Capítulo 1 O DESERTO É LUGAR DE APRENDIZADO

18 0 0
                                    

LIÇÃO Nº 1

Oops! Bu görüntü içerik kurallarımıza uymuyor. Yayımlamaya devam etmek için görüntüyü kaldırmayı ya da başka bir görüntü yüklemeyi deneyin.

LIÇÃO Nº 1

LUGAR DE APRENDIZADO

Moisés é um dos homens mais influentes do mundo. Ou seja, era. Agora está no deserto de Refaím, fugitivo, por crimes contra a humanidade. Se calhar crime contra a humanidade seja um exagero, mas pouco importa. Quem o vê no deserto não tem noção da dimensão deste homem nos seus 40 anos, com músculos bronzeados pelo sol, mas desgastados pela frustração. Moisés anda com o rosto coberto - porque é assim que tem que ser no deserto mas também porque tem medo, vergonha e descrença. Medo porque havia morto alguém, vergonha porque não estava mais no patamar glorioso que havia sido a sua vida e como dizem por aí, quem te viu e quem te vê, e por fim, descrença porque as suas aspirações de salvador da pátria estavam todas frustradas.

Antes de continuar vou lhe apresentar esse homem:

Moisés é filho de um casal da tribo de Levi. Nasceu no Egipto no tempo em que o rei do Egipto, um tal de Faraó, mandou matar todos os rapazes nascidos na casa dos hebreus (na altura escravos no Egipto) e evitar uma revolta. Moisés, ainda bebé, foi colocado num cesto por seus pais, para não ser morto pelos soldados de Faraó e acabou nas graças da filha deste que o adoptou e criou. Sua própria mãe foi contratada para criar o filho com direito a salário até que este chegasse a desmamar.

Moisés viveu a sua juventude no palácio real, tendo sido preparado nas melhores escolas do Egipto. Foi dotado de conhecimento científico diferenciado, teve aulas de liderança com os que ensinaram os faraós e tantos outros herdeiros da coroa egípcia.

Ele viveu uma vida de fartura diferente dos seus irmãos hebreus que sofriam a opressão de Faraó diariamente. E ao perceber que os hebreus sofriam grande humilhação, tentou resolver tudo à sua maneira. Matou um egípcio e teve que fugir... para o deserto.

Lá é confrontado com uma realidade totalmente diferente dos paços reais ou das ruas da capital do império. Agora ele está por sua própria conta e risco e tem de aprender algumas lições básicas para poder se manter. Moisés tinha de aprendera viver no deserto, ou seja, a sobreviver. Apesar de ter passado 40 anos nas melhores escolas do Egipto com todo o rigor científico Moisés tinha de começar do zero. Nada do que aprendeu na metrópole serviria para usar no deserto.

À semelhança de Moisés, sempre que somos surpreendidos pela adversidade, seja por culpa nossa ou não, de repente nos damos conta de que tudo o que sabemos parece não fazer sentido nessa experiência em particular e ao que tudo indica, temos de aprender tudo do zero, ou pelo menos, o suficiente para enfrentarmos esta situação incomum.

Passei por isso repetidas vezes, mas uma particular vem a minha mente: Quando tinha eu 14 anos quando aprendi a falar inglês, e o meu irmão mais velho me colocou na escola de um amigo porque a língua seria um diferencial na minha vida futura. Naquele tempo todos queriam aprender inglês para entrar numa Organização Não Governamental porque pagavam em Dólares Americanos.

Yayımlanan bölümlerin sonuna geldiniz.

⏰ Son güncelleme: Mar 04, 2019 ⏰

Yeni bölümlerden haberdar olmak için bu hikayeyi Kütüphanenize ekleyin!

Lições do DesertoHikayelerin yaşadığı yer. Şimdi keşfedin