capitães da areia [📰🚔🎠🏖🍻📚🗡]

13 1 0
                                    

Ok, esse foi o primeiro livro do ano! Uma leitura incrível e fluída que me proporcionou muitas lágrimas, risadas e MUITA vontade de vomitar.

O livro conta a história dos Capitães da Areia. Crianças que foram abandonadas, que são órfãs de pai e mãe e que não encontraram um lar na imensa e bela cidade de Salvador, Bahia. Por isso, vivem como homens e ladrões, sem infância e qualquer resquício de carinho, sem um colo maternal e estudos, no Trapiche.

Há no livro alguns personagens principais e aqui vou destacar os que mais me chamaram a atenção.

O primeiro é o Pedro Bala, o chefe dos Capitães da Areia, que me decepcionou imensamente em um capítulo desse livro. E depois disso, confesso que tive dificuldade em voltar a gostar, nem que fosse um pouquinho, dele. Para mim, nada, repito NADA justifica a atitude que o chefe dessas crianças teve.

OBS: Apesar de que não é só o Pedro que parece um animal quando vê uma mulher. Juro, nojentos. Por isso preciso dizer aqui: GATILHO PARA ESTUPRO.

Já o Professor tem uma personalidade que ao meu ver é digna de muita admiração. Ele ama ler! E passa a maior parte do tempo nisso e também é pintor. Muito talentoso!

OBS: Quando ele e o João Grande defenderam a Dora os dois ganharam meu coração!

Outro personagem destaque foi o Sem-Pernas, que me emocionou! Ele tem atitudes nojentas, eu sei. Mas é um personagem complexo que me deixou tocada pela história. Um capítulo em específico, onde ele encontra uma "família", cheia de amor para dar, pega amor por ela e logo precisa se afastar CORTOU MEU CORAÇÃO. EU DESIDRATEI. FIQUEI TOTALMENTE ACABADA.

Com esses destaques digo: tem muitos outros personagens que me interessaram, e que vale a pena conhecer.

É um livro que recomendo. Entretanto, entendo todas as críticas relacionadas a ele! E vocês? Já leram? Recomendam? Qual é a sua opinião?

[⭐⭐⭐⭐]

livros lidos [2022 [📖]]Where stories live. Discover now