Capítulo 1 O DESERTO É LUGAR DE APRENDIZADO

18 0 0
                                    

LIÇÃO Nº 1

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

LIÇÃO Nº 1

LUGAR DE APRENDIZADO

Moisés é um dos homens mais influentes do mundo. Ou seja, era. Agora está no deserto de Refaím, fugitivo, por crimes contra a humanidade. Se calhar crime contra a humanidade seja um exagero, mas pouco importa. Quem o vê no deserto não tem noção da dimensão deste homem nos seus 40 anos, com músculos bronzeados pelo sol, mas desgastados pela frustração. Moisés anda com o rosto coberto - porque é assim que tem que ser no deserto mas também porque tem medo, vergonha e descrença. Medo porque havia morto alguém, vergonha porque não estava mais no patamar glorioso que havia sido a sua vida e como dizem por aí, quem te viu e quem te vê, e por fim, descrença porque as suas aspirações de salvador da pátria estavam todas frustradas.

Antes de continuar vou lhe apresentar esse homem:

Moisés é filho de um casal da tribo de Levi. Nasceu no Egipto no tempo em que o rei do Egipto, um tal de Faraó, mandou matar todos os rapazes nascidos na casa dos hebreus (na altura escravos no Egipto) e evitar uma revolta. Moisés, ainda bebé, foi colocado num cesto por seus pais, para não ser morto pelos soldados de Faraó e acabou nas graças da filha deste que o adoptou e criou. Sua própria mãe foi contratada para criar o filho com direito a salário até que este chegasse a desmamar.

Moisés viveu a sua juventude no palácio real, tendo sido preparado nas melhores escolas do Egipto. Foi dotado de conhecimento científico diferenciado, teve aulas de liderança com os que ensinaram os faraós e tantos outros herdeiros da coroa egípcia.

Ele viveu uma vida de fartura diferente dos seus irmãos hebreus que sofriam a opressão de Faraó diariamente. E ao perceber que os hebreus sofriam grande humilhação, tentou resolver tudo à sua maneira. Matou um egípcio e teve que fugir... para o deserto.

Lá é confrontado com uma realidade totalmente diferente dos paços reais ou das ruas da capital do império. Agora ele está por sua própria conta e risco e tem de aprender algumas lições básicas para poder se manter. Moisés tinha de aprendera viver no deserto, ou seja, a sobreviver. Apesar de ter passado 40 anos nas melhores escolas do Egipto com todo o rigor científico Moisés tinha de começar do zero. Nada do que aprendeu na metrópole serviria para usar no deserto.

À semelhança de Moisés, sempre que somos surpreendidos pela adversidade, seja por culpa nossa ou não, de repente nos damos conta de que tudo o que sabemos parece não fazer sentido nessa experiência em particular e ao que tudo indica, temos de aprender tudo do zero, ou pelo menos, o suficiente para enfrentarmos esta situação incomum.

Passei por isso repetidas vezes, mas uma particular vem a minha mente: Quando tinha eu 14 anos quando aprendi a falar inglês, e o meu irmão mais velho me colocou na escola de um amigo porque a língua seria um diferencial na minha vida futura. Naquele tempo todos queriam aprender inglês para entrar numa Organização Não Governamental porque pagavam em Dólares Americanos.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Mar 04, 2019 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Lições do DesertoWhere stories live. Discover now