V. O Casamento

13 2 45
                                    

1. Assim disse o Mahdi:

2. Após o rito do baleh boran¹, foi realizado então o rito do hana bandan² e todas as mulheres se reuniram na casa de Ilizabith para enfeitar e vestir Miriam para o casamento.

3. Haviam se reunido, além de Miriam, Liza e Hannah, todas as irmãs filhas de Hannah, que eram, ao todo, quatro filhas.

4. Enquanto as meninas conversavam as novidades, as irmãs faziam pinturas de henna nas mãos e nos antebraços de Miriam, e depois, colocavam enfeites e jóias sobre a sua cabeça.

5. As meninas então começaram a cantar as músicas de Siavash Ghomayshi, e depois de finalizarem as pinturas, a maquiagem e a vestimenta da noiva, Zakariya chamara todas as meninas para comerem o bamiyeh que ele havia preparado para o rito do shirini-khoran³.

6. Caso não saiba o que é um bamiyeh, caro leitor, trata-se de um doce muito gostosinho que se parece com churros. O Mahdi adora comer bamiyeh, principalmente os do Egito.

7. Zakariya dissera, animado, que seus doces eram um gesto de amor ao casal, lhes desejando bastante doçura ao casamento.

8. Rindo, Liza diz para Hannah que Zakariya sempre foi muito zeloso pelas tradições da cultura persa.

9. Durante a conversa, Yousef puxava assuntos com o pai de Miriam sobre política e futebol, sobre o aiatolá Farfahan, o presidente Faris e a seleção egípcia, que só perdia para os brasileiros em questão de esportes.

10. Enquanto isso, as garotas se preocupavam com o futuro de Miriam, e uma de suas irmãs, que se sentava á sua esquerda, lhe perguntara se lhe interessava fazer alguma faculdade.

11. Miriam então dissera: "Penso em estudar em Teerã, pois sempre quis ser professora de uma escola."

12. Uma outra irmã, que se sentara á sua direita, perguntou lhe então se ela gostaria de ser professora de alguma matéria em específico, e pensativa, Miriam diz que gosta de história e geografia, pois quer conhecer o mundo e entendê-lo melhor.

13. "Você deve viajar bastante, então", diz sua irmã à esquerda.

14. Miriam então continua, "É verdade, eu quero saber bastante sobre o mundo antes de sair ensinando para as outras pessoas."

15. "E para onde você quer viajar?", perguntou sua irmã á direita.

16. E pensando um pouco, Miriam listou os países que gostaria de conhecer: Índia, China, Marrocos, Egito, Líbano, Síria, Brasil e Cazaquistão.

17. "Cazaquistão?", perguntaram as duas irmãs ao mesmo tempo.

18. "Oras, tem muita coisa legal lá", disse Miriam.

19. "Tipo o quê", perguntou uma das irmãs, "Tipo montanhas, florestas, rios... a natureza de lá é muito linda."

20. "E no Brasil o que é que tem?", perguntou outra das irmãs.

21. "Não sei ao certo", disse Miriam, "Só sei que lá tem a maior floresta do mundo e muitos animais bonitos, então seria muito bom de visitar."

22. "Mas quando for viajar pelo mundo, vê se não esquece da gente!", diz Liza para Miriam, rindo.

23. "E nem de mim, viu?", disse Yousef, do outro lado da mesa, e esboçando um sorriso fingido, Miriam diz que vai levar seu marido sim.

24. Vendo aquela cena, as irmãs sussuram no ouvido de Miriam: "O que foi? Não acha ele bonito?", perguntou uma das irmãs.

25. "Sim! Ele é muito velho e feio!", respondeu Miriam.

26. "Mas pelo menos ele é rico?", perguntou outra irmã.

Kaled é o Mahdi!Where stories live. Discover now