Muro de Berlim

84 1 0
                                    

TRÊS DÉCADAS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM

-Por Emmanuelle Verano

Muitos, como eu, não eram nascidos em 1989, e não vivenciaram a Guerra Fria, mas o que foi o Muro de Berlim, e o que ele representava, afinal?

O então Primeiro Ministro Inglês, Winston Churchill, em 1946, designou o termo "Iron Curtain" à polarização política, no período pós-guerra. O Muro de Berlim, nada mais foi do que a concretização deste termo.

Apesar da aliança entre EUA e URSS para derrubar Hitler, assim que a pior das guerras teve seu fim decretado, a aliança se desfez, e a Alemanha foi partilhada em duas partes, o lado leste do país ficou com os soviéticos, socialistas, enquanto americanos, ingleses e franceses dividiam o lado oeste, capitalista. República Democrática da Alemanha e República Federativa da Alemanha, respectivamente.

Em 1961, na década auge da corrida espacial, uma barreira começou a ser construída entre os lados leste e oeste, o que causou pânico entre os berlinenses. Antes que o muro fosse terminado, vários moradores do lado leste atravessaram para o lado oeste, com medo do que estaria por vir.

Anos mais tarde, com a barreira já erguida, alemães orientais ainda tentavam fugir, seja por túnel subterrâneo, balão de ar quente, avião e até tirolesa. Vendo isso, governantes da RDA (República Democrática da Alemanha) decidiram aprimorar, cada vez mais, a personificação da cortina de ferro. Torres de vigilância foram instaladas, cães farejadores, soldados com ordens para executar quem tentasse fugir para a parte ocidental. Ao longo de seus 28 anos de existência, 136 pessoas foram mortas tentando escapar do oriente. Não houve relatos de fugas de cidadãos da RFA (República Federativa da Alemanha) para a parte oriental.

Deve-se atribuir a reunificação a três pilares poderosos na época, entretanto, improváveis: Ronald Reagan, presidente dos EUA; Margaret Thatcher, primeira ministra inglesa e Karol Wojtyła, o Papa João Paulo II.

Apesar de ter seu próprio governo, a Alemanha Oriental ainda vivia à mercê da então URSS e seus presidentes. Dado o contexto do acidente radioativo de Chernobyl em 1985, e o começo da falência do bloco socialista, Mikhail Gorbachev, então presidente soviético na década de 80, trouxe à tona a Perestroika, a abertura do mercado e a Glasnost, a transparência política do governo.

Reagan, ao perceber essa brecha, não perdeu a chance e, em 1987, no 750° aniversário de Berlim discursou em frente ao Portão de Brandemburgo e, ao citar o muro, desafiou Gorbachev à derrubá-lo. "Tear down this wall!" ou "Derrube este muro!".

Em 1989, após uma sequência incansável de protestos pacíficos de berlinenses orientais clamando pelo fim do Partido Socialista Unificado, e pela anexação da RDA a RFA, o então presidente oriental, Erich Honecker, encurralado, propôs um projeto de lei que permitiria a travessia entre as Alemanhas sem o visto, entretanto houve um mal entendido crucial para a reunificação.

Günter Schabowski, o então porta voz do governo Honecker, em uma coletiva de imprensa no horário nobre, foi questionado por um jornalista italiano a partir de quando a lei seria aplicada, Schabowski sem mais informações disse "Pelo que sei, ela começa... imediatamente".

Meia hora mais tarde, as ruas estavam lotadas de cidadãos orientais esperando a abertura do muro. Os guardas de fronteira, sem conhecimento do discurso de Schabowski, não permitiram a passagem e não atiraram, até a ordem de abertura. Assim que a ordem chegou, eufóricos, atravessavam aos montes, para o lado capitalista.

Berlinenses, de ambos os lados, com toda a empolgação de reencontros entre parentes, amigos, que foram separados pelo muro, começaram a destruí-lo.

Estima-se que mais de um milhão de pessoas foram às ruas em 09/11/1989, finalmente, após quase três décadas de divisão, a Alemanha era uma só, e assim como é dito na música Wind Of Change da banda alemã Scorpions, os ventos da mudança chegavam, e faziam com que os filhos do amanhã sonhassem alto novamente.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Oct 24, 2023 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Muro de BerlimWhere stories live. Discover now