ANTECEDENTE

5 6 0
                                    

Desde o início de sua carreira política durante a década de 1920, Adolf Hitler já defendia que o bolchevismo soviético era um grande inimigo do povo alemão, enfatizando isso em seus discursos e escritos. Quando assumiu o poder da Alemanha em 1933, Hitler doutrinou a população a acreditar que uma guerra contra a União Soviética era essencial para a sobrevivência do povo alemão.

Em razão dessa rivalidade ideológica existente entre a Alemanha Nazista e a União Soviética, esperava-se, em 1939, que um confronto entre as duas nações fosse acontecer como consequência do clima de tensão existente na Europa. Essa expectativa pelo confronto entre esses dois países fez com que todo o mundo fosse pego de surpresa pela assinatura do Pacto de Não Agressão.

Esse acordo entre Alemanha e União Soviética também ficou conhecido como Pacto Germano-soviético e foi realizado em agosto de 1939, ou seja, poucos dias antes do início da Segunda Guerra Mundial. Por meio dele, instituiu-se um acordo de paz entre essas duas nações durante um período de dez anos, inclusive em caso de guerra na Europa. Além disso, esse pacto estipulava uma série de acordos comerciais entre soviéticos e alemães, como também cláusulas secretas que estipulavam a divisão de territórios na Europa entre os dois países (como no caso da Polônia).

De uma certa forma, esse acordo foi uma farsa, pois tanto alemães quanto soviéticos sabiam que a guerra entre as duas nações fosse algo inevitável. Para a Alemanha, o acordo era importante porque lhe garantia recursos soviéticos essenciais e permitia aos alemães concentrarem-se no fronte ocidental da guerra. Para os soviéticos, a importância desse acordo estava em possibilitá-los reforçar suas defesas para um futuro embate.

Poucos dias depois da assinatura do acordo entre as duas nações, os alemães atacaram a Polônia, evento que deu início à Segunda Guerra Mundial. De 1939 até meados de 1941, a Alemanha teria um período de consideráveis vitórias na guerra, com a invasão de diversos países como Polônia, Noruega, França etc. Atribuem-se essas vitórias, em grande parte, à tática inovadora da blitzkrieg.

 Atribuem-se essas vitórias, em grande parte, à tática inovadora da blitzkrieg

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
WARFAREWhere stories live. Discover now