Por que este Livro é "Diferente"?

240 8 0
                                    

Porque trata de um aspecto do comportamento humano que não pode ser transmitido satisfatoriamente por meras palavras - ainda que, depois de escritas, fossem complementadas por ilustrações em paralelo.
Tentar ler o texto sem os desenhos seria como não olhar para a tela do cinema, apenas ouvindo as palavras dos artistas do filme.
O enredo se perderia.
E tentar olhar apenas os desenhos seria contemplar a tela com o som desligado.
Juntos, formam uma unidade de comunicação intensa, clara, simples - e até divertida!
Que espécie de literatura é isso?
Em relação ao tema que aborda, este livro constitui um ousado avanço na fronteira da Informática moderna, aliando a técnica de trabalho em grupo à criatividade "copy-art" para obter uma obra totalmente unificada.
O tema abrange a comunicação psicossomática inconsciente do próprio leitor - e por isso o fascina, diverte, desafia e esclarece ao mesmo tempo!
Para tanto, foi preciso unir o psicólogo ao artista, ambos escritores e educadores. Então o conjunto (unidade-texto-arte) de cada capítulo era planejado em comum pelos dois autores, e o texto escrito por um, refundido pelo outro e então testado e reexaminado em conjunto. Este procedimento era repetido até se obter uma mensagem semântica una com os desenhos. Estes por sua vez eram também traçados e retraçados tanto pelo Pierre como pelo Roland, até a sua finalização por este último.
Neste intenso trabalho de equipe, concessões mútuas tiveram de ser feitas. O artista teve de disciplinar até certo ponto o seu estilo verbal jocoso, o que nem sempre conseguiu. O cientista por sua vez teve, muito a contragosto, de arriscar o seu bom conceito junto a seus colegas.
Mas como o mostra McLuhan, a velha didática " ex-cathedra" cedeu lugar à comunicação direta da realidade. Que estará diante dos olhos do leitor nas páginas a seguir.

Primeira Parte:
PRINCÍPIOS


Convite a um Passeio 

Antes de mais nada, folheie um pouco este livro! — Você vai passear de balão ou de dirigível. - É mais fácil usar o alfabeto do que descobri-lo. - Você conhecerá três animais que vão fazer parte do seu vocabulário de cada dia!
Alguém à sua frente cruza ou descruza os braços, muda a posição do pé esquerdo ou vira as palmas das mãos para cima. Tudo isso são gestos inconscientes e que, por isso mesmo, se relacionam com o que se passa no íntimo das pessoas.
Quer saber o que significam?



Pronto? Então você pode começar a leitura.
Você notou duas coisas: que há uma porção de desenhos em estilo alegre, e que o texto às vezes tem trechos em letras maiores, às vezes em menores.
Isto é para que você possa se divertir de duas maneiras diferentes.

1. Se quiser, você pode apreciar o texto por alto, numa leitura de passatempo.
Basta ler apenas o texto em letra maior, como acima, saltando os parágrafos como este (Verificará como, depois da última palavra em letra maior - neste exemplo, foi a palavra "passatempo" - sempre será possível continuar o fluxo das idéias, reiniciando sem pausa a leitura no trecho seguinte em letra maior).
E você poderá entender as ilustrações sem se preocupar de fazer disso um estudo, enquanto nós, os autores, levaremos você a passeio por novas e fascinantes noções do comportamento humano.
Mesmo lendo assim, você vai se surpreender com a quantidade de gestos que conseguirá decifrar no fim da leitura.

2. Você pode ler para aprender em vez de apenas conhecer.
Então leia tudo, inclusive os trechos menores, a não ser que estes citem fatos já do seu conhecimento. E estude as ilustrações. Leia, experimentando "dirigir o balão", enquanto os autores vão girando a hélice...

O CORPO FALA Where stories live. Discover now