Outlander - 2×10 - Prestonpans

3 1 0
                                    


"Quantos homens eu ainda teria que ver morrer na guerra?

Muitos e muitos mais". - Claire Fraser


O episódio começa com Claire olhando para o corpo de um homem em decomposição e com ela se perguntando quantos homens ela tinha visto morrer na guerra. Ela constatou que a rebelião que ela e Jamie tanto lutaram para evitar estava bem próxima a eles; e que a única esperança para o casal é que de alguma forma eles poderiam mudar o resultado. Mas é claro que ela temia que isso não fosse possível, e quantos homens ainda ela teria que ver morrer? Com certeza muito mais.

No conselho de guerra os oficiais jacobitas Murray e O'Sullivan parecem não entrar em acordo. Jamie explica que o campo que separa o exército escocês do inglês é um pântano, onde os homens podem ficar presos e virarem alvos fáceis. Os oficiais não entram em acordo e talvez a única concordância seja que as ideias do Príncipe Charles são ridículas. A reunião termina sem que eles cheguem a um consenso. Charles conversa com Jamie em particular e fala que soube que Claire está montando um hospital. Então Charles pede para que Jamie instrua Claire, que quando estiver cuidando dos feridos atenda os ingleses antes dos jacobitas. Parabéns Charles, com certeza é uma ótima ideia, imagina como os soldados escoceses ficarão felizes quando souberem disso? Com certeza vão amar!

Dougal diz que gostaria de provar a sua coragem ao príncipe. Ele monta em seu cavalo branco com os braços abertos e parte em direção ao acampamento inglês; e com os soldados escoceses olhando. Nisso os ingleses começam a se preparar para atirar, o Príncipe Charles pergunta quem é o extraordinário companheiro, Angus e Rupert bem orgulhosos falam que é Dougal Mackenzie, um amigo pessoal. Dougal percebe que o terreno é pantanoso o que dificulta o avanço do seu cavalo, os ingleses começam a atirar até que uma bala atinge a boina que ele está usando e deixa em sua cabeça um pequeno machucado. Quando Dougal retorna ao acampamento é aclamado como herói e fica surpreso quando um príncipe Charles emocionado o abraça e diz que se ele tivesse cem homens como ele a guerra terminaria no dia seguinte.

Claire está montando o seu hospital e reuniu um grupo de mulheres para que a ajudem, começa a treiná-las, a dar tarefas e orientações sobre limpeza, como manter baldes e vasilhas cheias de água usando somente a água do poço, cuidando para que sempre tenha água com mel, para manter a pressão dos feridos equilibradas.

Em uma cena comovente Ross e Kincaid conversam que se algo acontecer com um deles, o outro herdará os seus bens pessoais e cuidará da sua família. Angus que estava observando os dois e de forma divertida, mas triste também fala ao seu companheiro Rupert que se algo acontecer ele vai deixar a sua espada, a sua adaga, a sua bolsa de couro com tudo o que tem dentro e mais outros "itens interessantes".

Enquanto Murtagh está afiando a sua adaga, Jamie nota que algo o está incomodando e pede que ele desabafe. Murtagh diz que em uma invasão cada um tem um papel a cumprir e você se conforma que a invasão será um sucesso ou um fracasso dependendo das suas ações. Você é forçado a ferir um homem ou até matá-lo, e aí você vai encará-lo ao fazer isso, agora se você morrer, morrerá sabendo que a sua memória vai continuar viva no clã e ela terá um significado. Jamie diz que não pode dar palavras de conforto, que em Paris quase destruiu o seu casamento tentando evitar essa guerra, mas que ele falhou. A guerra tem esse poder de provocar medo em todos, até mesmo no mais corajoso dos homens.

Resenhas de OutlanderWhere stories live. Discover now