cap. 4

2 0 0
                                    

👰 Hera:

Hera (em grego: Ἥρα, transl. Hēra ou Ἥρη, transl. Hērē), no mito grego, é a deusa das bodas, da maternidade, e das esposas, equivalente de Juno no mito romano. Irmã e esposa de Zeus, é a rainha dos deuses, e patrona da fidelidade conjugal. Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada com os polos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias deusas), Hera é geralmente representada ostentando na mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e substituto das cápsulas da papoula de ópio. A vaca e, posteriormente, o pavão eram seus animais simbólicos principais. Íris era a sua fiel atendente, também mensageira e aia.

Retratada como ciumenta e agressiva contra qualquer relação extra-conjugal, odiava e perseguia as amantes de Zeus, e os filhos bastardos gerados desses relacionamentos. Tentou, dentre alguns exemplos, matar Héracles ainda no berço. A única exceção era Hermes e sua mãe Maia, que a deusa até admirava pela astúcia e beleza.

Hera é descrita como de "cabelos dourados" por Baquílides. Homero se refere a ela como "a deusa dos alvos braços".

Propriamente falando, Hera era é a deusa do casamento e do nascimento das crianças. Vários epítetos e apelidos, como Ilituia, Gamélia, Zúgia, Teleia etc., contêm alusões a este caráter da deusa, e a Ilícia e as horas são descritas como sua filhas. Seus lugares favoritos na Terra seriam o centro de seus cultos, Argos, Esparta e Micenas.

Hera era, de acordo com alguns relatos, a filha mais velha de Cronos e Reia, e uma irmã de Zeus. Apolodoro, no entanto, chama Héstia de filha mais velha de Cronos e Lactâncio Hera de irmã gêmea de Zeus. Segundo os poemas homéricos, ela teria sido criada por Tétis, antes de Zeus ter usurpado o trono de Cronos. Depois se tornou a esposa do irmão, sem o conhecimento dos pais. Essa versão é diversamente modificada em outras tradições.

Sendo uma filha de Cronos, ela, assim como seus outros irmãos, foi engolida por seu pai, mas depois libertada por Zeus, e, de acordo com uma tradição Arcadiana, criada por Temeno, filho de Pelasgo. Outras fontes documentais, porém, relatam que ela teria sido criada por Eubeia, Prosymna e Acraea, as três filhas do rio Asterion; e de acordo com Olen (poeta grego), as mesmas eram suas enfermeiras. Várias partes da Grécia também reivindicaram a honra de ser sua terra natal; entre eles estão Argos e Samos, que foram os principais lugares de sua adoração.

Seu casamento com Zeus também ofereceu amplas possibilidades de invenção poética, e vários lugares na Grécia reivindicaram a honra de ter sido palco do casamento, como Eubeia, Samos, Cnossus em Creta, e monte Thornax, no sul de Argólida (Grécia). Este casamento foi uma parte proeminente na adoração de Hera sob o nome de hieros gamos. Nessa ocasião, todos os deuses honraram a noiva com presentes e lhe deram uma árvore com maçãs douradas, que foi colocado pelas Hespérides no jardim de Hera, perto de Hiperbórea.

Sua personalidade, como descrita por Homero, não é do tipo muito amável, e suas principais características são a inveja, obstinação, e uma disposição a brigas, que às vezes fazia com que o seu próprio marido tremesse. Daí surgem conflitos frequentes entre Hera e Zeus; e em uma ocasião Hera, em conjunto com Posídon e Atena, colocam Zeus preso. Zeus, em casos como esse, não só a ameaça, mas bate nela; quando depois de preso, ele foi capaz de sair das nuvens, com as mãos acorrentadas, e com duas bigornas suspenso de seus pés. Ela está assustada com suas ameaças, e cede quando ele está com raiva; e quando ela é incapaz de obter os seus fins de qualquer outra forma, ela recorre à astúcia e intrigas. Assim, ela pede emprestado o cinto de Afrodite, que tem o poder de encanto e fascínio, para excitar o amor de Zeus. Com Zeus, ela era a mãe de Ares, Hebe e Hefesto.

Quando Hera descobriu que Leto estava grávida e que Zeus era o pai, ela proibiu Leto de dar à luz em terra firme, ou em continente, ou qualquer ilha no mar. Posídon, com pena de Leto guiou-a para uma ilha flutuante em Delos, que não era nem continente, nem uma verdadeira ilha e Leto foi capaz de dar a luz à seus filhos na ilha. Como um gesto de gratidão, Delos foi presa com quatro pilares. A ilha mais tarde se tornou sagrada para Apolo. Alternativamente, Hera impediu que sua filha Ilícia, a deusa do parto, fosse ajudar Leto a dar a luz. Os outros deuses subornaram Hera com um belo colar que ninguém podia resistir, e ela finalmente cedeu.

Hera era uma importante deusa da mitologia grega, considerada a deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Era a protetora de todas as mulheres grávidas e vista como rainha dos deuses por ser casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego.

Em Hera é o planeta Juno.

Mitologia Where stories live. Discover now