Introdução

648 33 0
                                    

A raça humana é a única dentre todas as outras criaturas presentes no planeta Terra capaz de se comunicar através de uma linguagem verbal. Mesmo sendo uma habilidade presente nos seres humanos, a maioria deles possui enorme dificuldade em expressar-se satisfatoriamente.

O poder das palavras é imensurável, ainda mais se utilizadas da forma correta. Velocidade, gestos, respiração, montagem das frases, tudo conta na hora da comunicação. Um bom comunicador atinge altos objetivos utilizando apenas suas capacidades ligadas à linguagem.

Foi através da eloquência que filósofos da Grécia antiga deixaram seus nomes na história, que Hitler convenceu sua nação a cometer ações terríveis e que alguns homens cativaram uma legião de seguidores.

"A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto."

- Provérbios 18:21

Vivemos na era da tecnologia, perfeita para os bons comunicadores. Raramente você encontrará bons youtubers, bons apresentadores de televisão ou bons jornalistas que não saibam falar com desenvoltura.

Até mesmo os hipnólogos (especialistas em ciência da hipnose) precisam praticar técnicas para obter melhor dicção e atenção na comunicação. Ou seja, as palavras bem usadas podem persuadir e até hipnotizar alguém.

Nesta obra você encontrará técnicas, dicas e explicações relacionadas à comunicação verbal e até mesmo a não-verbal. Fique atento e procure praticar o que estiver aqui exposto, pois, como qualquer qualidade, o ato de falar bem também precisa de aprimoramentos.

Durante este período de estudos busque alguém próximo (e paciente) para praticar o que for aprendido. Não se limite a conversar apenas virtualmente. Pratique o diálogo frente a frente, afinal, não há nada que possa substituir o velho e bom calor humano.

Tome cuidado com os exageros. Se perceber que suas conversas estão incomodando alguém, pare um pouco. Mais à frente você aprenderá muito sobre a importância de fechar a boca e abrir os ouvidos. Não é à toa que temos dois ouvidos e somente uma boca.

Não se desespere caso os resultados dos estudos desta obra não surtirem efeito a curto prazo. O estilo de comunicação enraizado em você é resultado de anos de existência. É óbvio que provavelmente outro estilo de comunicação não emergirá tão facilmente.

Avance aos poucos. Seja diligente consigo mesmo. Não se esqueça de que somos todos humanos, seres em constante evolução e transformação. A paciência é a maior característica do estudioso e esta precisa ser treinada desde já.

Concentre-se no que lerá nos capítulos posteriores e prepare-se para mudanças notáveis. Espero, sinceramente, que este livro lhe acrescente conhecimento necessário para alcançar evolução e objetivos antes inalcançáveis.

O Manual do Bom Comunicador: Como obter excelência... (7ª ed.)Onde histórias criam vida. Descubra agora