BLOQUEIO CRIATIVO

99 9 0
                                    

 Nem sempre o bloqueio criativo é uma doença vinda do além. Às vezes ele tem sintomas claros, e muitas vezes, não estão de maneira alguma relacionada com o projeto em que você está trabalhando. Sabe aquela velha história do "não é você, sou eu"? Pois então. Talvez o problema seja você. E de muitas maneiras diferentes. Uma delas, justamente como a Isleane citou, é a famosa e desgraçada preguiça.

Bom, primeiramente eu gostaria de dizer a você, querido autor iniciante, que tome vergonha na cara. Eu entendo que a vida é corrida, que temos muitas coisas pra fazer, que estamos cansados. Droga, eu mesma já posterguei coisas por preguiças muitas vezes, todos os dias. Mas ter preguiça e chamar de bloqueio criativo, isso NÃO. Admita que você tem um problema, e esse problema talvez seja pura e simples falta de comprometimento. Aí vai uma novidade pra você: o livro não vai se escrever sozinho. Reclamar que não tem ideias e que a vida é injusta e se achar incompetente é muito fácil. Sabe o que é difícil? Se dar ao trabalho de largar o Netflix por duas horas e se esforçar pra conseguir um parágrafo. Fechar o Chrome por uma hora e se dedicar só ao seu arquivo lá no Word. Silenciar o celular, largar o Whatsapp e ficar afundado com o seu caderno por quanto tempo for preciso, ele pode surgir de varias formas e de vários jeitos como:

a) Você está desanimado com a história ou cansado dos personagens;

b) Você não está contente com o rumo que a história está tomando ou está insatisfeito com algum ponto específico da história

c) Você acredita que pode fazer melhor

Como o texto vai ficar imenso se eu continuar vou falar dicas para você:

1) Reescreva; eu sou terminantemente contra revisão durante o primeiro rascunho, mas se você não está feliz com o último capítulo que escreveu e isso está te impedindo de progredir na história, então volte e refaça até que o nó se desate.

2) Insista; essa costuma ser a técnica que eu escolho. Acho que insistir me torna uma profissional melhor, porque nem sempre vai estar perfeito, mas eu preciso aprender a lidar com isso e seguir em frente mesmo assim. Isso ajuda especialmente quando o bloqueio é mais mental do que palpável, e insistindo a gente eventualmente chega em algo que gosta, até que o bloqueio fica pra trás.

3) Faça outra coisa; se agora não é o momento, então agora não é o momento. Insistir é bom até certo ponto, mas acho que quando se torna uma obrigação, a gente deixa de gostar do que está fazendo e isso automaticamente mina todo o potencial bacana da história. De vez em quando, um bloqueio é aquela dica amigável pra você abrir mão e simplesmente ir fazer outra coisa enquanto a inspiração não vem.



GUIA PARA ESCRITORESOnde histórias criam vida. Descubra agora