(...) Terapia? (...)

2 0 0
                                    

Após uma noite de farra, Rafaela chegou em sua casa de madrugada. Felipe, cheio de sono entrou na primeira porta que viu, por sorte era a porta aonde Rafaela morava. Ambos dormiram largados no sofá.

Rafaela não bebeu como havia prometido,  estava apenas sonolenta, nunca havia passado a noite em claro. Felipe, para não influenciar a amiga, também não bebeu. Saíram apenas para flertar, beijar e conhecer pessoas novas.

O relógio despertou 7:30 da manhã, Rafaela acordou e sentiu cheiro de café sendo passado. Havia dormido com uma camiseta branca e larga e uma calcinha infantil da hello kit. Levantou-se e caminhou coçando os olhos em direção à cozinha.

  — Bom dia, margarida. — disse Felipe num ânimo absurdo. — Calcinha da hello kit? Credo.
  — Bom dia, vagabunda. — brincou Rafaela e Felipe sorriu.
  — Precisamos conversar, amiga.

Felipe a serviu com uma xícara de café e sentou-se,  parecia que ele estava na sua própria casa.

  — O que houve, Fê?
  — Rafa, eu te amo e me importo contigo. Quero o seu bem e sua evolução,  sabe? Você é minha melhor amiga.
  — Aonde você quer chegar?
  — Volta a fazer terapia. Vou com você marcar a consulta.
  — Eu já disse que o psicólogo foi demitido.
  — Contrataram uma terapeuta nova. Eu fui lá ver. Até tentei marcar uma consulta para você, mas eu não posso, é só você que pode marcar.

Rafaela arregalou os olhos e respondeu:

  — Tentou marcar uma consulta para mim?
  — Tentei. Foi para o seu bem. Ontem você flertou com o bairro todo e quase fez sexo na minha frente. Estou com medo de que todo esse desequilíbrio resulte na sua volta ao mundo alcoólico.
  — Eu vou.
  — Bebe o Café e vai.
  — Hoje?
  — Claro que sim, Rafaela. Vai logo, garota.

Rafaela não respondeu, olhou para a xícara e passou alguns segundos quieta, imersa em seus pensamentos. Tomou seu café e levantou-se abruptamente,  trocou de roupa, pegou alguns documentos... estava decidida a marcar uma consulta.

Saiu e largou Felipe sozinho em sua casa. Caminhou por 20 minutos até uma unidade básica de saúde. Entrou e conversou com a recepcionista.

  — Oi, Rafaela.  Vai dar continuidade ao seu tratamento? Temos uma terapeuta nova. — Comentou Jade, a recepcionista.
  — Sim, quero marcar uma consulta.
  — Você vai adorar a Marina, ela é uma gracinha.
  — Espero que ela fique e não seja demitida como o profissional anterior.
  — Não acontecerá novamente. Marquei a consulta, te vejo semana que vem.
  — Até breve, Jade.

Quando Rafaela chegou em sua casa,  Felipe já não se encontrava.  Talvez tivesse ido trabalhar. Abriu a geladeira,  tinha produtos processados, enlatados, comida embutida, doces e refrigerantes. Nada que fosse saudável. Abriu a dispensa,  viu miojo, salgadinhos, bolachas, caixas de chocolates.

Ela poderia comer essas coisas? Não, devido a uma grave gastrite que Rafaela desenvolveu com o decorrer dos anos. doença se caracteriza por uma inflamação na mucosa do estômago, e os principais sintomas são dor de estômago, azia e sensação de estufamento.
Além dos medicamentos prescritos por um médico, é possível contornar o problema mudando a alimentação e melhorando o estilo de vida... coisas que Rafaela não fazia, sempre se alimentou mal, o que agravou a doença.

  — Eu recomendo que a pessoa se alimente da forma mais natural possível, evitando alimentos irritantes para o estômago e também observando as suas reações individuais a determinados alimentos. — dizia a nutricionista e Rafaela fingia que seguiria as orientações.
  — Eu vou me cuidar.

Em sua geladeira, uma lista do que não poderia consumir:

Café
Chá mate
Chocolate
Refrigerante
Sal em excesso
Enlatados
Embutidos
Bebidas alcoólicas
Pimenta-do-reino
Leite e derivados
Frituras
Gorduras em excesso

Tudo o que havia em sua dispensa, por acaso.
As bebidas alcoólicas, segundo a nutricionista, agridem diretamente as células estomacais, aumentando o estresse oxidativo. Rafaela havia parado de beber há 6 meses, talvez a bebida tenha agravado o problema estomacal de Rafaela.

Continua...

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Jun 04, 2023 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

A Dama de vermelhoWhere stories live. Discover now