Desenvolvimento

24 0 0
                                    

O Mito da Criação

Existem muitas histórias e crenças sobre a criação do mundo e do Japão; porém, o conto mais famoso principalmente no Japão é a mitologia de Izanami e Izanagi.

Neste conto diz-se que antes do céu e da terra existirem havia o caos, os deuses primordiais enviaram a terra dois seres divinos, Izanami "aquele que convida" ou "fêmea" e Izanagi "aquele que é convidado" ou "macho", e lhes deram a ordem de descer para a terra e lá criar seu lar; como presente os deuses lhes deram uma lança adornada de joias - a lança dos céus ou lança sagrada (Ame-no-nuboko).

Izanagi e Izanami estavam a postos na ponte flutuante do céu e, com a lança sagrada nas mãos, agitaram o oceano. Quando eles levantaram a lança, as gotas que caíram de volta a água coagularam e formaram a primeira terra firme, uma ilha chamada Onogoro-shima, que literalmente significa "espontaneamente coagulada" e ali se deu o primeiro reduto do mundo.

Depois desses acontecimentos, os deuses primordiais se pronunciaram dizendo para se casarem e que daquele casamento surgiria a criatura mais bela do mundo, pois assim o fizeram, Izanami rapidamente propôs o casamento e Izanagi sem hesitar aceitou; porém, o filho nascido deste casamento não era belo, pelo contrário era horrendo e foi chamado de Hiruko "Menino Sanguessuga", este foi colocado em uma barca de juncos no rio, sendo arrastado pela corrente. Depois houve o nascimento de Ahashima "Ilha de Espuma", sua estranheza era tão grande quanto a de Hiruko e os dois não foram considerados filhos legítimos de Izanagi e Izanami.

Curiosos e alarmados, ambos perguntaram aos deuses por que daquela prole horrenda, e rapidamente os deuses responderam que, o casamento de ambos não era válido; pois, quem deveria pedir a mão em casamento, era o homem e não a mulher (na cultura dos antigos japoneses, a mulher só falava depois do homem e só podia andar atrás do homem, nunca ao seu lado), depois disso eles refizeram a cerimônia de casamento da maneira "correta" e então deste casamento surgiram as ilhas que fazem parte do Japão as quais já conhecemos hoje em dia, e também dezenas de outros deuses.

Anos depois Izanami veio a falecer e sendo enviada ao Yomitsu Kuni "País dos Mortos". Izanagi desesperado decidiu cruzar as portas do submundo com a missão de trazer sua amada de volta. Chegando lá, Izanami cumprimentou Izanagi das sombras enquanto ele se aproximava da entrada do Yomi. Ao encontrar Izanami, o deus lhe disse:

-"Os países que tu e eu criamos ainda não foram totalmente terminados. Voltemos".

Izanami respondeu-lhe: -"Meu senhor e marido, que lástima, por que tua vinda é tão tarde? Eu já comi da comida do Mundo de Yomi! No entanto, vou me consultar com as deidades daqui. Peço-te que de nenhum modo me olhes".

Dizendo isso, Izanami adentrou no submundo desaparecendo nas trevas.

O tempo passava e Izanami não voltava, Izanagi começou a se desesperar, angustiado com a demora e determinado a encontrar a esposa. Izanagi acendeu uma tocha e olhou dentro do Mundo de Yomi, mas ao olhar mais de perto se surpreendeu com uma imagem aterrorizante, viu que sua amada esposa já não era a mesma, Izanami agora era um cadáver em decomposição, a deusa de outrora tão bela, tinha se convertido em um ser cadavérico e parte de seu corpo já estava putrefato e cheio de vermes. Sobre seu corpo disforme, surgiram ainda outros oito deuses horrendos, e Haijin "o Deus do Trovão".

Horrorizado com o que viu, Izanagi decidiu regressar, mas a própria Izanami, envergonhada por ter descoberto sua aparência, ordenou as Yomotsushikome (espíritos hediondos femininos do submundo) que perseguissem o deus.

Na fuga do mundo dos mortos, Izanagi tirou uma grinalda de sua cabeça e a atirou ao solo convertendo-a em um cacho de uvas. As Yomotsushikome começaram a comê-las dando a Izanagi uma brecha para fugir. Mas logo o alcançaram novamente, de modo que ele rompeu a presilha de sua cabeleira e atirou-a também ao solo, transformando-a em sementes de bambu. Elas pararam e começaram a brigar entre si pelo broto de bambu e assim Izanagi pôde livrar-se das horrendas criaturas que o perseguiam.

TCC - A história do JapãoTempat cerita menjadi hidup. Temukan sekarang