O ESTADO DE ALARME

136 31 19
                                    


Em vinte e cinco, de outubro de 2020, entra em vigor o segundo estado de alarme. O presidente do governo Sánchez diz que será prorrogado até nove de maio 2021. A medida permite que o governo da Catalunha estabeleça: o fechamento do perímetro da Catalunha, exceção para a mobilidade essencial como assistência a serviços de saúde, obrigações laborais, legais, educação e cuidado de vulneráveis; confinamento municipal das 06h00 de sexta-feira até segunda-feira no mesmo horário. Serão permitidas viagens entre cidades da mesma região para visitar cemitérios nos dias trinta e um de outubro e um de novembro. Bares, restaurantes, shoppings, cinemas e similares devem permanecer fechados. Apenas lojas que vendam produtos essenciais ou de higiene poderão abrir. Fechamento de academias.

Em nove de novembro de 2020, a Pfizer e a BionTech anunciam que sua vacina contra o coronavírus é pelo menos 90% eficaz. Dias depois, Moderna se junta.

Com a pandemia, os dias ficaram mais curtos e havia que cronometrá-lo. O trabalho, os cuidados com a saúde e beleza, vida social, tudo deveria se encaixar entre as seis da manhã e as dez horas da noite. Numa cidade onde não se jantava antes das nove horas da noite isso foi um grande contratempo.

Naquela terça-feira, Olívia estava no sótão do antigo apartamento em Sarrià recolhendo seus últimos pertences e emoções, quando recebeu uma mensagem de Gerard perguntando o que ela estava fazendo, com a academia, fechada ele iria correr na montanha e perguntou se ela queria ir. Olívia, sem dar detalhes de onde estava, respondeu que não conseguiria terminar o que fazia a tempo de chegar no apartamento dele antes do toque de recolher.

No dia seguinte, surpreendida leu a seguinte mensagem:

"Será que fui mal-educada assim ao recusar o convite dele?", se perguntou com a mão no queixo diante da pilha de folhas com registros de peças para serem escaneadas na galeria

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

"Será que fui mal-educada assim ao recusar o convite dele?", se perguntou com a mão no queixo diante da pilha de folhas com registros de peças para serem escaneadas na galeria. Os dias foram passando, sem as rotineiras mensagens matinais dele. Decidiu escrever.

Gerard deveria ter se magoado sua indiferença. "Será que não é melhor contar para a razão de não ter ido à casa dele?", se perguntou. Dizer que esteve no apartamento de Pierre para buscar o resto de suas coisas, inclusive sua bicicleta, agora podiam pedalar quando fosse à montanha. Contaria que ficou muito triste em voltar ao antigo apartamento e por isso não quis vê-lo; que quis ficar sozinha. Não podia dizer isso, pensaria que ela não gostava dele e que estava triste por Pierre. De fato, estava, mas eu gostava de Gerard e não queria parecer ingrata chorando as mágoas sobre o ex.

Chegou à conclusão de que iria ser honesta, mas quando ele voltasse ao estado normal. Gerard deveria estar em uma semana ruim. No final da tarde, recebeu uma mensagem dele dizendo que havia estado ocupado preparando um o presente para a mãe. Perguntou como foi o dia de Olívia e lhe contou sobre o dele. Combinaram de jantar juntos no dia seguinte. Em seguida enviou uma foto. Era uma capa de celular personalizada com a foto de duas senhoras. Uma delas, Olívia reconheceu ser Montse, a mãe de Gerard, pela semelhança deduziu que a outra era a avó dele.

A RESPOSTA DE ALINA ( EM REESCRITA)Onde histórias criam vida. Descubra agora