Capítulo I - Os Primeiros Passos

3.7K 261 84
                                    

O primeiro passo é escrever muito. Você não pode esperar o livro cair do céu dentro da sua cabeça e, sendo assim, coloque  suas ideias no papel, digo Word, "Acho que ninguém mais usa papel para escrever". Depois de lançar suas ideias todos os dias no editor de texto está na hora de organizá-lo usando as técnicas de redação, sobre as quais falaremos adiante.

Mesmo depois de ver o seu texto bem gordinho cheio de palavras e ideias que você julgou serem ótimas, está na hora de cortar as gorduras preparando um bom texto. Lembre-se: Todos lerão o seu livro, pelo menos é isto o que você quer. 

Para escrever, leia bastante, principalmente, as histórias relacionadas com o gênero sobre o qual você está escrevendo. Se quiser ser um bom escritor precisará ser um bom leitor. 

Quando tiver uma ideia sobre a sua história, pare e anote-as no seu smartphone, pc, tablet ou onde quer que seja, mas anote! Não fique achando que vai se lembrar do lance genial que você pensou de manhã à noite na hora de escrever. Então você pensa, pensa e descobre que esqueceu a ideia que não é mais genial. É claro, você não se lembra mais dela. Que pena! 

Quando estou dirigindo e ouvindo músicas, que por sinal parece ajudar muito na inspiração, tenho muitas ideias sobre o livro que estou escrevendo

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Quando estou dirigindo e ouvindo músicas, que por sinal parece ajudar muito na inspiração, tenho muitas ideias sobre o livro que estou escrevendo. Opa! Não deixe de prestar atenção no trânsito. Têm muitos "barbeiros" dirigindo e, por favor, respeite as leis de trânsito. Então estaciono, pego o smartphone e começo a anotar tudo, o mais rápido possível, antes que me esqueça. Quase todos os celulares têm aplicativos para lembretes ou anotações. As pessoas vão achar que você está ligando para alguém ou está enviando mensagens, porém isso não importa. O que vale é guardar as ideias preciosas para você escrever quando tiver a primeira chance de fazê-lo.

Procure um bom beta-reader para ler seu texto e opinar sobre a verossimilidade e conteúdo. Este profissional está acostumado a ler muitos manuscritos, deve ser um profundo conhecedor de vários estilos de escrita e gostar muito do que faz. Ele vai ajudar você a inserir diálogos nos melhores trechos para deixar o texto mais dinâmico e verificar os detalhes para que a falta de nexo não prejudique a leitura e desanime o  leitor. Um texto prolixo é cansativo e atrapalha o fluxo da leitura. O bom profissional vai ajudar você a cortar as redundâncias

Depois de preparar seu manuscrito no Word, não se esqueça de contratar os serviços de um revisor(a). Ele vai verificar o texto na sua clareza, concisão e gramática. Os erros de linguagem devem ser evitados, pois o leitor costuma abandonar a leitura quando os encontra periodicamente.

Não deixe de observar o que os outros escritores estão fazendo ou dizendo. A experiência é a mãe da sabedoria. Para que passar pelo caminho errado que percorreram, se eles contam nas entrevistas, sobre o tempo que perderam, antes de colocar o livro  em alguma plataforma de publicação independente ou aqui no Wattpad?  Será que aqueles que cobram para publicar o seu livro realmente acreditam em você? Os livros de Harry Potter passaram por mais de 12 editoras sendo rejeitados até serem aceitos para publicação. Por que alguém se ofereceria para publicar o seu livro tão rápido. Não acha estranho?

Mas nem tudo é nublado, porque tenho uma boa notícia para você: o Wattpad permite que você alcance milhares de leitores gerando um "Buzz" sobre o seu livro. Quanto mais seguidores você conseguir no Wattpad, mais pessoas receberão os e-mails enviados pela plataforma de leitura avisando sobre as atualizações do seu livro. A partir de 500 leituras, o Wattpad mostra para o autor com as ferramentas de engajamento, quem são os seus leitores, idade, sexo e em que países  estão lendo o seu livro. Ou seja, você fica informado a respeito do seu público alvo. Assim você saberá quais ferramentas de marketing utilizar e quais os grupos nas redes onde deverá se associar.

 Assim você saberá quais ferramentas de marketing utilizar e quais os grupos nas redes onde deverá se associar

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Gostou? Então, mãos a obra. O importante é conquistar o seu público alvo.

As plataformas de publicação independente permitem que você alcançe muitos leitores. Além disso, oferecem relatórios precisos de suas obras.

Outra boa notícia: As editoras cada vez mais utilizam as ferramentas de análise das redes sociais para observarem as performances dos escritores e a viabilidade de os contratarem; de preferência sem ônus para o autor, a não ser o seu empenho na divulgação de suas obras, o que lhe trará muito prestígio.

Registre seu livro no Eda-BN. A internet deixou todo o mundo conectado e alguém pode copiar seu livro até mesmo em outro país. A Convenção de Berna determinou que os registros das obras devem ser feitos nos órgãos competentes dos países signatários. Isto também significa que o registro da tradução de seu livro pode ser feita em seu país no Escritório de Direitos Autorais (Eda-BN). O Brasil aderiu à Convenção por meio do Decreto n° 4.541 de 1922, e segue o texto atual (Decreto n° 75.699, de 6 de maio de 1975).

Obs: Este é o site para informações sobre o registro no Brasil: http://www.bn.br/servico/direitos-autorais

A Organização Mundial de Propriedade Intelectual - OMPI é o órgão que administra a Convenção de Berna e possui mais de cem países que assinaram o acordo: Brasil, Portugal, Espanha, França, Índia, Canadá, Suíça, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Itália, Noruega, Holanda e  os Estados Unidos da América. Estes consideram que uma vez registrada a obra em quaisquer dos países signatários, ela estará protegida mundialmente.

                                                                           ***

Gostou das primeiras dicas? Então comece logo a escrever; mostre à sua família e converse com  os amigos sobre os assuntos que quer abordar no seu texto. Com o tempo pode ser que mude bastante o teor do que escreveu, mas isso é um assunto para outro capítulo. A maioria das pessoas gosta muito de ouvir histórias e quando gostam das que você está contando, começam a dar opiniões, o que é  muito relevante para a sua construção como escritor.

As ideias são como o vento. Ele está soprando em toda a parte, invisível e poderoso, capaz de mexer com as pessoas. Uma hora ele vem e toca você; no caso das ideias inspiradoras, estas sensibilizam o fundo da alma e o mais incrível é poder dividir tudo isso com as outras pessoas.

Vamos em frente amigo escritor, porque estamos juntos!

Vamos em frente amigo escritor, porque estamos juntos!

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
101 Dicas para AutoresOnde histórias criam vida. Descubra agora