Capítulo V - Como Escrever uma História

777 67 2
                                    

O tipo de texto  mais usado para contar uma  história é o narrativo. Ele pode ser dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. 

1. Na introdução o autor apresenta o conflito, também chamado de plot. Este é o assunto mais importante da sua história. Quando você o apresenta logo no começo do texto e prende a atenção do leitor, você terá conquistado uma parte importante do desafio de ser lido. Pode colocar um ar de suspense, mistério, fato que está para acontecer, uma característica importante do seu personagem, ou qualquer outra coisa que desperte a vontade de ler o que está escrito nos próximos capítulos. É possível que haja conflitos paralelos ou secundários que devem acompanhar a história para serem resolvidos no final junto o plot principal.

2. No desenvolvimento há a apresentação dos personagens e suas trajetórias. O desenrolar da história ocorre nesta fase com as ações, aventuras e acontecimentos. Quando estiver próximo de terminar o seu texto, você deve desdobrar os fatos ou problemas e levar as ações dos personagens para próximo do seu fim. Este é o clímax da leitura.

3. Na conclusão é hora de resolver tudo que foi apresentado no começo. Qual será o resultado das ações dos seus personagens? Se terão sucesso ou fracasso. Você vai contar o desfecho de sua história.

Com um texto bem escrito, o leitor fica curioso para saber o final da história

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Com um texto bem escrito, o leitor fica curioso para saber o final da história. Aqui você apara as pontas do texto. Não se esqueça  de concluir também os conflitos paralelos, se existirem para que não fiquem pendências que tirem a verossimilidade do seu texto. 

Esta divisão do texto é um modo de manter a organização. Use a regra dos 3 "C"s - clareza, coesão e coerência. Ou seja, a escrita deve ter objetividade, as ideias  devem ter união para manter o sentido e preserve a harmonia ou nexo entre dois fatos ou ideias.

Observação:   Alguns autores invertem a ordem do texto começando com a conclusão e mostram alguma cena que resultou  do conflito  inicial. Esta é uma estratégia  para instigar a curiosidade do leitor para saber dos fatos que desencadearam aquela cena. É um método interessante porque muda um pouco a narrativa.

A narração pode ser em 1ª ou 3ª pessoa de acordo com o gosto do autor. Este então pode ser narrador-personagem  ou narrador-observador.

Outros elementos da narrativa são o tempo e o espaço. O leitor ficará satisfeito em entender onde se passa a história e em que época. Alguns autores falam sobre isso no decorrer do texto, principalmente, quando a história se passa em diversos tempos e lugares.

Outros tipos de texto são o descritivo onde se relatam as características dos personagens, lugares ou objetos e, dissertativos; quando a intenção é explanar um determinado conteúdo. Se justificativas são utilizadas no texto, ele passa a ser chamado de dissertativo-argumentativo.

O bom escritor sabe tocar o coração e a mente do leitor. Com palavras certas pode transformar o mundo à sua volta.

 Com palavras certas pode transformar o mundo à sua volta

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.



















101 Dicas para AutoresWhere stories live. Discover now