MEU SAUDOSO PAI

3 1 0
                                    

TARCISO MARQUES DE SOUZA (1930-2008)

Filho de Luiz Marques de Souza e Tarcília Ferreira Marques, nasceu em Fortaleza, CE. 

Terminou o ensino médio e foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na construção civil. Cearense valente, sempre fez o que quis e nunca abaixou a cabeça para ninguém. Quando não queria mais algo ou não gostava do trabalho, simplesmente ia embora e começava de novo.

Casou-se com Maria Amélia e teve com ela, cinco filhos: Luiz, Roberto, Claudia, Claudete e Renato. 

Tarciso teve suas próprias empreiteiras de obras. Chegou a aventurar-se no estado do Maranhão. Trabalhei com ele em duas de suas empresas: Empreiteira Marques e Empreiteira Ceará. Marques era homem culto, honesto e muito trabalhador. Nunca reprimiu seus filhos. Sempre lhes ofereceu o que de melhor podia. Aos Domingos comprava os principais jornais e lia todos eles, até a última linha. 

Em 1992 foi para Rondônia, onde abriu um negócio pioneiro: uma videolocadora. Na velhice realizou seu sonho de ter o seu próprio jornal, na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, RJ, onde a câmara de vereadores lhe conferiu o título de Cidadão Bonjesuense.

Divorciou-se de Maria Amélia, indo viver com Valnice e depois com "Nenêm", da qual também se separou. 

Tarciso não foi previdente: não adquiriu bens, imóveis ou uma aposentadoria. Aos 74 anos, doente e morando só, foi acolhido por Maria Amélia e pelos filhos. Morreu de Infarto, em Teresópolis. Tombou como queria: uma árvore que deu frutos.  

AUTOBIOGRAFIA: ROBERTO MARQUES DE SOUZAWhere stories live. Discover now