lo, mais e mais, através daquela fome e sede de retidão, que agora ocupa toda a sua alma: De maneira que, agora, eles amam ao Senhor seu Deus com todo seu coração, com toda sua alma, mente e forças.

3. Mas quão pouco, essa pureza de coração tem sido cuidada, pelos falsos professores de todas as épocas! Eles têm ensinado os homens a absterem-se, mal e mal, de tais impurezas exteriores que Deus tem proibido, através da aparência; mas elas não tocam o coração; e, por não se guardarem contra, em feito, encorajaram as corrupções interiores.

Um exemplo notável disto, nosso Senhor nos tem dado, nas seguintes palavras, em (Mateus 5:27) 'Ouvistes o que foi dito aos antigos: não cometerás adultério', e, em explicar isto, aqueles líderes cegos apenas insistiram que os homens se abstivessem dos pecados exteriores. 'Eu porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiça, já em seu coração, cometeu adultério contra ela'. (Mateus 5:28); já que Deus requer a verdade, daquilo que está, no interior do homem: Ele inspeciona o coração, e experimenta as afeições; e, se você está inclinado à iniquidade com seu coração, o Senhor não irá ouvi-lo.

4. E Deus não admite desculpa, para reter qualquer coisa que dê oportunidade para a impureza. Por conseguinte, 'se teu olho direito te escandalizar, arranca-o fora, e atira-o, para longe de ti. Pois é de maior proveito que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado no inferno'. (Mateus 5:29). Se pessoas queridas a ti, como teu olho direito, derem uma oportunidade de, assim, escandalizares a Deus, como estimulando desejos impuros em tua alma, sem demora, com toda veemência, afasta-te delas. 'E, se tua mão direita te escandalizar, corta-a, fora, e a atira para longe de ti; porque te é melhor que um dos seus membros se perca, que todo o teu corpo seja lançado no inferno'. (Mateus 5:30): Se alguém, que pareça ser tão necessário a ti, quanto a tua mão, for motivo do pecado, do desejo impuro; mesmo que ele nunca vá mais além do que teu coração; nunca se manifeste por palavra ou ação; constranja a ti mesmo a um rompimento inteiro e decisivo: tire-o fora de tua vida, num só golpe: e o entregue aos cuidados de Deus. Qualquer perda, se de prazer, ou substância, ou amigos, é preferível a perder a tua alma.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Feb 02, 2019 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Sermão do Monte - John WesleyWhere stories live. Discover now