2 - O falso pai da mentira

7 1 0
                                    

Diferente do que a maioria dos leitores podem imaginar a princípio devido ao primeiro capítulo, é que o objetivo desse livro e desconstruir sua concepção de religião e transformar o leitor em um "ateu". Isso não é verdade, eu por exemplo não sou ateu, ainda. Sou deísta, para quem não sabe o que é um deísta é ou acredita lá vai "O deísta acredita que uma força maior (que pode ou não ser Deus) tenha dado o ponta pé inicial na criação do universo e do mundo como conhecemos, e que essa força/Deus não interfere em nossas vidas", essa é a minha definição de deísta, e você pode encontrá-la no Google, é possível, mas cada definição possa mudar de deísta para deísta.

Prosseguindo, e em defesa do diabo, vemos constantemente pessoas, pastores, padres e cristãos em geral dizer "O diabo é o pai da mentira". Sim, e isso é verdade! A bíblia condena o diabo como pai da mentira. Mas será isso uma verdade? Ao longo de toda a bíblia vemos histórias maravilhosas da graça e do poder de Deus, com passagens supostamente verdadeiras até parábolas que são histórias possivelmente inventadas para passar uma mensagem como as fábulas que aprendemos na pré escola que nos ensina uma lição de moral ao final.

O curioso da Bíblia é que o diabo não está muito presente nela, sim, tem várias passagens que levam o seu nome mas não a sua presença. E trazendo para a vida real, sempre ouvimos as pessoas que conhecemos afirmarem, "isso é obra do diabo", "quando o diabo não vem manda o secretário", e "as coisas mundanas pertencem ao diabo", ok. Você leitor provavelmente deve concordar com a grande maioria dessas afirmações, mas vamos analisar um pouco a bíblia.

A primeira mentira contada na Bíblia não foi contada pelo diabo, e sim por Deus o todo poderoso. Em Gênesis ele disse "mas do fruto da árvore que está no meio do jardim disse Deus: não comereis dele nem nele tocareis para que não morrais" Gênesis 3:3. Ok, mas sempre que você disser isso a um cristão ele vai rebater com uma história tosca, de que Deus falava da morte espiritual e etc. Mesmo que essa afirmação fosse verdade, o que não é, Adão e Eva acreditavam que se comecem da fruta proibida eles iriam morrer.

Para completar, digamos que a bíblia seja toda verdade, se Deus é um ser perfeito, que não comete erros, qual seria a necessidade de criar um livro que levasse sua palavra de forma errônea, contraditória, incoerente e principalmente misteriosa? Porque Deus não fala de forma clara com seu rebanho?

Só para esclarecer, para aqueles que ainda tem dúvidas sobre isso, quando se trata de ciências sociais e até naturais, o criador de um termo ou expressão sempre é chamado de pai do que ele propôs, exemplo Tales de Mileto pai da filosofia, considerado o primeiro filósofo. Santos Dumont, brasileiro, considerado o pai da aviação, o primeiro homem a voar. Logo no início da Bíblia temos Deus o pai da mentira, o primeiro ser a contar uma mentira.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Feb 11, 2023 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Em defesa do DiaboWhere stories live. Discover now