Meu Ultimo Caminho

3 0 0
                                    

[...]
Aquela brisa refrescante trazia lembranças sofridas, mas que não doíam mais. Dessa vez estava em paz.
Diante da luz da lua, enquanto admirava as estrelas, resolve deitar-se naquele gramado no topo da montanha. Não havia estresse, preocupação ou arrependimento. Desta vez estava em paz.
Não pensava, não reagia, mal era perceptiva sua respiração. Ao longe, tentava ver a última estrela que seus olhos podiam alcançar. Por consequência olhava para baixo, e do alto daquela montanha tudo parecia menor. "Um dia me preocupei com tudo isso que vejo agora? Essas coisas tão pequenas já me fizeram sofrer tanto?!" Pensava naquele instante. Mas não mais. Desta vez estava em paz.
Agora enxergava mais. Aquela imensidão, pessoas, prédios, casas, trabalhos e batalhas do dia a dia; Luxuria, status sociais, posses materiais, ganância, querer ser mais. Tudo estava menor, sem valor. Aquele momento sob as estrelas valia mais que tudo aquilo que o homem dava a vida dizendo ter algum valor. Mas agora não valia nada. Desta vez estava em paz.
Olhando para baixo enxergava todo seu passado. A base da montanha, seu início. "Foi de lá que comecei". As pedras, troncos, buracos que teve que se agarras, seus empecilhos superados, desafios vencidos. "Aquele caminho que superei... Minha última batalha valeu a pena". As cavernas ao longo do caminho, recompensas pelo esforço. "Agradeço não ter que passar as noites pendurado. Essas cavernas foram as melhores 'camas' em que dormi". Mas o caminho continuava. E mesmo após uma vida de luta, pra chegar ao seu destino tinha que lutar mais. O cansaço, uma tentação. "Cheguei mesmo a pensar em me jogar de tão alto enquanto subia?!". A fome, outro desafio. "Acho que já me acostumei com sabor das raízes..". Sede? "Obrigado pela chuva". Saudade das pessoas e familiares. "Sei que as verei de novo... mas não agora. Ainda é cedo". Por fim, o topo! Valeu a pena. No fim a montanha era apenas sua vida, refletida num ultimo caminho de reflexão. Um ultimo momento de gratidão. Mas pra que tanto esforço? Por que lutar tanto? O que tinha no topo? Não faz diferença. Não importa mais. Desta vez, estava finalmente em PAZ!
...

[Meu ultimo caminho ~ Douglas Fonseca ~]

Literando a VidaWhere stories live. Discover now