Entrevista com Rafaela Oliveira

69 5 2
                                    

"As vezes se perder, faz parte do processo de encontrar-se!"
— Flávia Barros.

"As vezes se perder, faz parte do processo de encontrar-se!"— Flávia Barros

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

       Trouxemos mais uma entrevista, Fantásticos. E desta vez viemos com a dona do perfil historiasvermelhas, da autora Rafaela Oliveira Apparecido, formada em Letras na Universidade de Jacareí e exercendo como professora de Ensino Fundamental. Seus livros nos mostra uma sensação de aconchego, uma aproximação dos personagens que são apresentados, assim como o seu conto – que ganhou o Concurso Road Trip deste mês de Abril do ano de 2022 – denominado como "Nunca Foi Dessa Forma", mostra como as personagens têm uma certa sincronia entre si e da luta determinável que elas propuseram para se encontrar-se em suas aventuras.

       Rafaela Oliveira é uma eterna amante de cinema e  de seus similares, e nós também somos. Então vamos a conhecer melhor.

●●●

1) FantasiaLP: Quando você decidiu se tornar escritora?

       R: Pouco depois de perceber que eu escrevia. Acho que todo autor passa um tempo da vida sem ter consciência que já é autor. Eu sempre gostei de inventar histórias, fossem escritas ou encenadas, e todas as minhas brincadeiras da infância precisavam ter uma continuação, eu gostava de ver a progressão das coisas, de evoluir as minhas narrativas. Mas eu achava que toda criança brincava assim. Só fui passar a escrever com consciência quando completei 14 anos, e durante o ensino médio já escrevia pensando no meu futuro como autora.

2) FantasiaLP: Conte-nos um pouco sobre o seu percurso e os seus trabalhos literários no Wattpad.

       R: O meu principal trabalho aqui no Wattpad é meu livro "Histórias Vermelhas demais para roupas brancas", é um suspense com toques de fantasia que fala sobre a Amora, uma menina de 13 anos que possui um livro antigo e misterioso que ela acredita contar histórias verdadeiras sobre bruxas, monstros e fantasmas. Nessa obra eu vou intercalando alguns capítulos da história com os contos do livro que a personagem lê, então tem histórias dentro da própria história. Também tenho alguns contos curtinhos, todos avulsos e uma duologia chamada Mentiras,em que cada obra contém textos curtos que narram perspectivas diferentes sobre o período do isolamento social. Atualmente eu estou escrevendo o "vinte e três", também na proposta de textos curtos, mais experimentais e descompromissados. Acho que eles são uma experiência nua e crua dentro da minha mente como autora.

3) FantasiaLP: Como o Wattpad está ajudando na sua carreira literária?

       R: O Wattpad me ajuda não só a divulgar o meu trabalho, como também entrar em contato com o as pessoas que me leem. Esse retorno das pessoas, às vezes quase que imediato, proporciona a nós, autores, algo único, que pode impulsionar o processo criativo de maneiras que não conseguiríamos sozinhos. Durante esses anos na plataforma eu pude conversar com várias pessoas e receber o apoio e carinho de quem torce pela minha carreira e que assim como eu sonha com os meus livros se tornando de papel.

Entrevistas FantasiaLPOnde as histórias ganham vida. Descobre agora