Reciprocidade

7 0 0
                                    


A busca mais constante em nossas vidas é sempre a mesma, receber tudo aquilo que oferecemos.

Não existe nada mais que complete mais a vida que isso. Sabermos que tudo que estamos oferecendo a alguém está sendo oferecido de volta.

Entregamos tudo que há de melhor dentro de cada pedaço nosso e recebemos todos os pedacinhos bons daquela pessoa.

Ter uma amizade ou um relacionamento que devolve tudo aquilo do mesmo jeitinho é algo tão incrível, preenche todas as lacunas que foram deixadas por situações anteriores, traz muita cor para nossa vida em preto e branco.

Porem quando esse desejo de reciprocidade vem em forma de cobrança passa a ser algo complicado de lidar.

Oferecemos tudo que temos para pessoas que não tem nada ou às vezes nem querer oferecer algo de volta. Entramos em caminhos que são tão sujos e destruídos que acabamos pensando que somos demais para tão pouco.

Aquela expectativa de que só pelo fato de mandarmos um "bom dia" para a pessoa todo dia, ela sempre vai fazer isso caso não o façamos não é algo saudável. Ainda mais no momento em que descobrirmos que cada pessoa tem uma visão diferente de reciprocidade.

Existem pessoas que oferecem isso para qualquer pessoa e esperam pelo dia em que vão receber de volta, mesmo que isso tenha sido oferecido a um completo estranho.

Esperamos que pelo simples fato de considerarmos uma pessoa nosso amigos, que ele virá sempre oferecer o que ele tem de melhor mesmo sem precisarmos.

A vida é feita de tempos e não momentos.

Cada pessoa tem o seu tempo, o tempo em que leva para demonstrar esse lado ou o tempo que demora a perceber que não vai conseguir suprir aquilo.

Devemos aprender a respeitar o tempo de cada um e até mesmo aceitar que algumas simplesmente não são assim.

Ter importância na vida de alguém não necessariamente lhe torna uma prioridade. Essa diferença que existe pode parecer tão sutil, mas que na verdade é muito enorme o distanciamento entre elas.

Não oferecer tudo de si assim como criar expectativas de que a pessoa vai simplesmente retribuir é errado.

Você deve sim oferecer, não tudo, mas o que couber, sem esperar que a pessoa retribua exatamente aquilo.

Às vezes podemos oferecer conforto enquanto a pessoa nos oferece atenção. Não pode ser da forma que "gostamos de cinza a pessoa tem que gostar de cinza também.".

Temos que aprender a lidar com a diferença, com o lado único de qualquer pessoa. Aceitar que aquela pessoa vai nos oferecer o que estiver disposta e ou o que for cômodo.

Porém não devemos nos contentar com migalhas. Receber algo verdadeiro e migalhas são bem diferentes.

Às vezes achamos que o que nos é oferecido é algo tão grande ou até mesmo, achamos que aquilo é o que merecemos e ficamos felizes com isso.

Aceitamos de maneira cega sem pesar o que oferecemos com o que recebemos.

Por mais que seja algo, pode ser algo inútil que estamos recebendo da pessoa e achamos que aquilo pode ser o máximo dela. Mesmo um coração muito machucado consegue ter coisas muito puras a oferecer, o problema estará no quão grandes são as feridas que ele carrega.

Não oferecer mais do que pode esperar e não esperar mais do que pode oferecer, esse sempre será um dilema.

Ao invés de se questionar se já ofereceu o bastante, questione se já recebeu alguma coisa verdadeira de volta!

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Apr 05, 2020 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

ReciprocidadeWhere stories live. Discover now