Capítulo 1

16 0 0
                                    

Os descendentes de Jacó no Egito:

Falamos na introdução sobre a promessa que o Senhor havia feito ao seu povo. Para sabermos como eles haviam se tornado escravos na terra do Egito, precisamos retroceder um pouco na história. 

Abraao havia gerado Isaque, que havia gerado dois filhos: Esaú e Jacó. Esaú era o primogênito, porém Jacó seria o eleito para receber a benção da primogenitura. Isso gerou um conflito entre os irmãos, o que fez com que Jacó fugisse para PADÃ-Arã. Lá se apaixonou por uma das filhas de Labão, Raquel, porém o seu sogro o enganou, dando a Lia como esposa. Teve que trabalhar por mais 7 anos para receber a Raquel.Delas teve filhos e filha. A rixa entre os irmãos por parte de mães diferentes era grande, principalmente entre José, o filho preferido de Jacó, com seus outros irmãos. Eles odiavam José, e maquinaram o mal contra ele. Venderam-no como escravo e este acabou indo parar no Egito. Lá passou por maus "bocados", após ser preso injustamente e interpretar o sonho de Faraó, ele se torna governador do Egito. Com a fome extrema naquela época, os irmãos de José descem até lá,em busca de alimento. E quando finalmente se encontram com seu irmão, o passado vem atona, e depois de grande recentemente e reviravoltas fazem as pazes. Com isso o seu pai, Jacó, assim como seus irmãos e as suas mulheres e filhos passam a morar na terra do Egito. Setenta pessoas ao todo. Depois de alguns anos, toda aquela primeira geração morreu, mas a descendência permaneceu e se multiplicaram sobremodo.

Um novo rei, que não havia conhecido José nem o seu Deus, se levanta sobre o Egito. Ao ver o número de israelitas, teme que por uma rebelião. Com isso começa a colocá-los sobre os serviços pesados. Os israelitas construíram para  faraó as duas cidades-celeiros : Pitom e Ramessés. Porém, quanto mais o povo era afligido, mais se multiplicavam, mas cresciam em número. E isso atormentava os egípcios, fazendo-os oprimiram ainda mais os israelitas, com a árdua tarefa de preparar o barro e fazer tijolos e ainda executar todo tipo de trabalho do campo.

Como não tinha obtido resultados satisfatórios, ordenou ainda as parteiras hebreias que todo menino que nascesse deveria ser morto. Por causa do temor a Deus, não obedeceram ao Faraó. Mesmo que isso custasse suas vidas. E por isso, Deus as recompensou dando-lhes família.

Por fim, Faraó ordena ao seu próprio povo, que todo menino que nascesse das hebreias deveriam ser lançados no rio Nilo.

Com isso podemos tirar algumas lições:

1- As promessas do Senhor são eternas, e ainda que ao nosso ver parecem demorar, Ele as cumpre no tempo certo.

2- Obedecer a Deus é mais importante do que qualquer outra coisa. Como diria o profeta Samuel: "Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar."

3- Antes mesmo de Abraão se quer imaginar, Deus já tinha um plano traçado. Um plano bem maior do que ele espera.



Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jul 28, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

O livro de ÊxodoOnde histórias criam vida. Descubra agora