Capítulo 2 - Nosso Segundo Mestre está ferido

12 0 0
                                    

Eu não fui embora. Eu também não sabia o porquê. Talvez foram as lágrimas que a Velha Madame Yang derramou quando eu perguntei sobre o Segundo Mestre. Depois, todos foram embora – não apenas os criados, as mulheres da família voltaram para seus lares maternos, a Velha Madame Yang juntou algumas criadas e partiu. Antes de ir ela me disse, "por favor tome conta deste lugar. Em breve, o Segundo Mestre vai voltar."

Porém, o Primeiro Mestre não partiu. Ele disse que a Família Yang que o Velho Mestre Yang deixou para trás não poderia acabar assim. Ele pediu a sua esposa para voltar para a família dela, que ele iria atrás dela depois. Pessoalmente, eu achei que ele disse isso apenas para confortar sua esposa. Os criados restantes eram apenas três – eu, a Velha Feng e um criado do Primeiro Mestre. Até mesmo a esposa do Primeiro Mestre tinha partido.

O criado do Primeiro Mestre se chamava Yuang Sheng. Um dia quando estávamos fazendo nossos trabalhos, ele me perguntou do motivo de eu não ter ido embora e eu não respondi. Eu perguntei de volta o porquê de ele ter ficado. Ele respondeu que tinha uma dívida de gratidão com o Primeiro Mestre, não podendo ser ingrato nesses momentos. E então, ele me perguntou, se eu tinha ficado porque tinha uma dívida de gratidão também com o Segundo Mestre. Eu apenas ri naquela hora. Sem nem falar de gratidão, mas entre o Segundo Mestre e eu, já era ótimo que não existia um sentimento de vingança. Porém, eu não contei isso a ele porque tomaria muita energia explicando se fizesse. Portanto, eu disse sim, o Segundo Mestre fez um ato de gentileza para comigo e eu não poderia esquecer essa dívida de gratidão. Logo que ouviu isso, Yuang Sheng me puxou de lado e disse com a voz baixa, "Você também é uma criada leal. Você deve cuidar do Segundo Mestre." Eu fiquei quieta, ele não tinha dito isso em vão, então o questionei, "Por quê?" A expressão de Yuang Sheng não era boa mas ele me contou, "Algo deu errado com o grupo de negócios, certo? Eles não apenas atrasaram a entrega do imperador, eles acabaram encontrando inimigos."

Eu perguntei, "Que inimigos?"

"Quem sabe," Yuang Sheng disse, "Quando o negócio prospera, existem vários inimigos. Vendo que a Família Yang perdeu seu poder, alguém deve ter roubado eles no caminho de volta. O Velho Mestre Yang nem mesmo teve alguma chance e acabou... ah..."

Não apenas suspire "ah"! Eu perguntei novamente, "E o nosso Segundo Mestre?"

Yuang Sheng respondeu, "O nosso Segundo Mestre conseguiu escapar com vida, porém..."

Eu realmente queria bater nele, "O que aconteceu?"

Yuang Sheng declarou, "Eu ouvi dizer que ele está aleijado."

Aquele dia, eu passei em transe. Yuang Sheng disse que as pernas do Segundo Mestre estavam gravemente feridas. Ele tinha se recuperado um pouco e estava no caminho de volta para Hangzhou. Eu comecei a calcular, quão grave ele estava ferido? Quebrado? Manco? Daquela vez, eu não tinha pensado muito profundamente sobre isso. Eu só pensei que se suas pernas estivessem feridas, ele podia se recuperar depois de um tempo na cama. Sabendo do temperamento do Segundo Mestre, eu me perguntei quantos chutes eu acabaria levando.

Então, eu ainda esperava de coração que o Segundo Mestre se recuperasse rápido. No fim, acabou que eu fui ingênua demais. No dia em que o Segundo Mestre retornou, eu abri a porta. Sinceramente, eu não conseguia reconhecer ele nenhum pouco. Havia uma carroça puxada por uma vaca. Um condutor de mais de cinquenta anos com roupas simples. Eu achei que era um pedinte e disse, "Mestre, você deve ir para outro lugar, nós quase nem temos o que cozinhar." O velho homem acenou a mão e apontou para a parte de trás. Com um sotaque forte estrangeiro, ele disse, "Eu mandei isso aqui. Você tem que me dar duas moedas." Eu me virei para trás e vi que a carroça estava cheia de palha de trigo, mas parecia que tinha algumas roupas. Eu andei até lá e perguntei, "O que é isso, quem te mandou?"

Our Second Master (PTBR)Where stories live. Discover now