Dica 18 (Há muito tempo atrás)

316 44 19
                                    

Que saudade que eu estava de vir aqui e trazer aquela dica de fácil entendimento, simples e rápida (hoje nem tanto) que já conquistou alguns coraçõezinhos por aqui!❤

Heeey, retorno hoje com mais uma das grandes curiosidades do nosso universo do pleonasmo, assunto abordado no capítulo anterior.😊

Como já sabemos, mas só para reforçar, pleonasmo é o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, e para ajuda-los a entender melhor, nos aproximarmos mais e construirmos amizade com esse coleguinha aqui, lhes trouxe um exemplo bem recorrente que vejo, em algumas situações, do dia-a-dia, seja em histórias contadas por pessoas mais velhas ou em aplicativos de troca de conversa online.

Nosso alvo de hoje é a seguinte frase: "Há muito tempo atrás".

Mas, o que há de errado nessa frase?

Veja bem, meu caro leitor (escritor), é necessário entender que usamos essa frase quando queremos nos referir a algo que já aconteceu, ou seja, está no passado.

O "A" que expressa futuro, foi convertido para o "Há", que expressa passado e era exatamente essa a intenção da sentença acima. PORÉM, devemos analisar bem antes de escrevê-la ou falar. Se eu quero dizer que algo JÁ aconteceu – algo que está no passado –, NÃO há necessidade de forçar ao receptor (quem recebe a mensagem) a entender que você quer expressar o passado.

Ao dizer "Há muito tempo", estou claramente dizendo que já passou, já aconteceu. Analise comigo:

Exemplo: Há muito tempo atrás, a garotinha que vestia um capuz vermelho, foi apelidada de chapeuzinho vermelho...

Você conhece o conto da Chapeuzinho Vermelho? É um conto de fadas clássico que foi escrito por Charles Perrault em 1697, ou seja, HÁ MUITO TEMPO. Se já sabemos que foi criado anos atrás, isto é, em anos que já se passaram, realmente NÃO precisamos dizer que foi há muito tempo atrás.

ESMIUÇANDO O CONTEÚDO |

Há – indica passado

Muito – grande quantidade

Tempo – contagem (horas, dias, meses, anos – passado, presente e futuro)

Atrás – sendo um advérbio de lugar, também pode expressar o tempo passado

Entendeu a mensagem?

RESUMINDO | HÁ MUITO TEMPO ATRÁS

Se na frase já foi colocado o "Há" que é uma conversão do "A" (futuro) para o passado, NÃO precisamos colocar o "atrás" no final da sentença, porque ao acrescentar o "Há", sabemos que já passou e seguindo para o "Muito tempo", é perceptível para nós que já ocorreu há anos.

Concluindo, você estará falando e escrevendo de forma correta se apenas colocar da seguinte maneira: Há muito tempo.

Exemplo 1:

"Há muito tempo, recebíamos cartas de amor ao invés de flertes pelo WhatsApp."

Exemplo 2:

— Eu não estou atrasado, certo? — perguntei, e ela apenas riu.

— Nos seus sonhos. 

— O professor já chegou? — indago, assustado.

Há muito tempo.

Exemplo 3:

Resolvemos comemorar o meu aniversário na casa da vovó Amélia. Ela disse que iria fazer aquele bolo de frutas que eu adoro, fazia tanto tempo que eu não comia o melhor bolo do mundo.

— Vejam, minha neta come como se nunca tivesse comido esse bolo antes — comentou vovó, o que me fez sorrir, de boca cheia. 

— Vovó, eu nem me lembro mais de quando comi este bolo. Foi há muito tempo. Eu estava ansiosa por isso. 

Espero que tenham gostado. Prometo não demorar muito com a próxima dica.😂 Beijos, até breve!😊✌

Dicas para Escritores IniciantesOn viuen les histories. Descobreix ara